Resumo dos Pronunciamentos do dia 1°/12/2020
ALEXON CIPRIANO
Falou das indicações que apresentou, entre elas a troca de dois postes de madeira na Rua Antônia Maria Rosa, no Bairro São Lucas, que estão muito deteriorados, como tantos outros na cidade, e que a empresa precisa tomar providências. Lembrou que o morador paga muito caro e que a conta de energia ficará ainda mais cara. Por isso o serviço tem que ser fornecido pela empresa de forma correta e com eficiência e qualidade. Destacou que essa rua foi asfaltada e que está pedindo também a sua iluminação . Enfatizou que em relação ao cemitério do Bairro Aeroporto está pedindo informações, uma vez que existiria uma briga judicial entre o município e o proprietário da área, que permitiu a expansão no seu terreno, mas que ainda não teria recebido. No questionamento ao Poder Executivo, quer saber se a área foi paga e regulamentada. Pediu também informação sobre estudos existentes e a possibilidade de expansão e que documentação pode ser apresentada.
ALLAN ALBERT LOURENÇO FERREIRA
Pontuou sobre os muitos gargalos na saúde, lamentou que o CRE continue fechado e que os atendimentos só aconteçam por ordem judicial. Disse que a população não está tendo a resposta que precisa. Muitas consultas e cirurgias interrompidas. As pessoas estão esperando até três anos por consultas e exames e pedem socorro. Falou que sabe que é responsabilidade do Estado, mas que os vereadores, juntos com a Prefeitura, podem buscar uma resposta para normalização desses atendimentos e sugeriu que seja atendida pelo menos 70% do atendimento, dentro das limitações que a covid permite.
ANTÔNIO GERALDO
Lamentou que Infelizmente a Covid 19 tem deixado muitas pessoas internadas, acamadas e que muitas vidas estão sendo ceifadas E parabenizou a todos que trabalham diretamente na área de saúde. Informou que fez pedido de informação sobre a verba federal que deveria ser destinada aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à coronavírus, mas não recebeu resposta, mas sabe que ninguém recebeu esse recurso. Lamentou que essas pessoas não estão sendo protegidas e respeitadas. Falou do subsídio dado pelo município à empresa de transporte coletivo, que é muito grande, mas que o retorno que a empresa dá para o usuário é muito pequeno. Lamentou que a qualidade do serviço prestado seja tão ruim. Comemorou que o Orçamento impositivo seja aplicado para futuras obras e informou que colocou na sua emenda individual o valor para a reforma do bairro Waldir Furtado de amorim, BNH de Baixo, prometido no início de 2018 pelo Poder Executivo.
BRAZ ZAGOTTO
Agradeceu a vereadora Renata por ter sido homenageado por ela. Informou do presépio que está montando, com o apoio de moradores e da Prefeitura, na nascente da Vila Rica.
DELANDI MACEDO
Falou de protocolo que fez de indicação para o Bairro Boa Esperança, em que os moradores têm anseio para que a Rua Maria de Assis Fagundes seja drenada e pavimentada. . Pediu a leitura do PL 63 e também do PL 67. Lamentou a morte do Professor José Paineiras, que marcou época e soube vivenciar todos os momentos importantes da vida. Pediu que a Prefeitura troque o transformador de Valão de Areia, em Itaóca Pedra, onde os moradores perdem aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos em função da oscilação de energia. Falou das indicações que fez para o Baixo Novo Parque, na Av. Carlos Lindenberg, onde um ginásio com quadra que estão abandonados, mas que será feito um centro de lutas marciais. Pediu também que seja instalada academia popular e brinquedos e construção de calçada que dá acesso do Rubem Braga para o centro, para que tenham facilidade de trafegar. Muro de contenção e calçada para dar acessibilidade com tranquilidade aos moradores.
DIOGO PEREIRA LUBE
Reclamou da dificuldade de ônibus aos finais de semana no Monte Líbano e apelou à Agersa para equilibrar os horários, já que existem horários em excesso no sábado e aos domingos não. Informou do pedido de informação que fez à Agersa para resolver esse problema também no Bairro São Francisco de Assis . Lamentou a morte do Professor José Paineiras e informou que vai propor que seja criada uma homenagem com o nome dele. Falou também da proposta do Projeto de Decreto Legislativo que cria a Comenda Hélio Sampaio, destinada aos músicos e professores de viola e violão de Cachoeiro. Abordou também a indicação ao Poder Executivo sobre a lei federal que está vigorando há uma semana que envolve o marco regulatório de saneamento e que regula o lixo. Abordou também a Lei Aldir Blanc, destacando que muitos artistas precisam para sobreviver, já que por causa da pandemia não podem trabalhar. Que o município torne pública informações sobre essa lei.
