Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Secretário de Agricultura responde produtores da Feira do Servidor

Secretário de Agricultura responde produtores da Feira do Servidor

por Camila Reis publicado 10/07/2019 20h45, última modificação 12/07/2019 10h28

O Secretário Municipal de Agricultura, Robertson Valladão de Azeredo, participou no início da noite de quarta, 10, de reunião a convite da Comissão de Agricultura da Câmara para discutir as demandas apresentadas pelos produtores que participam da Feira do Servidor. A comissão é presidida pelo vereador Elio Carlos Silva de Miranda (PDT). Compareceram também à reunião o relator, vereador Braz Zagotto (SD), a suplente, vereadora Renata Fiório (PSD), o Presidente da Câmara, vereador Alexon Soares Cipriano (PROS), Marcos Souza, presidente da CAF – Cooperativa da Agricultura Familiar, Arnaldo Permanhane, produtor da agroindústria, dentre outros produtores da CAF e servidores municipais.

Marcos fez uma retrospectiva de todos os programas governamentais de fomento da agricultura familiar, enfatizando o quanto são importantes para o produtor e para diminuir a evasão do campo. Argumentou que os recursos empregados são públicos e por isto devem ser distribuídos para o maior número possível de pessoas. A CAF possui 160 cooperados e, destes, 38 participam da feira, sendo 4 produtores de embutidos e derivados da carne suína.  Este grupo queixa-se da demora em obter resposta ao pedido de revisão do valor de venda dos seus produtos, tabelados pela Secretaria, que estaria abaixo do atual custo de produção. O secretário, por sua vez, defendeu-se dizendo que não há falta de atenção da pasta ao assunto, mas que a questão, assim como as outras demandas, está sob análise porque precisa decidir o que é melhor para a maioria.

Além da proposta de rever a forma de reajuste dos preços, outra sugestão levada ao secretário pela comissão é a possibilidade de estabelecer um teto de valor para que estes produtores possam vender recebendo através do ticket feira dos servidores, de forma a haver uma distribuição melhor deste recurso entre todos os participantes. Houve um consenso entre os que se manifestaram de que seria melhor para o servidor e, consequentemente, para o fomento das vendas também para outros públicos, a localização da feira ser em local mais próximo ao centro da cidade. A Ilha da Luz tem uma excelente infraestrutura para o produtor, mas há muita queixa dos servidores pela distância e necessidade de gasto com transporte. O secretário elencou as dificuldades encontradas nos outros dois locais onde a feira já foi montada e prometeu analisar as sugestões, considerando as implicações na segurança e trânsito da cidade.

Robertson pontuou ainda que as feiras criaram condições do pequeno produtor comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, sem o custo de intermediários, e que são bem divulgadas para a população. Porém, elas são apenas uma das possibilidades de mercado, dentre outras ações da secretaria junto a CAF, citando como exemplo que estão avançadas as negociações para a cooperativa ter um box fixo na Ceasa, além da reserva de três boxes no Mercado da Pedra. Sobre a dificuldade relatada pelos servidores que residem no interior de virem à sede do município toda semana para utilizar o ticket, o secretário disse que já estão viabilizando que estes possam ser atendidos uma vez por mês, com o valor das quatro semanas juntas.