Resumo dos pronunciamentos: veja os assuntos debatidos pelos vereadores em 29/10/2024
Sebastião Ary Corrêa – REPUBLICANOS
Afirma estar preocupado com o IPTU 2025 e afirma que, embora o prefeito eleito Theodorico Ferraço já tenha demonstrado intenção de rever os valores, poderá encontrar algum impedimento no Tribunal de Contas. Por isso, sugere que os atuais vereadores já comecem a estudar o tema para tentar alterar a legislação. Pede apoio a projeto de lei que determina a impressão com destaque dos valores atrasados nas contas de luz e energia. Diz que em Cachoeiro houve uma tempestade de compra e venda de votos, que prejudicou candidatos que não tinham dinheiro.
Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PSDB
Exalta a atuação da Guarda Municipal e entrega homenagens a integrantes da corporação.
Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Fávero) – UB
Solicita que o secretário Victor Galvão Rabbi, da Semurb, seja convidado a comparecer à Câmara para esclarecer sobre temas importantes relativos à pasta, como as providências para cumprir a exigência federal de criação de legislação para APP’s (Áreas de Proteção Permanente) e outras questões relativas a zoneamento que estariam travando o desenvolvimento do município.
Delandi Pereira Macedo – PSDB
Sugere que a prefeitura faça a limpeza dos bueiros da cidade, já que as chuvas estão chegando, e fiscalize a correta utilização da rede de captação de esgoto, pois há quem a utilize para fazer também a coleta de águas pluviais. Afirma que o deputado Gilson Daniel conseguiu para breve a instalação de dez antenas de celulares em Cachoeiro, e elogia a iniciativa, pois, segundo ele, a falta de comunicação prejudica o desenvolvimento da cidade. Diz que o deputado também conseguiu cerca de R$ 1 milhão para o Hospital Infantil de Cachoeiro e afirma que os demais deputados também precisam trazer mais recursos para o município, para áreas como saúde, segurança e outras. Segundo ele, há, inclusive, uma grande fila de espera para atendimentos de saúde em Cachoeiro.
Diogo Pereira Lube – PDT
Diz que a próxima gestão municipal precisa imprimir os carnês de IPTU e fazer a regularização fundiária. Convida os vereadores a comparecerem na segunda feira de empreendedorismo da Escola Guimarães Rosa, que vai acontecer no dia 09/11/2024. Segundo ele, nessa feira os alunos apresentam sugestões para o desenvolvimento do município que podem vir a se tornar projetos de lei, como já ocorreu com ideias relativas a prevenção de enchentes.
Brás Zagotto – PODEMOS
Afirma que as dez antenas de celulares conseguidas pelo deputado Gilson Daniel serão instaladas principalmente nos distritos e irão atender a todas as operadoras. Afirma estar articulando com deputados a criação de emendas para o aporte de mais recursos para Cachoeiro a partir do próximo ano.