EDISON FASSARELLA
Recebeu a notícia de que as emendas impositivas deverão ser cumpridas obrigatoriamente, e que espera que o Ministério Público decida pelo cumprimento de todas. Informou que fez indicações para as Unidades Básicas de Saúde do Agostinho Simonato, do Bairro Paraíso e do São Geraldo, para que sejam instalados consultórios odontológicos. Dentro dos R$ 322 mil de emenda a que tem direito, indicou recursos para a APAE, para a Associação dos Autistas, para a construção de uma pequena pracinha na Rua Elvira Viana e Rua Pedro Rizzo no Bairro Paraíso e no bairro são Geraldo próximo a quadra de esportes.
ÉLIO CARLOS DE MIRANDA
Falou do resultado do trabalho no último ano e dos recursos do Finisa, financiamento que irá permitir grandes obras para Cachoeiro, entre elas no Bairro Boa Vista, onde várias ruas serão drenadas, asfaltadas e receberão muro de arrimo. “Trabalhamos muito por essas obras. Junto com o Flávio Ramos, presidente da Associação de Moradores, estaremos acompanhando de perto execução da obra, em várias ruas”.
ELY ESCARPINI
Falou da expectativa em relação à conclusão do muro da rua Baixo Guandu, da cobertura da quadro do Alto Eucalipto, construção do posto de saúde. Falou também da construção do colégio estadual no Alto Eucalipto. Espera que sejam feitas obras que acabem com o alagamento constante na nova Brasília, que vira um mar de lama toda vez que chove.
PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA
Reforçou o pedido de operação tapa-buraco em Córrego dos Monos, que tem sido feito há bastante tempo, mas ainda não foi atendido. Criticou a dificuldade de falar com o Secretário de obras Paulo Miranda, embora seja bem atendido pelo sub-secretário Elias. Disse que os moradores estão cobrando, com razão. A comunidade está um pouco abandonada, o Morro do Nicolau está com cratera, erosão, buraco, o que dificulta o acesso de carros e pessoas. “Não temos mais como pedir calma. Reforço esse pedido de socorro para a comunidade”.
RENATA SABRA BAIÃO FIÓRIO NASCIMENTO
Criticou que durante a campanha foi reinaugurado o Centro de Saúde, mas a obra não está pronta. Informou do atendimento em Cachoeiro para pacientes com doenças intestinais inflamatórias, que antes era feito na Grande Vitória. Ressaltou que essa foi uma batalha começada pela Câmara, quando os vereadores apoiaram o Maio Roxo, que alerta sobre essa doença. O serviço será prestado pela Santa Casa, a partir da contratação de profissionais. Falou também das respostas a pedido de informações e lamentou que a Câmara e os vereadores sejam tão desprestigiados pelo Poder Executivo, pois é feita uma pergunta e respondida outra. Que mandam consultar o Portal de Transparência. Falou do pedido para serviços de reparo e melhoria nas estradas da Tijuca e da Gruta. E reclamou que não responderam pedido de informação sobre a Multivix”.
RODRIGO SANDI
Elogiou o trabalho da equipe e a parceria do vereador Ely Escarpini para as indicações de melhorias no bairro Zumbi, Agradeceu pela Unidade de Saúde Porte 3, a maior do sul do Estado. “ Vamos ter um hospital, pelo que vi, pelo tamanho da equipe que vai estar ali trabalhando. “Minha gratidão à deputada Norma Ayub pela emenda que vai permitir a construção dessa grande Unidade de Saúde. Tenho orgulho de ter passado por aqui. Cuidei de nossa comunidade, de outros bairros, das pessoas”.
SÍLVIO COELHO NETO
Agradeceu ao Poder Executivo e Secretária de obras e Semsur pela reforma e construção de muro na Rua Alziro Viana. Pediu revitalização da Escadaria José Alves de Souza, muito útil aos moradores. Solicitou limpeza de vários distritos, entre eles Burarama, Pacotuba, Coutinho e Conduru. Agradeceu ao deputado Luciano Machado pela conquista para Forquilha em Burarama uma máquina de pila de café, cuja aquisição já foi publicada no Diário Oficial. Informou que está sendo construído um restaurante popular naquela comunidade. Agradeceu ao DER pela a reforma da entrada do Distrito de Conduru, que está muito bem feita, com de drenagem, canaletas, manilhamento.