Resumo dos Pronunciamentos do dia 08/12/2020
ALEXANDRE MAITAN (DEM)
Relatou que no dia 19/11 moradores de Córrego dos Monos relataram problemas sérios na segurança pública. Fez contato com o Batalhão da PM, que enviou representante para conversar com os moradores. O Comando fez esse esforço e agradeceu aos moradores e à PM pela mobilização. Reclamou também sobre a insatisfação dos moradores com a pavimentação asfáltica na entrada do distrito de Córrego dos Monos, em que não existe mais asfalto, mas apenas muito buraco. Falou também da pracinha em construção no distrito, em que a população reclama dos fios de energia expostos, muito lixo e quer saber um prazo para conclusão da obra.
ANTÔNIO GERALDO DE ALMEIDA COSTA (PP)
Externou pesar pelo falecimento de Rogério Fraga, que morreu em função da covid 19 e lamentou a aglomeração em bares e praias, sem o isolamento e distanciamento necessário para evitar o coronavírus.
Falou da preocupação, a pedido do vereador Higner Mansur, que em função do coronavírus e por ser do grupo de risco, não pode participar da sessão, sobre a limpeza de pauta, que não permite que se discuta os projetos como merecem. Deixou claro que o vereador Mansur pediu que essa insatisfação fique registrada em ata.
Externou preocupação com a alta do Rio Itapemirim. Relatou que os escoteiros pediram agenda com o Prefeito para alinhar sobre a sede, mas que foi informado que não há espaço na agenda, o que considera um desrespeito e descaso.
BRAZ ZAGOTO (PV)
Lamentou a perda que Valdir Fraga, presidente do seu partido, o PV, teve ao perder o segundo irmão em menos de uma semana, o Rogério Fraga, e o terceiro para a Covid 19. Pediu ao povo que tenha cuidado, use máscara e respeite as recomendações para o isolamento e distanciamento social porque o coronavírus está matando mesmo.
Informou que o presépio da biquinha da Vila Rica continua sendo executado, com o apoio da Prefeitura, mas com o seu dinheiro e doação de amigos e de algumas pessoas da comunidade. Falou da emenda do senador Magno Malta para pavimentação de algumas ruas da Vila Rica. Teve licitação, o contrato foi assinado e a obra deveria ser iniciada logo após a eleição. Mostrou aborrecimento porque soube que a Caixa Econômica reprovou a licitação por causa de um erro de quem elaborou a planilha. Vai ter que começar tudo de novo. Questionou se a Prefeitura não tem fiscal para avaliar isso. A população é prejudicada com isso. São mais seis a oito meses perdidos com uma licitação de uma obra que deveria ser iniciada imediatamente. Uma obra já anunciada e não concluída porque alguém não teve o cuidado necessário na elaboração dos documentos.
DELANDI PEREIRA MACEDO (PODEMOS)
Lamentou o erro no processo licitatório da pavimentação das ruas da Vila Rica. Falou que o mesmo aconteceu com ele em ruas no Rubem Braga, Bom Pastor e Village da Luz, obra que não saiu até hoje, o que prejudica muito os moradores e o bem-estar do povo. Lamentou que a culpa recaia sobre o vereador e garantiu que vai continuar lutando. Protestou sobre a discriminação, que acontece em todas as circunstâncias. Mas fez referência e protestou especialmente pelo que está acontecendo com a prefeita eleita de Bauru, em São Paulo, a jornalista negra Suelem Rosim, evangélica que passou a ser atacada por sua fé e cor de pele nas redes sociais e lamentou que os grandes veículos de comunicação não estejam divulgando esse fato de racismo e cristofobia. “A indignação desses canais pela discriminação é seletiva. A divergência de ideias e natural, mas todos merecem ser respeitados”.
Como líder partidário, pediu a leitura dos Projetos de Lei 70,71,72, 73,74, 75, 76 e 77, que não estavam na pauta.
DIOGO PEREIRA LUBE (PP)
Citou abaixo assinado com mais de 600 assinaturas que recebeu dos professores DT´s, que trabalham a mesma carga horária e têm a mesma responsabilidade dos efetivos, mas não são valorizados e são descartados a cada fim de ano. Outras Prefeituras prorrogaram os contratos desses professores, e a Prefeitura de Cachoeiro lançou um novo edital. O abaixo assinado pede a prorrogação dos contratos enquanto durar a pandemia. Seria prudente que a Prefeitura avaliasse a possibilidade de permanência desses professores, que são profissionais que se adaptaram e se prepararam para as aulas remotas. Esse processo seletivo vai promover aglomeração e aumentar os riscos de contaminação.
