Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereadores aprovam Câmara Cidadã

Vereadores aprovam Câmara Cidadã

por Anete — publicado 14/08/2019 15h35, última modificação 14/08/2019 15h32

Foi aprovado na última sessão ordinária (13) o Projeto de Resolução que institui a Câmara Cidadã em Cachoeiro. O objetivo  é instruir e orientar alunos do Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual para conhecerem o funcionamento da Câmara, a função dos vereadores e as limitações do Legislativo Municipal.

Acima de tudo, pretende-se permitir que os estudantes sejam verdadeiros e novos cidadãos, conscientes dos seus direitos e deveres. A iniciativa é do vereador Alexon Soares Cipriano, presidente da Casa, e foi aprovado por unanimidade. O projeto prevê visitas dos estudantes, além de palestras e exposição do processo das técnicas legislativas e acompanhamento das sessões. Todo o trabalho será desenvolvido a partir de parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, em horário contrário ao das aulas.

“ Esta iniciativa já foi testada e aprovada no norte do Estado e é um grande avanço. Queremos despertar nos jovens o conhecimento da importância da política feita com seriedade. Esses jovens podem estar aqui no futuro e é fundamental que saibam as atribuições do Poder Legislativo, para que possam ajudar esta Casa a fazer um trabalho cada dia melhor. É um trabalho de formiguinha, mas precisamos começar. São novos tempos, de novas oportunidades, com uma juventude cada vez mais conectada e proativa. Precisamos potencializar essa proatividade  ”, enfatiza Alexon.

O vereador Diogo Lube, que é professor, destacou que o Projeto Câmara Cidadã é importante porque se faz cada dia mais necessária a formação de lideranças, e que só através do conhecimento e da educação as mudanças tão necessárias vão acontecer . “ E nosso papel, como representantes do povo, é apresentar projetos e iniciativas que permitam o surgimento de novas lideranças que tenham conhecimento do papel do parlamentar e dessa Casa de Leis”.