Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos - Sessão Ordinária de 04/06/2024

Resumo dos Pronunciamentos - Sessão Ordinária de 04/06/2024

por Camila Reis publicado 04/06/2024 18h15, última modificação 04/06/2024 18h15

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 04/06/2024

Assista aqui à sessão na íntegra: Sessão Ordinária - 04 de junho de 2024 (youtube.com)

Ary Corrêa (Republicanos)

Afirma que a prefeitura está distribuindo ‘jornalzinho’ nos bairros, de casa em casa, com as obras realizadas na localidade, e questiona: “Se entregam jornalzinho de casa em casa, por que não conseguem entregar o carnê de IPTU?”. Relatou visita à Vitória na véspera. Uma das pautas foi a reivindicação entregue ao governador por médico legista para Cachoeiro. Diz que é uma falta de respeito enorme com as famílias a pessoa ficar 2, 3 dias na geladeira sem poder ser sepultada. “Se o governador não sabia, agora ele sabe.” Justifica como necessidade social seus projetos de lei que visam instalação de duchas higiênicas nos banheiros dos estabelecimentos comerciais e públicos e destinação vagas de empregos a pessoas em situação de rua. Sobre as queixas de que os deputados federais não voltam a Cachoeiro depois de eleitos, ou que vereadores não estariam trabalhando, justifica que deputados, como Evair de Melo, enviam milhões em recursos para Cachoeiro e que, muitas vezes, a população não vê o trabalho que os vereadores estão fazendo.  Expressa queixa de morador por falta de médico para atendimento na unidade de saúde de Pacotuba. Afirma que não critica diretamente ao prefeito, mas à gestão de Cachoeiro, que tem sido ineficiente. Denuncia que prefeitura não tem repassado recursos a empresas com obras em andamento.

Ely Escarpini (PSDB)

Parabeniza Ary pela reivindicação de médico legista, registrando que é uma luta dos vereadores que já dura 5 anos. Indica instalação de lombada em rua do Álvaro Tavares. Lembra que não é prerrogativa do vereador fazer obras, mas que podem indicar e correr atrás de recursos, relatando que conseguiu cerca de R$4 milhões que foram empregados na construção da ponte da localidade de Cocuí, muros da rua Baixo Guandu e centro comunitário do bairro Zumbi.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Cobra, novamente, termino da obra da unidade de saúde do Zumbi, que está abandonada. Pede que ao menos a área seja cercada, para evitar que as crianças se machuquem utilizando o terreno, com ferragens expostas, para brincar. Agradece à Agersa pelo retorno do trajeto do ônibus da linha do Alto Eucalipto passando pela escola Quintiliano de Azevedo, no Santo Antônio. Pede à população que, assistindo às sessões via TV, possa identificar “quem é quem” e quem luta pelo povo.

Brás Zagotto (Podemos)

Agradece à prefeitura por estar realizando com recursos próprios a drenagem e pavimentação da Rua Dino Tres, no Vila Rica, que já foi licitada diversas vezes e, em cada uma, houve algum problema e não pôde ser realizada. Fala sobre a demanda da Unidade de Saúde do Vila Rica, que atende cerca de 10 mil moradores do entorno, e andamento do projeto de construção de nova unidade em terreno próximo ao Ciodes. Agradece aos vereadores pela votação que derrubou o veto do prefeito à emenda que apresentou corrigindo o pagamento de insalubridade de algumas categorias de servidores.

Paulo Grola (Podemos)

Faz apelo por reparos nas estradas de Soturno. “A prefeitura tem que dar apoio ao agricultor!”. Cobra providências para reduzir acidentes e mortes na chamada curva da morte da estrada Cachoeiro x Vargem Alta. Denunciou que pessoas vêm de Vargem Alta e abandonam cachorros, que ficam pelas ruas de Soturno. A população de animais de rua aumentou muito na região e acabam, inclusive, sendo atropelados.

Mestre Gelinho (PL)

Relata que comunidade do bairro Independência se sente oprimida e amedrontada pelo fluxo de pessoas em situação de rua que buscam serviço do Centro Pop e não respeitam os moradores. Pedem em abaixo assinado que o serviço seja transferido para outro bairro.