Falou dos resíduos e do projeto criando a taxa de lixo, que já está na Casa . Alertou que existem muitas perguntas: como reaproveitar, onde serão depositados, se serão contratadas empresas para fazer reciclagem, compostagem e reaproveitamento, se a Secretaria de Educação e de Meio Ambiente vão fazer campanhas. Falou da importância da discussão ampla com a sociedade, saber dos caminhos e não cair nas costas dos vereadores a responsabilidade de aumentar custos para a população. Falou que é preciso pensar junto e propôs criar uma comissão para debater com órgãos ligados à Secretaria do meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente e outros.
EDISON VALENTIM FASSARELLA (PV)
Lamentou a morte do Rogério Fraga, irmão do presidente do seu partido Valdir Fraga, que perdeu dois irmãos em uma semana. Os índices de contaminação pela covid estão altos e pediu cuidado.
Falou do presépio que o vereador Braz está fazendo na Biquinha da Vila Rica. Lamentou a não realização das obras programadas no Alto Paraíso, o que prejudica o vereador, que é considerado responsável pela falha na execução.
Sobre o abaixo-assinado dos professores, está disposto a assinar junto. Se vários municípios renovaram, Cachoeiro também pode fazer isso para ajudar os professores.
CARLINHOS MIRANDA (PSB)
Falou que também recebeu o abaixo-assinado dos professores. Falou que considera importante a prorrogação do contrato em função da aglomeração que o processo seletivo provoca. Lamentou que ruas do bairro Ruy Pinto Bandeira não foram feitas. As pessoas deixaram de votar nele, que pede pelas obras, mas não tem o poder de executá-las, mas votaram no Prefeito, que deixou de iniciar ou finalizar as obras necessárias.
Falou das emendas parlamentares, que buscou recursos e que elas precisam tramitar pela Prefeitura e o setor responsável pela elaboração dos projetos não dá conta, o que leva à perda de recursos federais. Ressaltou que todas as etapas precisam ser cumpridas pelo Executivo Municipal. Há um montante de R$ 1 milhão de emendas para obras de infraestrutura para o Jardim Itapemirim, Ruy Pinto Bandeira e reforma da UBS e construção de consultório odontológico em Córrego dos Monos. Informou que está saindo a identificação de um beco no Ruy Pinto Bandeira, que pede há mais de um ano, para que as 40 famílias tenham um endereço para receber suas correspondências.
ELY ESCARPINI (PV)
Falou da indicação da poda de uma árvore na rua Edith Santana Machado, que passou por cima da rede de energia. Fez reiterados pedidos para que a Secretaria do Meio Ambiente resolva o problema dos moradores o mais rápido possível.
Lamentou a perda de três entes queridos por Valdir Fraga, presidente do PV, o seu partido, para o coronavírus. Falou que o próximo mandato do prefeito Victor fará obras que não foram executadas em função das muitas dificuldades que o município enfrentou. Falou da esperança das obras indicadas por ele sejam finalmente executadas, porque o vereador enxerga aquilo que o Poder Executivo não enxerga, porque a visão do vereador é mais ampla e próxima da comunidade.
PAULINHA CARECA (PSB)
Informou do pedido referente ao Distrito de Córrego dos Monos, para que a pavimentação seja feita, já que os buracos tornaram o trecho intransitável. Lamenta que apesar da insistência, não estão sendo atendidos pelo secretário nem para uma operação tapa-buraco. Lamentou que no Morro do Nicolau apenas uma vez a Prefeitura tenha feito patrolamento e ensaibramento, e que hoje também está sem condições de tráfego.
Pediu também pelos moradores de São Simão, cujo acesso depende de patrolamento e ensaibramento. Informou que soube que uma empresa terceirizada foi contratada, mas viu no São Geraldo muitos caminhões estragados. Lamentou obras inacabadas no Jardim Itapemirim, que provocam muita poeira, e que tem recebido muitas reclamações. Lamentou também o início de uma praça no Conjunto IBC, na porta de sua casa, que não foi concretizada. E da Academia Popular, que também não foi concluída. Pediu por braços de luz, mas ressalta que não foi atendido. A drenagem da parte final do bairro, próximo ao Panela de Bairro, também ficou incompleta e que pediu ao Secretário de obras Paulo Miranda a conclusão, mas que ele falou que ali não era prioridade dele.
WALLACE MARVILA (PP)
Falou da visita que fez ao Secretário Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, que informou a destinação de 16 milhões do Governo do Estado ao município para recapeamento asfáltico em vários bairros da cidade.