Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos - Sessão Ordinária de 18/02/2025

Resumo dos pronunciamentos - Sessão Ordinária de 18/02/2025

por Camila Reis publicado 18/02/2025 18h54, última modificação 18/02/2025 18h54

Resumo dos Pronunciamentos dos vereadores  nos pequeno e grande expedientes e horário das lideranças na sessão ordinária do dia 18/02/2025. 

Marcelinho Fávero (UNIÃO)

Homenageia Helena Jacone Venturim que representou Cachoeiro no concurso Miss Espírito Santo na categoria Mirim e ficou em terceiro lugar, sendo aclamada Pequena Miss Cachoeiro de Itapemirim 2025.

 

Arildo Boleba (PDT)

Manifesta gratidão a Nuno, gestor que trabalhou na equipe de Victor Coelho e que acaba de ser nomeado no governo do estado. Agradece à administração pela melhoria da estrada da Serra da Mata e informa que terá reunião na quarta para tratar da pavimentação asfáltica da via. Agradece à equipe da secretaria de educação pelo trabalho. Informa à comunidade de Valão de Areia que não conseguiu carro fumacê para a localidade porque a secretaria de saúde entende que é área rural e o produto pode prejudicar a fauna local. “tentando eu estou, mas não consigo”. Sobre cobranças de Creone na saúde, afirma que a secretária virá e explicará as questões técnicas, que os vereadores já sabem. Por exemplo, Cachoeiro tem apenas 14 veículos para transporte de pacientes para consultas e procedimentos em outros municípios, custeados e agendados pelo estado. “Vocês vão continuar engessados porque a saúde, infelizmente, é uma fila única que não acaba”. (Vitor Azevedo, em aparte, afirma que o gargalo é estadual e que estes 14 carros, em sete dias transportaram 600 pacientes).

 

Rodrigo Sandi (PDT)

Diz ao bairro Zumbi que é muito grato pelo terceiro mandato e se compromete em continuar fazendo o melhor trabalho possível. Agradece à secretaria de educação pela compreensão em permitir que os alunos do turno da tarde que acabam chegando mais cedo à escola Maria Angélica aguardem o início das aulas do lado de dentro. Pediu que sejam instaladas na entrada do bairro Zumbi, na Linha Vermelha, lombada, sinalização e, assim que possível, semáforo, para trazer mais segurança ao intenso trânsito do local. Agradece por já terem instalado algumas placas e aguarda as demais intervenções.  Defende que os secretários municipais devem oferecer bom tratamento aos vereadores porque são seus “principais funcionários”, já que captam as demandas da população. Visitou todas as escolas do Zumbi e pede que sejam resolvidas demandas como os ajustes elétricos necessários para a ligação dos aparelhos de ar condicionado. Relata reunião do CRJ do bairro, importante ferramenta para a juventude, e agradece a Thiago Neves pela criação da unidade. “Segurança pública não é só polícia. É todos nós juntos, é tirar a juventude das ruas”. Informa que a secretaria de saúde tem recursos disponíveis e retomará obra da nova UBS do Zumbi, pedida desde 2017. Manifesta vontade de que Cachoeiro tenha deputado federal eleito nas próximas eleições. Informa a continuidade da obra da quadra do Alto Eucalipto e constrangimento de uma família humilde que não conseguiu ônibus com a prefeitura para sepultamento de familiar. Sugere projeto de lei que regulamente a concessão de ônibus e vans para diversas finalidades, como sepultamentos, eventos esportivos e religiosos.

 

Alexandre de Itaóca (PSB)

Sobre pedido de serviço paliativo na estrada do Alto Moledo, conversou com a gestão municipal e mostrou que não seria a melhor opção. Ficou combinado em reunião com prefeito e secretário que será feita a pavimentação asfáltica. Fala sobre falta de capacidade da secretaria de saúde de atender a demanda de transporte de pacientes para procedimentos fora de Cachoeiro e mostra áudio de servidora sobre a situação. Pede transporte escolar para alunos do Petronilha Vidigal que moram a menos de 3km da escola, distância mínima que a lei ampara. Com o sol forte e o ônibus passando na porta das suas casas, os alunos estão caminhando 1,5km, 2km. Além disto, a reforma da escola não foi concluída e não tem ar condicionado e o gestor anterior se vangloria de ter deixado mais de R$1 milhão em caixa. “Precisa entender que nossa maior riqueza não é verba, mas nossos alunos”.


