Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereador Silvinho quer homenagear trabalhadores domésticos

Vereador Silvinho quer homenagear trabalhadores domésticos

por Celia — publicado 16/03/2021 17h25, última modificação 16/03/2021 17h35

O vereador Sílvio Coelho Neto, o Silvinho (Republicanos), apresentou esta semana à Câmara de Cachoeiro projeto que cria a Semana Municipal dos Trabalhadores Domésticos e Diaristas. Pela proposta, a data seria comemorada na semana que comportar o dia 27 de abril , que é dedicado à padroeira das domésticas, Santa Zita, tida como moça humilde e generosa que costumava dividir sua comida e suas roupas com os pobres.

A legislação brasileira considera trabalhadores domésticos as empregadas mensalistas ou diaristas, os motoristas particulares, vigias, chacareiros, caseiros, damas de companhia, babás, governantes, jardineiros e faxineiros, entre outros profissionais. A profissão foi oficialmente reconhecida no Brasil em 1972, pela Lei 5859/72, mas os direitos trabalhistas foram ampliados de forma marcante apenas a partir de 1988, com o advento da nova Constituição federal.

Segundo Silvinho, assim como tantas outras categorias já homenageadas pelo legislativo municipal, muitos são os empregados domésticos que se destacam por sua atuação profissional e dedicação ao trabalho, e por isso merecem o reconhecimento da sociedade. Além disso, lembra o vereador, a data poderá ser utilizada para que o município e outras entidades organizem uma agenda temática, para divulgar e debater com os profissionais domésticos sobre a legislação e as demandas do setor.

É preciso valorizar os profissionais domésticos. Essas pessoas fazem parte da nossa vida, cuidam de nossas famílias e nossas casas, e merecem ter acesso a todos os seus direitos”, finaliza Silvinho.