Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos de 21/11/2017

Resumo dos Pronunciamentos de 21/11/2017

por Celia — publicado 24/11/2017 10h45, última modificação 28/11/2017 14h01

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

Desculpou-se com Wallace Marvilla por ter dado a entender que ele não trabalhou direito na Secretaria de Esportes. “Entendo que o governo não deu condições para a Secretaria de Esportes funcionar da maneira que deveria. Você não está aqui por acaso, fez o que podia fazer dentro das condições que te deram”. Afirmou que os vereadores precisam trabalhar com união e ser solidários uns com os outros.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Lamentou a morte do servidor Flávio Rocha. Disse que é preciso prestar mais atenção nas pessoas que estão ao lado, que esse acontecimento serve como reflexão.

Disse que os vereadores devem trabalhar juntos pelo município. Convidou todos a participarem na reunião regional do PRB dia 25, as 9h, na Câmara.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Lamentou a morte do servidor Flávio Rocha. Disse que apresentou 70 requerimentos referentes a elaboração de projetos de melhorias em diversos bairros de Cachoeiro. Incluiu vários bairros, como o Campo Leopoldina, onde as ruas carecem de infraestrutura, e toda região do BNH de Cima, Gilson Carone e Coramara.  Disse que ficou muito preocupado ao ler reportagem do jornal O Fato que diz que o nível de emprego subiu no País e no Estado, mas caiu em Cachoeiro. Que as empresas estão tendo dificuldade para conseguir alvará de funcionamento. Disse que o PDM foi todo remendado e isso tem causado alguns entraves. Que é preciso colocar em prática a renovação do PDM. Parabenizou um grupo de Folia de Reis de Burarama que foi premiado nacionalmente.

 

Antônio Geraldo

Disse que fez pedido de informação ao Executivo sobre o vencedor da licitação para fornecimento de massa asfáltica, pois foi informado que uma empresa ganhou o certame, mas é outra que fornece o asfalto. Indicou que seja feita uma homenagem especial, pelo bom trabalho realizado, ao Sargento Barcelos, do Tiro de Guerra, que se despede da cidade em 16 de dezembro. Disse que encaminhou para o Conselho de Saúde uma queixa que recebeu de um morador do bairro Nossa Senhora Aparecida sobre mau atendimento dos servidores na unidade de saúde. Disse que o nível das discussões na Câmara é bom e que é preciso melhorar ainda mais. Que os vereadores são representantes do povo e estão aqui para discutir as vontades da comunidade. Disse que se for pra dialogar sempre estará presente. Disse que vereador é da cidade inteira e precisa andar em todos os bairros. “Não existe vereador de bairro ou de distrito”, afirmou.

 

Brás Zagotto (SD)

Reclamou que as obras realizadas por empresas, como a de saneamento, são realizadas de dia, trazendo muitos transtornos aos motoristas. Que nas grandes cidades essas obras são feitas à noite. Disse que pode ser feita uma escala para colocar os servidores para trabalhar à noite, pelo menos na região central da cidade. Que na secretaria de Serviços Urbanos já está funcionando assim e tem dado certo. Afirmou que o excesso de camelôs nas ruas da cidade tem sido um problema, que as calçadas estão tomadas, atrapalhando a movimentação de pedestres, bem como o movimento dos lojistas. Falou que poderia ser feita uma espécie de camelódromo na rua do teatro Rubem Braga.

Disse que esteve na Serra com Carlos Manato gravando o programa partidário e encontrou com o prefeito de Aracruz, Jonas Cavalieri, que afirmou que o valor do orçamento do município é praticamente o mesmo de Cachoeiro, porém a população é a metade. “Cachoeiro tem a mesma renda que Aracruz, mas com o dobro de pessoas. A dificuldade é grande”.

 

Dário Silveira Filho

Disse que tem recebido muita cobrança dos moradores do bairro e não tem sido atendido nas indicações ao Executivo. “É difícil explicar aos moradores porque não conseguimos realizar melhorias simples no bairro”. 