João Machado (PDT)

Pede apoio dos demais vereadores ao PL 12/2025, de sua autoria, que “recomenda diretrizes para a separação de leitos hospitalares destinados a mães que sofreram perda gestacional ou neonatal nos hospitais do município”.  Afirma que é um tema sensível e que não tem interesses políticos na pauta, mas humanos. Sobre o reajuste da passagem do transporte público municipal, diz que enviará pedidos de informações à Agersa a fim de não fazer falsas acusações. Cumprimenta seus eleitores de Monte Alegre informando que o ar condicionado da UBS está quebrado e pedindo providência da secretaria de saúde. Protocolou pedido de informação à prefeitura sobre exoneração em massa publicada no Diário Oficial nesta data, sem aviso prévio aos servidores. (Delandi Macedo, líder do governo, em aparte, informou que devido à falta de regulamentação na lei, foi necessária a exoneração e o processo está na PGM para que sejam feitas as nomeações corretas. Como em sua maioria são servidores efetivos, que estariam sendo nomeados nestes cargos comissionados para operar máquinas e melhorar sua remuneração, compatibilizando com a função, então não estarão desempregados). Diante deste episódio, manifesta que apoiará Maitan na presidência nas próximas vezes que deliberar sobre a necessidade da tramitação habitual dos projetos de lei, ao invés de ser favorável ao regime de urgência.

 

Delandi Macedo (PSDB)

Pede melhorias no acesso e pavimentação de ruas na chamada Cidade Alta, no Village da Luz, para viabilizar a Caminhada da Misericórdia. Explica que nem todas as demandas consegue resolver com pouco tempo. Alguns pedidos que vem sendo atendidos agora, são de 5, 10 anos atrás. É o caso desta área, pela qual solicita diversos serviços desde o primeiro mandato e, aos poucos vem sendo atendidos. Pede melhoria de acesso e abastecimento de água, por exemplo. Afirma que testemunha o esforço de Ferraço para resolver o problema das estradas do município. Recebeu convite do governo do estado para lançamento do Fundo Cidades, recurso destinado aos municípios para adaptação às mudanças climáticas, tão evidentes nos últimos dias com as altas temperaturas. Parabeniza o ex prefeito Victor Coelho pela nomeação na secretaria estadual de turismo, o que espera ser benéfico para Cachoeiro. Pede à EDP que resolva problema das instalações e padrões de energia elétrica da escola Maria Stael, no Village da Luz, e mais algumas em Cachoeiro, para permitir a utilização dos aparelhos de ar condicionado.

 

Sandro Irmão (PDT)

Agradece aos eleitores pela confiança em mais um mandato. Relata reunião na secretaria de saúde para tratar do atraso na concessão das letras das progressões de carreira dos professores. Efetivos estão ganhando menos que o salário base/ piso nacional e a gestão tem completado o valor. O prefeito anterior anunciou que deixou verba separada para esta finalidade e pediu à secretaria que verifique isto. Convida vereadores para reunião do conselho do Fundeb.

 

Paulinho Careca (PODE)

Pede à secretária de saúde que venha à Câmara no dia 11/03 esclarecer vários pontos sobre os quais os vereadores estão sendo questionados e não há resposta, ainda que sejam demandas que vêm do mandato passado. Por exemplo, relata mensagem de cidadão em que informa que a sala de pequenas cirurgias do Centro Municipal de Saúde não está funcionando por falta de ar condicionado, gerando fila de espera de meses pelos procedimentos. Outras demandas: na unidade de saúde do Jardim Itapemirim o ar condicionado não pode ser ligado e na Semurf, no Marbrasa, não funciona; no mês de janeiro a secretaria de saúde não teve fraldas para distribuição, como acontece todos os meses, e isto gerou caos; houve denúncia de que o estoque sumiu; também sobre a UBS do Jardim Itapemirim, a reforma parou no mandato passado. Agradece à Semmat pelo atendimento de diversas demandas apresentadas pelos vereadores e elogia à secretaria de trânsito pela sinalização horizontal da Av. Jones Santos Neves, na Ilha da Luz e outras vias. Após fala de Delandi, enumera diversas escolas que continuam sem ar condicionado por falta de instalações elétricas e lembra que o ex-prefeito no ano passado foi às redes sociais falar que havia climatizado todas as escolas municipais de Cachoeiro. Parabeniza à secretaria de esporte e lazer pela realização do Domingo de Lazer no IBC, que afirma ter sido um sucesso.

