Veja o resumo dos pronunciamentos feitos na sessão de 02/05/2023
Osmar Chupeta – Republicanos
Agradece à Prefeitura porque, após ter lutado muito, o ônibus para São Vicente voltou a trafegar em mais de um horário por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Pede novamente uma linha de ônibus para que a população do Rubem Braga possa ir até o Village, especialmente na unidade de saúde. Afirma que o Secretário da Fazenda lhe informou que, por determinação do Prefeito Municipal, irá estudar a possibilidade de atender seu pedido para isentar do IPTU os contribuintes que recebem até dois salários mínimos.
Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA
Diz que se reuniu com representantes da BRK, que prometeu, em 90 dias, contratar nova empresa e trocar o produto que tem provocado o afundamento do asfaltamento em vias da cidade, nas áreas em que a empresa realiza obras, e, portanto, por enquanto não realizará audiência pública sobre a questão. Diz que o sindicato dos servidores pode contar com a Câmara na luta pelo reajuste salarial. Diz que a prefeitura deveria implantar uma política de pagar bônus aos guardas municipais sempre que eles apreenderem uma arma, assim como ocorre com policiais militares e civis. Afirma ainda que no registro de ocorrências, os guardas municipais são obrigados a fazer longos boletins, mesmo quando os indivíduos apreendidos são soltos no mesmo momento. Diz que esta noite os cabos de energia do posto de saúde da União foram roubados e que os assaltantes devem voltar ao local para roubar a caixa, e é preciso que a Guarda intensifique o trabalho no local e em outras regiões. Pede ainda que a prefeitura providencie as condições para que os guardas de trânsito possam trabalhar caracterizados, com uniforme completo. Lembra que, na sessão de prestação de contas do Executivo, pediu ao prefeito, e ele prometeu, urgência no realinhamento dos paralelepípedos no bairro Monte Belo, mas até hoje o serviço não foi feito.
Delandi Pereira Macedo - PODE
Afirma ter sugerido ao Prefeito que termine com urgência o trecho das vias entre Basílio Pimenta e Linha Vermelha, para melhorar o trânsito. Da mesma forma, pediu uma revitalização provisória na região das ruas Pedro Dias e Quintiliano de Azevedo, para que os comerciantes não tenham tão prejudicadas suas vendas para o Dia das Mães. Diz ter também sugerido que a Prefeitura ofereça isenção de IPTU e viabilize junto ao Governo a isenção de ISS para os comerciantes e moradores prejudicados pelas obras naquela área e em outras, como Nova Brasília. Diz esperar que os servidores consigam avançar na luta pela melhoria salarial, que ele apoia integralmente. Lamenta a falta de capelas mortuárias no município, que causa grandes problemas para os familiares em uma hora difícil como o falecimento de entes queridos. Pede que a prefeitura atenda demandas urgentes para manutenção em vias de todo o município, mencionando especialmente Bebedouro, Rubem Braga e estrada de Monte Líbano e Bonsucesso. Diz que a prefeitura precisa fazer uma equipe para conserto de paralelepípedos, problema recorrente em vários bairros do município. Segundo ele, secretários municipais devem atender telefonemas dos vereadores, como determina o próprio prefeito, e, ainda, dar retorno sobre as providências e datas em que os serviços serão realizados. “Os problemas que relatamos não são do vereador, mas dos moradores, e eles precisam de respostas”, diz.
Adriano Pereira Verediano (Mestre Gelinho) – PSDB
Reforça pedido já feito há cerca de duas ou três semanas, para que refaça as faixas de pedestres em Nova Brasília e Alto Novo Parque, pois sem essa sinalização há grande perigo de atropelamento, principalmente para os estudantes. Sugere que, enquanto isso não ocorre, seja disponibilizado pela Secretaria de Trânsito um guarda ou uma viatura nas áreas de maior perigo, “antes que um mal aconteça”.
Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB
Cede seu tempo a Carlos Leal Conde, ex-secretário de governo em gestões passadas, para que fale sobre a falta de segurança para pedestres na Ponte de Ferro, onde foi assaltado recentemente. Leal disse ter identificado membros da quadrilha, que, segundo ele, chegou a alugar um apartamento nas imediações para facilitar os assaltos, e pede providências para a solução do problema.
Rodrigo Sandi (PODE)
Registra a realização do Dia Z, na região do Eucalipto, com ações sociais para a comunidade do Zumbi, e agradece a todos que visitaram, patrocinaram e apoiaram o evento, que atendeu a cerca de 200 pessoas. Convida para encontro estadual do Podemos, no dia 13, na Assembleia Legislativa.
Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT
Agradece à equipe do DER que retomou os trabalhos na estrada de Bom Jardim. Informa à população de Soturno e Gironda que as máquinas da Secretaria de Interior, que trabalharam três semanas no local, estavam programadas para voltar ao trabalho hoje, o que não ocorreu.
Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP
Afirma ter participado de reunião do Sindicato dos Servidores Públicos de Cachoeiro, para tratar sobre reposição salarial e outros assuntos. Diz ter colocado seu mandato à disposição do Frei Silvestre, que está preparando obra de ação social, mas depende de desburocratização de alguns atos para agilizar a obra. Lamenta a baixa adesão de idosos à aplicação da vacina bivalente. Afirma que o bairro Independência está virando um lixão, devido a alguns moradores, que depositam lixo na rua, e devido à demora da prefeitura em retirar o lixo do local. Pede que seja providenciado uniforme para os agentes de trânsito. Diz que luta pelo aumento salarial para todos os servidores, e ressalta que, no caso dos professores, há este ano uma complementação no Fundeb, e não há justificativa para negar o reajuste para a categoria. Comenta a notícia de que o Tribunal de Contas deu parecer contrário a denúncia do deputado Theodorico Ferraço sobre existência de irregularidades no IPTU, o que corrobora o trabalho técnico realizado pela Comissão Especial da Câmara que analisou a questão quando a prefeitura quis realizar o reajuste do tributo. Segundo ele, essa decisão vai permitir que a administração dê continuidade às ações de regularização fundiária, que trará grandes benefícios para o município e os cidadãos cachoeirenses.
Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) - PL
Afirma que o trânsito tem feito muitas vítimas e lembra do movimento Maio Amarelo, pedindo que todos, autoridades e motoristas, tenham mais conscientização para reduzir acidentes. Parabeniza os deputados estaduais Lucas Scaramussa e Bruno Resende, que presidem órgãos relacionados à agricultura na Assembleia Legislativa, que irão realizar reunião sobre as demandas do setor no dia 4 de maio, às 15h00, na abertura da Exposul, evento, segundo ele, de grande importância para o Espírito Santo. Lembra que este mês também se comemora o Maio Roxo, para alertar sobre as doenças inflamatórias intestinais, e fez indicação sobre o assunto para que as unidades municipais de saúde estejam atentas ao tema. Convida para audiência pública da Assembleia Legislativa sobre segurança pública que será realizada em 11 de maio, às 18h30, na Câmara Municipal.
Paulo Grola - PSB
Pede a instalação de ponto de ônibus no Posto Fiscal, no bairro Novo Parque, pois a população está ao relento.
Evandro Miranda (Vandinho da Padaria) - PSDB
Agradece ao prefeito e a todos que colaboraram para a obra da praça Jairo Marvila Pereira, no bairro Paraíso, recém-inaugurada. Menciona ruas que estão intransitáveis no bairro São Geraldo, e pede providências. Diz que a aplicação de revsol na Serra do Spirote continua, agradece ao prefeito e afirma que mais de 70% já estão aplicados. Diz que na próxima semana as máquinas já estarão trabalhando na recuperação do campo do São Geraldo. Diz que a Copa Paraíso está a todo vapor, com jogos durante a semana e final programada para o dia 19, e agradece à Guarda Municipal pelo apoio. Conta que, nesta data, está completando 25 anos de casamento, e reafirma seu amor à esposa e sua família.
Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE
Diz que comerciantes da região das ruas Pedro Dias e Quintiliano de Azevedo acusam queda de mais de 60% nas vendas por causa de obras no local, e embora reconheçam a importância da iniciativa, pedem alternativas para reduzir seu prejuízo, assunto que será discutido em reunião nesta quarta-feira às 10h00. Cede seu espaço ao pastor e apresentador Ely Blunck, que abençoa a Casa e pede que os vereadores sigam trabalhando especialmente pelos menos favorecidos. Convida os diretores do Sindimunicipal para que falem a respeito das tratativas sobre a reposição salarial dos servidores. Afirma que a prefeitura precisa realizar os estudos e tomar as providências necessárias para fazer o reajuste salarial do funcionalismo. Afirma que durante todo o seu mandato continuará brigando pelas áreas turísticas do município, como Serra do Spirote, Itabira, São Vicente e Pedra da Penha, entre outras. Diz que, após se reunir com a comunidade, protocolou projeto de lei para dar o nome do Professor Alício Franco a rota turística de Alto Cantagalo, no distrito de Burarama. Diz que se reuniu com o Secretário de Obras e reiterou pedido de muros de arrimo no bairro Vila Rica, além de pavimentação do Beco do Tibúrcio. Afirma que a Guarda Municipal tem estado presente nas escolas, mas sugere que os vigias noturnos sejam transferidos para o turno diurno, para aumentar a segurança no acesso às unidades escolares. Também pede que a prefeitura dê suporte e parceria para que os muros das escolas sejam reforçados. Diz ter visto, como prefeito, que as maiores demandas no município são a pavimentação dos cerca de 700 quilômetros de estradas de terra no interior e a operação tapa-buraco nos bairros, e afirma ter sugerido à administração que utilize recursos próprios para fazer uma operação tapa-buraco de massa fria, como paliativo para controlar o problema.
Leonardo Camargo (Leo Camargo) - PL
Diz que a prefeitura de Cachoeiro deve ser a pior do estado para fazer o reajuste salarial e pagar os direitos dos servidores, e há funcionários cuja remuneração é inferior ao salário mínimo.
Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) - PSB
Diz que moradores de distritos enfrentam grande dificuldade para pedir a revisão do IPTU e solicita que servidores municipais vão a esses locais, com uma van, para atender a população. Diz que o atual superintendente de saúde é o primeiro no cargo a não ir à Câmara, dialogar com os vereadores. Diz que vai oficializar o pedido para que o Secretário Municipal de Fazenda visite a Casa. Diz que está brigando para que a concretagem de Alto Moledo aconteça, e fica triste que alguém possa supor que ele está contra a realização da obra. “Essa obra vai sair agora no final do mês, estamos nessa expectativa e vou continuar lutando para que isso de fato aconteça”, diz.