Delandi Pereira Macedo (PSC)

Agradeceu pela votação do projeto de reforma administrativa. Falou sobre o bairro Rubem Braga que está sendo atendido com os serviços da prefeitura. Disse que deu entrada em um projeto de lei que dispõe sobre a utilização de equipamentos públicos na proteção de criança e adolescentes. Pediu celeridade nos projetos que estão na Casa precisando de parecer. Disse que é preciso proteger as crianças e adolescentes que estão sendo expostos a práticas inadequadas, pois isso pode ser prejudicial para o crescimento e formação da personalidade. Disse que exposições que tenham conteúdos impróprios para crianças devem conter sempre faixa etária indicativa.


Diogo Pereira Lube (PDT)

Parabenizou o vereador Rodrigo Sandi pela realização da Audiência Pública que tratou sobre o negro no mercado de trabalho. Convidou todos a participarem de uma Audiência Pública dia 7 de dezembro, para falar sobre a situação atual da bacia do rio Itapemirim. “É preciso fazer algo de concreto pelo rio e não apenas esperar pela chuva”. Convidou para o Seminário de Políticas Públicas de Cachoeiro, Inclusão na Saúde e Assistência Social, dia 8 de dezembro. Falou sobre o Dia da Consciência Negra, como foi instaurada a data e a importância da mesma. Parabenizou o senador Magno Malta porque no dia da consciência negra ele requereu a retirada do projeto de lei, de sua autoria, que institui o programa Escola sem Partido. Falou que o PDT não se coloca como oposição nem como situação ao Governo, é um partido que tem como base o princípio da democracia do trabalhismo. Que não tem o fundamentalismo como viés. Deu as boas vindas ao prefeito de Marataízes, Tininho Batista, novo filiado do partido.

 

Edison Valentim Fassarela (PV)


Parabenizou o presidente Alexandre Bastos pelo encontro do PSB realizado na Câmara. Disse que existe uma lei de Almir Forte que concede gratuidade no transporte coletivo urbano aos atiradores do Tiro de Guerra, mas eles estão com dificuldade de conseguir esse benefício garantido por lei. Concordou com o vereador Braz Zagotto sobre a presença de camelôs nas ruas. Disse que atrapalha os pedestres e também os lojistas, que não conseguem competir com o mercado informal. Disse que a fiscalização está falhando neste sentido.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Reforçou a dificuldade de ter as indicações atendidas pela prefeitura. Que tem indicação de janeiro, que já foi repetida, e não foi atendido. Disse que a operação tapa-buraco não está fluindo, e que os secretários não atendem nem telefone mais. Que pediu capina e poda de árvores em Córrego dos Monos desde o início do ano e não foi atendido.  Parabenizou a realização da Audiência Pública que contou com a presença de lideranças do movimento negro. Disse que é preciso debater a consciência humana, que é preciso ser mais humano. Parabenizou a associação de moradores do bairro Ruy Pinto Bandeira, pelo belo trabalho que realizam, na pessoa do Sandro, com o Projeto Criança Feliz. Falou sobre a Apac – Associação de Proteção e Apoio aos Condenados, que o Estado deu mais um passo importante na construção do CRS (Centro de Recuperação Social).

Falou que fez indicações para o bairro Nossa Senhora de Fátima, que está desassistido há muito tempo.



Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

Disse que a semana passada foi muito proveitosa, que esteve na comunidade de São Simão (depois do IBC) com a equipe da secretaria de Serviços Urbanos e que ficou acordada a realização de vários serviços de melhorias, como a reconstrução do muro do cemitério, a melhoria na iluminação e na estrada, que está muito ruim. Falou que conheceu e se impressionou com o projeto Criança Feliz Brinquedo Sim, do Sandro. Que eles realizaram um lindo evento para as crianças.



Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

Reclamou da falta de atendimento às indicações. Disse que existem ruas para as quais todos os vereadores já pediram melhorias, mas não foram atendidos. Que é preciso elaborar uma maneira mais estratégica de pedir. Que o Executivo devia fazer uma parceria com os vereadores para cumprir o que pedem. “Queremos ser efetivos e não repetitivos”. Disse que encontrou uma prestação de contas sobre a construção da Ponte Municipal e achou muito interessante. Disse que a ponte foi construída com apoio da comunidade e que demorou a ficar pronta, mas que a mesma obra feita no pilar está até hoje, porém o calçadão, que passou por reformas recentemente, já precisa de reparos. Parabenizou a Casa pela realização da Audiência Pública sobre o dia da Consciência Negra.  Falou que é preciso instalar lixeiras e melhorar a coleta de lixo na região do Guandu.



Rodrigo Sandi (PODE)

Agradeceu aos vereadores que participaram da Audiência Pública sobre o negro no mercado de trabalho. Parabenizou o trabalho de Samuel Muca à frente da ouvidoria. Solicitou ao presidente um espaço melhor para instalar a Ouvidoria Racial. Falou sobre a pedreira no bairro Zumbi que está ameaçando mais de 700 casas. Por causa das chuvas alguns pedaços de pedra ameaçam descer. Solicitou ao Executivo que olhe com carinho para a situação. Disse que visitou alguns pontos públicos da comunidade (creche, escolas e quadras), e ficou muito feliz porque receberam melhorias. “As coisas estão acontecendo. Não na proporção que Cachoeiro merece, mas estão acontecendo”. Disse que a prefeitura deveria olhar com mais carinho para o projeto Ponto das Flores. Que não  entende porque a prefeitura não abraçou esse projeto para realizar esse serviço.
Parabenizou o presidente Alexandre Bastos pelo encontro do PSB na Câmara. Agradeceu a deputada federal Norma Ayub e o deputado estadual Ferraço pela emenda para construção de um posto de saúde no bairro Zumbi. Convidou todos para participarem da festa das crianças no próximo domingo, a partir das 13h, na Linha Vermelha, entrada do bairro Zumbi.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Disse que algumas casas foram alagadas pela chuva, em Conduru, mas já foi feita a limpeza. Falou que esteve no Hospital Santa Helena, em Itapemirim, a convite de Norma Ayub, que entregou a liberação de emenda para implantação de dez UTI’s e dez Unidades Intermediárias. Falou que a deputada confirmou emenda para aquisição de três ambulâncias para Cachoeiro. Parabenizou o Hospital Evangélico pelo trabalho que está sendo realizado no hospital de Itapemirim. Disse que encaminhou um manifesto assinado por pais e alunos de Conduru, para Secretaria de Estado da Educação, se posicionando contra as mudanças que pretendem retirar o segundo grau do distrito e levar para Castelo, pois os alunos serão prejudicados com essa medida. Agradeceu o secretário de agricultura pela limpeza do córrego de Conduru. Parabenizou o Eliomar (banda Art & Vozz) e os músicos do Brasil e de Cachoeiro pelo seu dia (22 de novembro).


Wallace Marvila (PP)

Convidou todos a participarem na próxima sexta’aas 19h, no bairro Nova Brasília, de ação com megazumba, ginástica e diversas atividades em prol das crianças com AME. Disse que o tratamento é caro e as famílias não conseguem arcar. Que o objetivo é motivar as pessoas a entenderem que sozinhas as famílias não conseguem, e é preciso ajudar. Disse que recebeu uma resposta da prefeitura informando que não é possível realizar o Domingo na Praça na área da Ilha da Luz e que é preciso procurar um caminho para resolver essa situação. Falou novamente sobre a situação dos eletricistas que podem perder os seus 30% de periculosidade. Que o que falta é o Executivo encaminhar projeto de lei para ser aprovado na Câmara, garantindo o direito deles.