 

Vitor Azevedo (PODE)

Pede à secretaria de segurança e trânsito correção das marcações na rodoviária, a pedido de moradores do bairro Gilberto Machado, pois da forma como foram feitas atrapalhariam o fluxo. Repete queixa de Brás Zagotto na sessão anterior, sobre guinchamento de veículos do estacionamento rotativo por ultrapassar o tempo limite de 2h. (Coronel Fabrício esclarece que é necessário revogar artigo da lei que prevê a retirada do veículo nestes casos). Continuando aparte seu na fala de Boleba, quando afirma que o gargalo da saúde é estadual, apresenta diversos pontos negativos de a secretaria estadual de saúde agendar consultas e procedimentos simples de pacientes de Cachoeiro para outros municípios, como os custos e os riscos e desconforto da viagem nas rodovias.

 

José Luiz Calegário “Galo” (PP)

Relata ter acompanhado na última sexta reunião sobre a construção da escola de apoio aos autistas de Cachoeiro e na segunda já visitou locais possíveis para a construção, inclusive o terreno da Vila Olímpica. Visitou escola Maria Ludário Magalhães, no bairro Nossa Senhora Aparecida, e agradece à gestora pela recepção e por ter apresentado as demandas da escola e da comunidade. Aproveitou para visitar as obras da UBS do bairro.

 

Creone da Farmácia (PL)

Como presidente da comissão de saúde, pede retratação da servidora que enviou áudio à Alexandre de Itaoca. Reafirma que aguardará até março pela resolução de diversas demandas da secretaria de saúde, como ar condicionado e medicamentos nos pronto-atendimentos e UBS’s, mas que a comissão será atuante e precisa de respostas para a população. Convida para reunião no dia 17/03 para tratar destes assuntos.

 

Leonardo Pinheiro Dutra - Léo Cabeça (PSDB)

Pede à administração que acelere os serviços de patrolamento e ensaibramento das estradas rurais, citando comunidades como Alto Taquarinha e Alto Gruta, cujo acesso está bem difícil. Agradece serviço de limpeza em Soturno, mas pede que seja continuado e estendido à Gironda. Pede novamente melhoria da via próxima à Mocal, que parece abandonada de tanto buraco e pedra, onde há tráfego intenso de carretas pesadas.

 

Coronel Fabrício (PL)

Elogia a competência dos colegas vereadores em suas respectivas áreas. Afirma que a administração municipal está mais preocupada com as eleições 2026 do que com o que acontece hoje, atendendo vereadores conforme colégio eleitoral e não com igualdade. Dialoga com a defesa civil projeto de lei sobre política para prevenção de desastres naturais. Relata que, na enchente de Mimoso do Sul, 1000 alunos soldados da PM foram utilizados na limpeza do município e sete deles pegaram leptospirose, faltaram 40 dias da formação por causa da doença e agora aguardam professores para repor estas aulas e conseguirem se formar, enquanto a população precisa de mais policiamento nas ruas. Pede ao governo do estado que priorize isto. Apresenta e defende projeto de lei 14/2025, de sua autoria, que “institui a implementação de escolas cívico-militares nas unidades de ensino da rede pública de ensino fundamental no município”.

 

Thiago Neves (PSB)

 

Agradece aos vereadores pela mobilização em reunião na secretaria de educação na última quinta-feira e afirma que a divisão geo escolar precisa ser revista. Reconhece como ponto positivo que haja vaga para todos os alunos, mas é necessário pensar na mobilidade urbana. Além disso, elenca diversas outras demandas como falta de equipamentos e professores em escolas que foram municipalizadas e o estado os removeu.


Ramon Silveira (PSDB)

Parabeniza a secretaria de esportes  e lazer pela realização da Avenida de Lazer no bairro IBC, solicitada pelo vereador Paulinho Careca, e destaca a maior edição da Corrida das Mulheres, que será neste ano, com 800 corredoras inscritas. “O esporte é o maior aliado da saúde e da educação”. Agradece à administração pela poda de árvores que faz parte da ação de revitalização do Mercado Municipal, que já afastou as pessoas em situação de rua. Eles agora se deslocaram para casas abandonadas em escadaria do Alto Amarelo e pede à prefeitura que notifique os proprietários para resolver a situação. Agradece também pelo serviço de limpeza realizado nos bairros Sumaré e Gilberto Machado. Indica estudo urgente para implementação de parceria público-privada para manutenção das praças de Cachoeiro.