Paulinho Careca (Podemos)

Mostra vídeo de morador da Rua Samuel Levi que cobra quebra-molas para diminuir quantidade de acidentes em trecho onde acontecem com frequência. Foi instalada placa indicativa há anos e o quebra molas não foi construído. Lembra que fez três anos o falecimento do ex-vereador Silvinho Coelho. Questiona se é acidental ou criminoso grande incêndio que aconteceu no Morro das Andorinhas no último final de semana, ocorrência que acontece todos os anos no período de seca. Moradores precisaram se deslocar, animais possivelmente sofreram ou morreram e pede que secretaria de meio ambiente investigue e responsabilize proprietários.

Diogo Lube (PDT)

Baseado na fala de Mestre Gelinho, discursa sobre os diversos aspectos do problema social do aumento das pessoas em situação de rua e a insegurança que causam na população, opinando serem necessárias políticas públicas de acolhimento e segurança. Agradece pavimentação em revsol de ruas do Agostinho Simonato. Agradece à sua equipe e aos vereadores pela derrubada do veto do prefeito e manutenção emendas ao PL de reajuste dos servires que garantiram piso salarial aos professores, propostas por ele e pelo vereador Sandro Irmão.

Rodrigo Sandi (PDT)

Sugere que a Câmara promova audiência pública para discutir a questão das pessoas em situação de rua. Registra a perda de uma criança de 11 anos no bairro Zumbi causada pela violência e afirma que é necessária a ação de projetos sociais “de verdade” para ocupar as crianças da comunidade com esportes, música, educação e outras atividades. Pede que comerciantes, igrejas e demais atores sociais do bairro se unam para salvar as crianças. Ely Escarpini (em aparte) sugere construção de mais quadras, porque um bairro com dimensão de cidade, como o Zumbi, só tem duas e as crianças não têm onde brincar.

Pr. Delandi Macedo (PSDB)

Relata participação na abertura dos Jogos Interescolares do município. Informa que irá a Brasília, em agenda no Ministério da Saúde, buscar recursos para ampliação do hospital do Aquidaban e fala sobre a importância de garantir suporte e recursos para oferecer atendimento de saúde à população. Fala sobre pré-candidatos que estão tentando se erguer baseados no trabalho realizado pelos vereadores e criticando seus mandatos. Faz um apelo pela conclusão das obras em andamento ou paradas em toda a Cachoeiro, como as do Nova Brasília e do Rubem Braga, ou que pelo menos façam paliativos nos locais, para que a população sofra menos com a poeira e outros transtornos causados pelas intervenções.  Convida para o evento de lançamento da pré-candidatura de Lorena Vasquez à prefeitura, que acontecerá na quarta no Jaraguá Tênis Clube.

Leo Cabeça (PSDB)

Sugere aos pré-candidatos à prefeitura que proponham uma pasta voltada para a mineração, considerando que os trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico priorizam o comércio. Dá exemplo da indefinição do ISS para o ramo, que faz o município perder arrecadação expressiva. Critica apuração populacional de Cachoeiro realizada pelo IBGE, que constatou diminuição de residentes, quando observa a quantidade de novos loteamentos e o fato de nenhum de seus familiares e conhecidos ter sido abordado pelos pesquisadores. Sugere desvio do tráfego de veículos pesados da serra de Soturno por outra localidade, mais baixa, para ajudar a diminuir os acidentes enquanto não se consegue a caixa de areia da curva da morte.

Junior Corrêa (Novo)

Relata estar entristecido com a diminuição da velocidade do andamento da obra de macrodrenagem do Nova Brasília, na qual apurou que materiais como cimento não estão sendo encaminhados para a obra e repasses de verba não estão sendo feitos para a empresa, fazendo com que, no momento, esteja tudo paralisado. “Se parou de fazer a obra por questões eleitoreiras, então não tem compromisso com nossa cidade”.

Marcelinho Fávero (UB)

Fala sobre o crescimento e valores do União Brasil, parabenizando o deputado estadual Bruno Rezende pelo trabalho que vem realizando.