Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereadores cobram segurança do interior e poda de árvores

Vereadores cobram segurança do interior e poda de árvores

por Camila Reis publicado 05/05/2021 10h48, última modificação 05/05/2021 10h48

Resumo dos principais pronunciamentos da Sessão Ordinária do dia 04/05/2021

A sessão se iniciou com a entrega do Título de Cidadania Cachoeirense ao novo Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

Sebastião Ary Corrêa (Patriota)

Informou que foi surpreendido com intimação da polícia sobre ter promovido aglomeração e declarou à população que não chamou ninguém para vir à Câmara, mas que simplesmente chegou e os manifestantes estavam aqui e respondeu aos questionamentos sobre seu posicionamento diante do projeto de lei. Relatou que sábado fizeram carreata com 513 carros e quase 6.000 pessoas no centro da cidade e puderam registrar o esgoto sendo lançado diretamente no rio.  Por isto está elaborando projeto de lei proibindo a BRK de cobrar taxa de esgoto misto, ou seja, que é lançado junto à rede pluvial, sem tratamento.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Agradeceu por ter participado da entrega da emenda de R$450mil vinda do senador Contarato à secretaria de saúde. Defendeu que os vereadores corram atrás dessas verbas, considerando que a maioria dos deputados são de outras regiões do estado e acabam não valorizando o sul e Cachoeiro. Agradeceu em nome dos moradores pela conclusão da concretagem de uma rua de 18m no bairro Paraíso e pelo patrolamento e ensaibramento da estrada do Alto Espirote, melhorias muito esperadas pela população. “O que o pessoal do interior quer é estrada” para escoar sua produção.

Marcelinho Fávero (PL)

Disse perceber que a cidade está completamente abandonada em relação à poda de árvores, causando problemas e deixando comunidades sem energia elétrica, principalmente na zona rural. Pediu à sua assessoria que fizesse denúncia ao ministério público sobre a ineficiência desse serviço, considerando que não conseguem respostas quando os vereadores questionam. A partir desta fala, iniciou-se um diálogo com diversos vereadores sobre de quem seria a responsabilidade pelo serviço – EDP ou secretaria de meio ambiente, com concordância de que a demanda é grande e o atendimento ineficiente há pelo menos 4 anos. Solicitaram que os responsáveis sejam convocados a prestar esclarecimentos na Câmara. Apoiou a fala dos demais vereadores sobre a necessidade de segurança para o interior. Questionou a falta de prescrição de medicamentos e outras tentativas de conter o vírus para os diagnosticados com covid-19. “Dá alguma coisa, mas não manda o paciente embora só com dipirona e remédio pra tosse”.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Manifestou solidariedade pela dificuldade da família do jovem Vitor Rangel, de 13 anos, morador do bairro Zumbi, que faleceu num atentado, em liberar o corpo para sepultamento. Relembrou que o governador do estado prometeu resolução para este problema em breve, mas as famílias continuam tendo muitas dificuldades nestes momentos de dor. Fez indicação à prefeitura que forneça absorventes íntimos às meninas e mulheres que não têm condições de adquiri-lo. Falou sobre a reunião da comissão de acompanhamento da pandemia, agradeceu aos colegas que estiveram presentes e apontou esclarecimentos trazidos pelo superintendente estadual de saúde. Voltou a sugerir que haja equipes nas ruas para orientar a população e evitar as aglomerações nos ônibus, filas de bancos, etc, cobrou o retorno e aumento do atendimento para outras especialidades médicas, suporte aos pacientes que apresentam sequelas da covid e mais apoio aos profissionais da saúde envolvidos no atendimento da pandemia.

Diogo Pereira Lube (PP)

Sugeriu parceria público/ privada para resolver os problemas do distrito de São Joaquim. Visitou a secretaria municipal de desenvolvimento social para buscar informações sobre o que pode ser feito para auxiliar os cidadãos, inclusive professores, que estão passando fome no município, para que possam ter acesso aos benefícios e bolsas assistenciais fornecidos pelo estado, município e governo federal. Visitou a comunidade de Monte Líbano e agendou retorno na próxima sexta, acompanhado do secretário Alexandre Bastos e da secretária Márcia Bezerra para orientar a população sobre seus direitos e apontar soluções para os problemas de infraestrutura. Falou sobre a política de vacinação contra covid no município e sugeriu que a comissão da Câmara de acompanhamento da pandemia inclua médicos da linha de frente nas reuniões. Discursou sobre a democracia e os papeis de cada poder.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Pediu aos responsáveis pela Corpus para aumentar os dias de coleta de lixo em Itaoca e informou que aumentarão os coletores instalados em pontos estratégicos. Pediu a disponibilização de médico para Coutinho e um novo profissional para Itaoca, visto que a médica que está atuando na Unidade de Saúde está grávida. Informou início da obra de muro de arrimo no Morro do Querosene, de suma importância para acesso à comunidade.

