Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Adolescentes visitam biblioteca da Câmara

Adolescentes visitam biblioteca da Câmara

por Celia — publicado 25/09/2019 14h35, última modificação 25/09/2019 15h23

Depois que se mudou para as novas instalações  no andar térreo da Câmara, junto ao Espaço Cidadão, a Biblioteca Legislativa Professor Deusdedit Baptista recebeu nesta terça-feira (24) os primeiros visitantes externos. E o perfil deles, diferente dos universitários que costumam frequentar a biblioteca, surpreendeu os servidores que os atenderam: são dois adolescentes, estudantes do ensino fundamental.

Anderson Ferreira Paula da Silva tem 14 anos e cursa o 8º ano na EEEFM Fraternidade e Luz, no Sumaré. Ele viu um anúncio publicitário sobre a inauguração das novas instalações da biblioteca e convidou o amigo Thiago Guimarães Lima, 12, aluno do 7º ano da Emeb Jenny Guardia, no bairro São Geraldo, para conhecê-la. Os dois amigos moram no Alto Amarelo desde pequenos, e foi lá, em outra escola, que aprenderam a gostar de ler.

“Sempre me interessei por livros, desde o prezinho,  na escola Virginia Athayde Coelho, até antes de saber ler. As professoras Sandra e Rosimery liam as histórias pra gente e mostravam as imagens”, conta Anderson, destacando como marcante justamente o primeiro livro que leu sem a ajuda de ninguém: “O baú do Tio Quim”, de Luis Antônio Aguiar. “Gostei muito, ele consegue misturar piadas com uma pegada de suspense”, analisa.

Já Thiago, fã de literatura infanto-juvenil, faz questão de lembrar de “Crespúsculo”, com quase 500 páginas. “Foi o primeiro livro grande que li, e gostei muito, porque ele traz elementos espirituais, fantasia e aventura, tudo muito equilibrado”, diz o adolescente, que, além de edições físicas, está se acostumando a ler também publicações gratuitas baixadas pelo celular.

Com o auxílio dos servidores da Câmara, os estudantes pesquisaram as estantes da biblioteca e encontraram alguns títulos que chamaram sua atenção. Na primeira visita, os dois resolveram ler mangás, e prometeram voltar para novas experiências literárias. No acervo da biblioteca, além de livros jurídicos e sobre administração pública, também se encontram edições com literatura, autoajuda, infanto-juvenis, didáticos e outros gêneros.