Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Sessão em homenagem à APAE nesta segunda

Sessão em homenagem à APAE nesta segunda

por Camila Reis publicado 02/09/2019 12h54, última modificação 02/09/2019 12h54

Nesta segunda-feira, 02, a partir das 19h, no Plenário da Câmara Municipal, acontece a sessão solene comemorativa aos 50 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cachoeiro de Itapemirim (Apae), completados no final de agosto. A sessão também marcará o início do Setembro Verde, campanha que celebra a inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, criada no município por lei proposta pelo vereador e presidente da Câmara Alexon Cipriano (PROS).

O presidente afirma que a sessão terá espaço para homenagens, agradecimentos e também para a apresentação das conquistas e demandas da Apae, que vive um momento de grande crescimento. “Hoje, a importância da Apae é reconhecida pelas autoridades e pela sociedade, mas acreditamos que ainda é necessário que este reconhecimento se converta em mais recursos financeiros e instrumentais para a instituição”, defende Alexon, ele mesmo autor de uma emenda no Orçamento municipal de 2018 que destinou R$ 30 mil para a instituição.

Centro de reabilitação

Vilma Campos da Silva, presidente da Apae Cachoeiro, confirma que a busca de recursos para a manutenção das instalações e serviços é sempre um desafio. Mas, segundo ela, a Apae Cachoeiro vive hoje “uma enorme transformação”, que auxiliará a manter a entidade: a assinatura de um convênio com o governo federal, na semana passada, para que a Apae passe a funcionar como um centro de reabilitação neurológica e ortopédica para atendimento a 26 municípios do sul do estado.

Cachoeiro tem na Apae uma de suas maiores riquezas, uma entidade que funciona e atende a todos com enorme dedicação. E isso vai se ampliar agora para todo o sul”, afirma Vilma. Segundo ela, as adequações solicitadas pelo governo federal foram realizadas no início do ano, com apoio da prefeitura, e a expectativa é que o centro comece a funcionar nos próximos meses.