Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos de 18/02/2020

Resumo dos Pronunciamentos de 18/02/2020

por Camila Reis publicado 19/02/2020 14h33, última modificação 19/02/2020 14h33

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 18/02/2020

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Denunciou a demora e descaso nas respostas e atendimentos às solicitações encaminhadas às secretarias municipais. Relatou que indicações encaminhadas à prefeitura em 13/04/2018 foram respondidas apenas em 13/02/2020, sendo que o prazo legal seria de 30 dias. Discursou sobre as atribuições do vereador e o reconhecimento da população ao seu trabalho.

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Falou sobre a convocação da empresa Limpo Engenharia e Serviços Ltda e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, requerimento protocolado pelo Vereador Alexon Cipriano, para prestar informações sobre o serviço de poda de árvores. Manifestou alegria pela inauguração da Super Creche do Village, pedido antigo da Comunidade, mas avaliou como inadequados alguns itens dos kits de material escolar entregues aos alunos, como calculadoras e cadernos de arame para alunos de creche e educação infantil. Criticou a contratação de profissionais de fora do município para comandar secretarias e autarquias importantes, como Procuradoria, Controladoria, Fazenda e IPACI. Reafirmou o engajamento do PSD na participação das mulheres na política e no diálogo com todos.

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Reforçou pedido protocolado de patrolamento e ensaibramento das ruas do Morro do Nicolau, no distrito de Córrego dos Monos. Disse que havia projeto de asfaltamento por emenda parlamentar, mas nunca foi realizado e por isso precisam do serviço. Solicitou também manutenção das vias de asfalto, principalmente na entrada do distrito, bastante danificadas após as últimas chuvas. Anunciou emenda parlamentar do Deputado Sérgio Vidigal de R$979.000 destinada a saúde do município. Pediu à Secretaria de Saúde que fosse incluída nesse valor a aquisição de equipamentos para atendimento de dentista em Córrego dos Monos.

Pediu remoção de ponto de ônibus em modelo antigo próximo à Jobel e Posto Sena, que acumula água e pode servir para proliferação de dengue, e substituição pelo novo modelo adotado pela prefeitura. Lamentou que servidores culparam os vereadores, que aprovaram a destinação da verba do rotativo para a saúde, pela falta de recursos para os abrigos de ônibus. Ressaltou que foi aprovada também a destinação dos recursos da Agersa para construção dos abrigos e, até o momento, nenhum foi feito. Ou seja, falta de recursos não é justificativa. Renata Fiório, em aparte, ressaltou que a vinda do Samu para o município só foi viabilizada graças ao aporte da verba do rotativo, que supre a parte do município no custeio do serviço.

Diogo Pereira Lube (PDT)

Agradeceu pelo trabalho da equipe de seu gabinete na fiscalização dos serviços e órgãos públicos. Disse estar recebendo muitas abordagens de cidadãos com denúncias sobre as chamadas para professores DT’s, entre outros serviços da prefeitura, mas fica difícil levar adiante porque não querem formalizar denúncias ou se identificar. Sem provas ou testemunhas a atuação do vereador fica limitada. Mesmo assim, ele e sua equipe continuarão fiscalizando e cobrando, porque esse é o perfil de seu mandato. Queixou-se de que muitas placas do rotativo estão danificadas e é dinheiro público desperdiçado. Informou que protocolou emenda e indicação para o PL 8/2020, solicitando isenção ao invés de prorrogação do IPTU para os imóveis danificados pela enchente.

Higner Mansur (PSB)

Leu crônica de sua autoria, publicada em jornais locais, lamentando a nomeação de centenas de professores DT’s, em detrimento à realização de concurso público. “Os professores mantém nossa memória”. Anunciou que vai se desfiliar do PSB, passando para um partido de centro-esquerda na janela que virá. Criticou a contratação de Procurador Geral de fora da cidade, depois de ter três faculdades de Direito em Cachoeiro, uma com mais de 50 anos de existência, fazendo com que a cidade tenha diversos profissionais competentes para ocupar o cargo. Destacou vários pontos do Plano de Governo do atual prefeito que não foram cumpridos.

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Denunciou atraso no pagamento dos funcionários do Consórcio Novo Trans de cerca de 2 meses. Disse que vai buscar meio legal de pedir informações, porque é empresa privada, mas o serviço é concessão pública. Afirmou que a empresa terceirizada contratada para o serviço de poda de árvores não dá conta do município de Cachoeiro de Itapemirim por causa da quantidade insuficiente de mão de obra.  A transferência da atribuição das podas da SEMSUR para a Secretaria de Meio Ambiente piorou a situação, já que na secretaria anterior os servidores também ajudavam no serviço. Por isso, nem suas indicações, nem de outros vereadores, estão sendo atendidas e as árvores estão obstruindo calçadas e alcançando a fiação elétrica das ruas de Cachoeiro. Reclamou da falta de reconhecimento do seu partido ao seu trabalho e disse que vai mudar de legenda na janela eleitoral.

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Elogiou a iniciativa do Feirão da Solidariedade bem como todas as iniciativas que tem ajudado a reconstruir a vida dos atingidos pela enchente em Cachoeiro e demais cidades do sul do estado.