Paulo Grola (PSB)

Agradeceu à secretaria de saúde pela médica enviada para atendimento na unidade de saúde de Soturno e à secretaria de esportes pelo início da obra da quadra de Salgadinho. Comentou iniciativas que visam ajudar aos mais necessitados, como a mesa colocada por suas filhas em frente ao seu estabelecimento para doação de alimentos. Opinou sobre a discussão em torno da segurança pública no interior, afirmando que acha muito difícil que consigam interferir na ação da polícia.

Mestre Gelinho (PSDB)

Parabenizou sua equipe de assessoria pelo trabalho realizado. Informou sobre assessor que está internado devido à covid-19. 

Allan Ferreira (Podemos)

Complementou a fala de Marcelinho Fávero, criticando o serviço de poda de árvores que vem sendo realizado em Cachoeiro, quando é realizado. Reforçou que há apenas uma equipe da EDP para atender todo o sul do estado, ocasionando uma demanda reprimida em Cachoeiro muito grande. Cobrou diversas obras urgentes na região do São Francisco de Assis. Expôs sua insatisfação por não ter as demandas que encaminha atendidas, mesmo fazendo parte da base aliada do prefeito. Afirmou que o Podemos é o partido que mais cresce no Brasil e enumerou emendas parlamentares enviadas a Cachoeiro pelo senador Marcos do Val.

Leo Cabeça (PDT)

Agradeceu à secretaria de saúde pela disponibilização de médica para Soturno e à secretaria de esportes pelo início da obra da quadra de Salgadinho, possibilitada por emenda parlamentar da senadora Rose de Freitas. Apoiou a opinião de Allan Ferreira e Marcelinho Fávero de que a poda de árvores deveria voltar para a Semmat e apenas a supressão permaneça no meio ambiente. Enumerou diversas dificuldades vividas pela comunidade de Soturno devido às árvores sem poda adequada.

Brás Zagotto (PV)

Relatou ter visitado junto com Marcelinho Fávero a instalação de Revsol em São Joaquim e Moitãozinho e também o distrito de Córrego dos Monos, onde observou o descaso com o homem do interior e a falta que vem fazendo um vereador na comunidade. Informou que o leilão do campo do Estrela Vermelha de Córrego dos Monos foi suspenso, graças ao empenho da Câmara. Parabenizou aos líderes comunitários pelo seu dia, comemorado em 05/05, e sugeriu que se filiem à FAMMOPOCI. Recebeu o presidente do Sindicato Rural e seu manifesto em nome do povo do interior pela falta de segurança para seu patrimônio e sua colheita e pedindo à Câmara que crie uma comissão para tratar do tema. Brás afirmou que será criada.  

Juninho Corrêa (PL)

Opinou sobre o momento político vivido pelo país, criticando as ações do STF que estariam tirando o poder do presidente da república, em especial o poder dado a governadores e prefeitos na gestão da pandemia. Criticou o “toma lá da cá” na prefeitura de Cachoeiro, na qual as secretarias empurram entre si a responsabilidade pela resolução dos problemas, cobrando a resolução do problema de uma nascente na entrada de Córrego dos Monos.

Silvinho Coelho (Republicanos)

Externou o luto da comunidade de Conduru pelo falecimento de Dona Antônia “Tonha”, uma de suas moradoras mais idosas. Comentou a entrega de 24 viaturas pelo governo do estado e pediu que os profissionais que as utilizam também sejam valorizados. “O governo não tem um diálogo com a polícia”. Disse que têm a obrigação e o dever de cobrar solução, porque o vereador é o porta voz, o para raios do povo.

Ely Escarpini (PV)

Relatou conversa com o secretário Alexandre Bastos e seu subsecretário sobre possíveis insubordinações apontadas pelos vereadores na pasta.