Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereadores cobram solução urgente para alagamentos em Cachoeiro

Vereadores cobram solução urgente para alagamentos em Cachoeiro

por Celia — publicado 24/02/2021 11h50, última modificação 24/02/2021 13h02

Os alagamentos provocados pela chuva em vários pontos de Cachoeiro estão deixando indignados a população e também os vereadores da cidade. Nas duas últimas sessões ordinárias, os transtornos causados pelas chuvas foram o tema principal dos pronunciamentos, e todos os vereadores pediram providências urgentes ao prefeito e ao governador para solucionar o problema.

O presidente da Câmara, Brás Zagotto (PV), afirma inclusive que o tema já foi discutido na última semana com o governador Renato Casagrande. Segundo ele, a Câmara sabe que as obras de drenagem são caras, e o município não possui no momento todo o recurso necessário para realizá-las integralmente. Por isso, é necessário mobilizar também os governos estadual e federal. “Se cada governador e cada prefeito fizer um pouco em seu mandato, em breve estaremos com todos os bairros sem alagamentos”, disse, lembrando de investimentos feitos em gestões anteriores nos bairros Vila Rica, Ferroviários e São Geraldo, entre outros.

Locais críticos

O vereador Sílvio Coelho (Republicanos) disse que é fundamental que os vereadores levem ao governo e prefeito as demandas da população. "São muitas as reclamações sobre os alagamentos, e precisamos fazer que sejam ouvidas pela prefeitura e pelo governo", afirmou. Durante as sessões, os vereadores mencionaram vários bairros da cidade e localidades do interior que estão sofrendo com a falta de drenagem, como Teixeira Leite, Novo Parque, Marbrasa, Fé e Raça, Rubem Braga, Coronel Borges, São Francisco de Assis, Gilson Caroni, Monte Cristo, Pacotuba, Monte Alegre, Itaoca, Alto Moledo, BNH, Aeroporto e vários outros locais. Mas dois pontos foram mencionados por quase todos eles: o bairro Nova Brasília e a rotatória do hospital, no bairro Gilberto Machado.

Sobre Nova Brasília, o vereador Adriano Pereira Verediano (Mestre Gelinho – PSDB), informou que na próxima quinta-feira (25), às 8h00, a Associação de Moradores realiza reunião sobre o assunto e convida todas as autoridades e moradores. E a situação na rotatória do Hospital foi destacada por, além dos transtornos para os moradores e comerciantes, afetar todo o trânsito no centro da cidade, causando grandes congestionamentos.

A situação está saindo do controle, e é necessário que todas as autoridades se unam e pensem de forma coletiva, para resolver a situação”, diz Diogo Lube (PP). Já o vereador Allan Ferreira lembrou de outro problema trazido pelos alagamentos: “Além de tantos prejuízos, temos que registrar que os agentes de endemia enfrentam riscos graves com as doenças trazidas pelas águas contaminadas”, alertou.

Bueiros entupidos

O vereador Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça – PDT), que também defende a mobilização por recursos federais e estaduais para as obras de drenagem, destacou que, enquanto os grandes investimentos não são realizados a prefeitura deve contratar mais caminhões para desentupir bueiros e fossas, e amenizar o problema das inundações.

Já Delandi Pereira Macedo (PODE) chamou a atenção para a necessidade de se criar uma agenda de obras estruturantes para solucionar os problemas mais graves da cidade. “Reconhecemos que não é simples encontrar recursos para tudo o que é necessário, mas é preciso dar início a este tipo de planejamento. Somos uma cidade em constante crescimento, com demandas cada vez maiores, e temos que agir com urgência”, afirmou.