Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereadores homenageiam novo Bispo Diocesano

Vereadores homenageiam novo Bispo Diocesano

por Celia — publicado 04/05/2021 15h55, última modificação 04/05/2021 16h27

Nesta terça-feira (04), a Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadania Cachoeirense ao novo Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa. “A presença de Dom Luiz entre nós é uma verdadeira benção”, diz o presidente do Legislativo e autor do projeto, Brás Zagotto. “A sua nomeação e uma alegria em nosso coração, pois ela é fruto das nossas orações”, disse o vereador Marcelinho Fávero, responsável por fazer a saudação ao bispo.

Dom Luiz nasceu em Marquês de Valença (RJ), em 23 de dezembro de 1955. Após realizar sua formação em Osasco, São Carlos, Curitiba e São Paulo, foi ordenado sacerdote em 1983. Há quase oito anos atuava como Bispo de Pemba, em Moçambique. Nomeado pelo Papa Francisco, após dois anos de vacância do cargo, deixou a África e tomou posse em 20 de março, tornando-se o 5º bispo da Diocese de Cachoeiro.

Em seu pronunciamento, o novo bispo mostrou-se grato por receber a homenagem, e disse considerar que ela tenha sido motivada pelo trabalho realizado em sua trajetória. Por isso, frisou, dedicou o título ao continente africano, a Moçambique e ao estado de Cabo Delgado, de onde veio, além de dedicá-lo também a todos os 27 municípios que compõem a Diocese de Cachoeiro.

E dedico principalmente aos pobres, aqueles que mais sofrem, que são vulneráveis, aqueles que as políticas públicas nem sempre os alcançam. E o dedico com o sonho, com a esperança de que a cidadania seja um direito de todos”, afirmou. Dom Luiz fez ainda uma ode à diversidade, pedindo que as diferenças e os diferentes sejam respeitados. “Vivemos em um mundo onde há pouca tolerância. Mas Deus nos fez diferentes, e é possível construir a fraternidade em meio à diversidade”, defendeu.

Confira mais fotos:

Homenagem Bispo Dom Fernando — Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim