Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereador propõe projeto sobre automedicação

Vereador propõe projeto sobre automedicação

por Adriana — publicado 22/03/2019 11h05, última modificação 25/03/2019 17h49
Vereador propõe projeto sobre automedicação

Elio Carlos Miranda

O vereador Elio Carlos Silva de Miranda (PDT), protocolou na Casa o projeto de lei que institui a “Semana de Conscientização e Combate à Automedicação”.

A semana passará a integrar o calendário de eventos do município, a ser comemorada anualmente compreendendo o dia 05 de abril.

O objetivo do projeto é informar e orientar a população sobre os perigos da automedicação, conforme artigo proposto no qual diz: “Art. 2°. O objetivo da Semana de Conscientização e Combate à Automedicação é informar e orientar a população sobre os perigos da automedicação, conscientizar os comerciantes de medicamentos, da relevância de seu papel social para a redução de ocorrências ligadas às consequências da automedicação, e, especificadamente, divulgar a importância e competência única do profissional Farmacêutico no ato de dispensação de medicamentos, como também a necessidade da prescrição de receita médica”.

O Brasil é um recordista mundial em automedicação, segundo o Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em pesquisa realizada, informou que 72% dos brasileiros se automedicam.

O ato de se automedicar pode parecer uma solução para um problema imediato, como uma dor de cabeça por exemplo, mas dor é um sintoma de alerta de que pode estar ocorrendo uma patologia no organismo. Ingerir uma substância medicamentosa por conta própria poderá mascarar uma doença talvez até grave dificultando assim o diagnóstico correto para a cura.

O projeto já foi lido em sessão, ainda sem data para votação.