Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Segurança: Alexon articula nova delegacia e conselhos interativos em Cachoeiro

Segurança: Alexon articula nova delegacia e conselhos interativos em Cachoeiro

por Celia — publicado 14/03/2019 17h56, última modificação 14/03/2019 17h56

Preocupado com o aumento da insegurança no município e região sul, o presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro, Alexon Cipriano (PROS), está mobilizando lideranças capixabas para viabilizar a implantação de uma Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em Cachoeiro e para reativar o funcionamento dos Conselhos Interativos de Segurança nos bairros.

Com este objetivo, Alexon participou de reuniões na quinta-feira-feira (14), em Vitória, com o Secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Roberto Sá, o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PRB),  e os deputados Lorenzo Pazolini (PRP) e  Danilo Bahiense (PSC), membro e presidente da Comissão Permanente de Segurança da Assembleia.

Conselhos Interativos

Os conselhos interativos são órgãos que se reúnem para discutir e propor soluções para os problemas de segurança de cada região. São compostos por autoridades municipais e estaduais do setor e representantes da sociedade organizada, como, no caso de Cachoeiro, a Fammopocci, Acisci, CDL, Diocese, Conselho de Pastores, entre outros. “O Conselho conhece a realidade local, portanto,  é capaz de mostrar os gargalos e sugerir ações ideais para cada área”, diz Alexon.

Segundo ele, o secretário estadual de Segurança, Roberto Sá, mostrou-se muito receptivo à proposta, e já determinou a realização de uma reunião em  Cachoeiro com autoridades e entidades. “Já tivemos conselhos interativos em Cachoeiro, com bons resultados, e podemos agora aprimorar a experiência, para reduzir mais ainda os índices de violência”, afirmou Alexon. A data da reunião será anunciada nos próximos dias.

DPCA

Junto com deputados estaduais,  Alexon está preparando uma visita de inspeção da Comissão de Segurança da Assembleia às delegacias de Cachoeiro, para que a proposta de criação da DPCA seja formulada e apresentada ao Governo do Estado.

O Espírito Santo possui atualmente apenas uma DPCA, localizada em Vitória. Criada em 1993, a delegacia é responsável por apurar crimes cometidos contra as crianças e adolescentes, como maus tratos e espancamento no ambiente doméstico; pedofilia, estupro e outras formas de abuso; exploração sexual; escravidão infantil, cárcere privado e falta de assistência familiar, entre outros.

Segundo ele, é preciso lembrar que a violência envolve crianças e adolescentes de maneiras distintas. Ao mesmo tempo em que se vê um número expressivo de menores envolvidos com o crime, outros acabam se tornando vítimas dele, e precisam do atendimento especializado dos órgãos de proteção.  “Temos crianças sendo abusadas ou mortas em ambiente familiar, nas escolas e nas ruas. É preciso agir rápido, para evitar que este tipo de ocorrência se alastre em nossa região”, diz o presidente.

Outras demandas

Além de questões relativas à segurança pública, Alexon também aproveitou a visita à Assembleia para propor a realização de convênios com a casa. A ideia é formalizar uma parceria da Câmara de Cachoeiro com a Casa dos Municípios, a Escola do Legislativo da Assembleia e a Procuradoria da Mulher.