Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos dia 26 de setembro de 2017

Resumo dos pronunciamentos dia 26 de setembro de 2017

por Janemar — publicado 27/09/2017 11h50, última modificação 27/09/2017 11h50

Renata Sabra Baião Fiorio Nascimento (PSD)

 

Disse ter feito requerimento pedindo informações sobre a localização das placas de trânsito da cidade e as regras para a instalação. Falou que é importante que representantes da sociedade organizada compareçam a audiência pública da Prefeitura sobre o orçamento municipal, pois na ocasião serão apresentados os investimentos que serão feitos em áreas cruciais como saúde e educação. Elogiou a organização da festa do Rei Jesus. “Compareceram mais de 6000 pessoas e não aconteceu o menor indício de desordem”, falou.

 

 

Higner Mansur (PSB)

 

Disse ter feito requerimento para que seja colocado no Portal da Transparência da Prefeitura dados do Portal da Transição, mas não foi atendido. Falou que está cada vez mais preocupado com o IPACI, pois a prefeitura tem muitos DT`s, que não contribuem para o instituto. “Ele terá cada vez mais segurados, mas menos efetivos para sustentá-lo, e ainda tem investimentos que não rendem”, falou. Disse que a arborização feita na Capitão Deslandes poderia ser estendida a outros bairros de Cachoeiro, a começar pelo Zumbi.

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

 

Disse que a violência tem preocupado a população de Cachoeiro e a do país. “Nossa cidade já teve intervenção das tropas federais em fevereiro, e a Guarda Municipal, que tanto ajudou, dispõe até de setor de inteligência, mas não pode portar armas”, falou. Reclamou que no Brasil se prendem portadores de pequenas quantidades de drogas, mas não os grandes criminosos. “Um exemplo é o dono do helicóptero que transportava quase meia tonelada de cocaína. O fato da justiça não ser igual para todos aumenta a criminalidade no país”, falou. Afirmou que a polícia precisa trabalhar em conjunto com outros órgãos a questão da prevenção à criminalidade, e não apenas prender.

 

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

 

Afirmou que a Câmara está com falta de pessoal para fazer a limpeza e sugeriu que o serviço seja terceirizado. Disse, ainda, que é preciso encontrar uma solução para que os comissionados da Casa possam fazer empréstimos consignados. Disse ser contra o parquímetro na implantação do estacionamento rotativo. “Sou a favor de que se contratem pessoas com carteira assinada para fazerem as cobranças, nos mesmos moldes de antes”, falou o vereador. Disse que uma pessoa lhe procurou porque levou R$ 7.000,00 de multa da fiscalização da Prefeitura, apenas porque estava construindo uma garagem para seu carrinho de churrasco, e , enquanto isso, obras grandes são construídas na cidade sem os devidos alvarás, ou mesmo em locais proibidos, como nas proximidades do rio Itapemirim.

 

 

 

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

 

Disse que a população sulina escolhe mal seus candidatos a deputado, votando em candidatos do norte e da capital, e por isso fica sem representação. Disse que pediu reformas para o Mercado do Amarelo, incluindo um estacionamento, com recursos de emendas parlamentares do deputado Rodrigo Coelho. Afirmou que 30% do total das compras da merenda escolar de Cachoeiro são adquiridos da agricultura familiar, o que é ótimo para os pequenos produtores.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

 

Disse que pediu reforma da escada que dá prosseguimento à Ponte de Ferro. Disse ter pedido limpeza da estrada que dá acesso ao Cruzeiro de Burarama. Disse que a falta de chuvas está afetando os animais, mas em pouco tempo vai atingir também as pessoas. “É preciso tomar medidas para lidar com a seca, pois não serão apenas nossos filhos que sofrerão com a falta d`água. Já estamos lidando com o problema agora ”, falou. Disse que fará projeto de lei em prol das nascentes do município.

 

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

 

Elogiou o vereador Ely Escarpini por sua conduta como vereador e evangélico. Disse que esteve na comunidade de Castelinho, em Vargem Alta e elogiou a conduta do prefeito de Vargem Alta, que ajuda a todas as comunidades do município. Disse que fez projeto de lei para que beco do Bairro passe a se denominar rua, pois tem trânsito de veículos, mas a prefeitura não aceitou.

 

 

Alexandre Valdo Maitan (PDT)

 

Mencionando a absolvição do ex-vereador Luisinho Tereré na Justiça, disse que os vereadores precisam se atentar a processos de cassação, pois, mesmo que eles sejam inocentados posteriormente, têm suas imagens arranhadas, pagando o preço nas urnas. Disse que quem tem a palavra final na Câmara é o Presidente, e cabe a ele atender e resolver as demandas dos vereadores. Reclamou que os servidores e os vereadores da Casa foram penalizados pela proibição de estacionar no pátio ao redor da Câmara.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

 

 

Disse ter feitos indicações para que o Executivo apresente ao GGIM ações de segurança para o Bairro Santo Antônio. “O bairro é passagem para o centro da cidade, e as pessoas são alvo constante de assaltantes, que quase sempre praticam seus crimes a bordo de motos. Por isso pedi que fossem instaladas câmeras de videomonitoramento nas vias principais do bairro”, falou. Disse que o Bairro Rubem Braga precisa de acerto em várias ruas, e foi feita reunião com a comunidade a respeito do assunto. Agradeceu a Secretaria de Serviços Urbanos por atender o bairro Campo Leopoldina. Disse que gostaria que o novo secretário de Obras comparecesse à Câmara para falar sobre o projeto de drenagem do Bairro Nova Brasília, mas também sobre situação do Bairro Santo Antônio. Reclamou que é líder do governo na Casa, mas, mesmo assim, a prefeitura tem secretário que não atende seus telefonemas.

 

 

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

 

Disse que fez projeto para seja criado o Fundo Municipal de Esportes. Falou que o Poder Público precisa investir mais em programas direcionados às crianças, como o incentivo aos esportes, para evitar que elas entrem na criminalidade e a sociedade pague muito mais caro para manter os presídios. Disse que seu partido promoverá reunião sobre a violência contra as mulheres e o uso de drogas pelos jovens. “Raramente os homens admitem que são violentos contra as mulheres, daí a importância da discussão”, falou o vereador.

 

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

 

Disse ter feito vários pedidos ao deputado Marcos Mansur, em favor de Cachoeiro, como reformas de praças e ginásios de esportes no bairro Monte Belo.

 

 

Rodrigo Sandi (PODE)

 

Parabenizou os vereadores que homenagearam os colegas na sessão de segunda-feira feira. Disse que protocolará projeto em favor da qualidade de vida das mulheres. Disse que os esportes são importantes na prevenção do uso de drogas, e lembrou que as quatro quadras do bairro Zumbi estão inutilizadas, pois precisam de reformas e manutenção.

 

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

 

Disse que tem recebido respostas aos seus pedidos de informação dirigidos à Prefeitura, mas chegam de modo padronizado e incompletas. Falou que foi pedida reforma da escola estadual Rotary, que até hoje não foi feita, apesar da escola ter recebido visitas de representantes do governo estadual. Afirmou que o nível das discussões na Câmara tem sido propositivo. “Os vereadores, mesmo com as limitações de seu cargo, têm buscado soluções para os problemas da cidade”, falou o vereador.

 

 

 

Sebastião Gomes (PP)

 

Disse que participou de evento que tratou da violência contra mulher, e ficou impressionado com os índices de ocorrências do tipo em Cachoeiro. “Temos cerca de 190 mulheres na cidade com medidas protetivas”, falou o vereador.