Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos de 10set2017

Resumo dos pronunciamentos de 10set2017

por Celia — publicado 11/10/2017 16h02, última modificação 11/10/2017 16h02

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

Disse que participou de reunião no Ministério Público do Trabalho e que em breve será formalizado um TAC mais severo com as empresas de Itaoca Pedra, a fim de reduzir a poluição. Que está buscando ajuda para complementação de asfaltamento das estradas vicinais. Informou que a comunidade de Alto Moledo em breve contará com atendimento de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente de saúde duas vezes ao mês. Disse que os secretários municipais devem respeito aos vereadores. Que tem gente da prefeitura dizendo ser responsável pelas obras e serviços reivindicados pelos vereadores. Disse que apoia a criação de uma escola para deficientes visuais na cidade. 

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Disse que fez indicação ao Executivo para que sancione a lei municipal que garante insalubridade aos funcionários efetivos municipais. Disse que os índices de violência no município estão alarmantes. “O Parque Laranjeiras que era tranquilo hoje tem assalto diariamente”. Disse que é contra a instalação de parquímetros porque vai tirar muitos empregos. Falou sobre a falta que o 190 faz na cidade. Pede ajuda aos vereadores para juntos resolverem essa situação.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Disse que participou de reunião com prefeito sobre a questão do concurso público e sobre o plano de cargos e salários dos servidores. “A realização de um concurso tem sido nossa bandeira”. Disse que tem cobrado também a questão dos convênios com os hospitais para uso dos servidores. Que a sala do servidor não tem acessibilidade e não consegue atender os servidores. Parabenizou os Guardas Civis Municipais pelo Dia Nacional das Guardas Civis Municipais, Lei 12066/2009. Disse que a comunidade do Coramara tem sofrido com a falta de uma unidade de saúde. Falou que visitou o Morro do Lixo e verificou que o local está todo aterrado, sem área de respiro. Que o local está aberto e entra e sai quem quiser. Que muito entulho continua sendo jogado sem conhecimento da prefeitura. “Solicitei informação de como anda a fiscalização”. Disse que o orçamento encaminhado pelo Executivo é superestimado, tendo em vista a crise financeira. Que solicitou mais informações sobre o orçamento. Disse que o governador não respeita o Sul do Estado e não resolve as demandas urgentes e necessárias como o 190 e a nossa delegacia.

 

Brás Zagotto (SD)

Disse que a população de Cachoeiro já não aguenta mais tantos assaltos na cidade. Que na noite de segunda-feira pontos de comércio foram arrombados na Avenida Nossa Senhora da Consolação, no bairro Vila Rica. Falou sobre a falta que faz o 190 em Cachoeiro. Manifestou apoio ao vereador Alexandre de Itaoca para a criação de uma escola para deficientes auditivos. Agradeceu ao Secretário de Obras pela operação tapa-buracos no Vila Rica. Disse que a usina de asfalto do município está funcionando bem, com asfalto de qualidade e um custo bem menor. Agradeceu ao Secretário de Saúde que firmou compromisso de construir uma Clínica da Mulher no bairro Vila Rica, próximo ao Ciodes.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Parabenizou o presidente, Alexandre Bastos, pelos aportes ao Ipaci. Disse que a população de Gironda, Soturno e Itaoca estão sofrendo com a poluição. Disse que seu partido luta pela preservação da família, pela dignidade ética e moral. Que é preciso criar uma rede de proteção às crianças e mulheres. Que é inadmissível expor crianças a nudez. Que deu entrada em um Projeto de Lei sobre o uso dos equipamentos públicos. Parabenizou a Secretária de Saúde pelas ações do Outubro Rosa. Disse que está focado no Novembro Azul, que é preciso ter a mesma adesão. Pediu agilidade na apreciação de dois projetos de lei: um que cria a tarifa social de água e esgoto e um que trata sobre o leilão de inservíveis.

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

Disse que indicou a Secretária de Educação que solucione o problema de dez crianças que moram entre o Village e o Lar de Idosos Adelson Rebello, que precisam andar a pé cerca de 4km até a escola. Disse que solicitou a Secretaria de Meio Ambiente a limpeza e a reabertura do córrego do São Geraldo e da galeria do São Geraldo até o Amarelo. Que solicitou o corte de três árvores, em frente ao Centro Municipal de Saúde e que solicitou o plantio de árvores na rua Pedro Américo, no Paraíso. Disse que pediu ao prefeito que construa uma cobertura próximo a rodoviária, na área onde os passageiros tomam o táxi. Falou que ficou satisfeito e impressionado com a jovem Ana Julia Vettorazzi Brunelli que estuda curso técnico em agropecuária no Ifes de Alegre e conquistou uma bolsa de intercâmbio na Itália. Parabenizou a Secretária de Esportes pela realização dos jogos interescolares. Disse que em julho fez requerimento à prefeitura para implantação de uma escola itinerante de jardinagem, mas que não teve resposta.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Disse que os vereadores indicam as demandas e ficam sem resposta. Falou que procura alguns secretários pessoalmente, mas nem todos o recebem bem. Que no início do ano fez duas indicações, uma delas é a revitalização do trevo do Aeroporto que tem servido de estacionamento para caminhões, atrapalhando a visibilidade e enfeiando a cidade. A outra é a reforma da guarita que deveria ser usada pela guarda. Que conseguiu com empresários o material necessário para a reforma, tanto do trevo quanto do posto há 5 meses e até hoje nenhum projeto foi apresentado. Parabenizou a Secretária de Esportes que tem atendido as demandas prontamente. Falou que o Banco de Alimentos é uma política importante da cidade e tem servido de exemplo para outros municípios. Que haverá uma campanha de arrecadação de alimentos de 18 a 20 de outubro na praça. “O Banco de Alimentos ajuda a colocar alimento na mesa daquele que nada tem”.

 

Higner Mansur (PSB)

Disse que recebeu sete respostas do Ipaci e da Prefeitura e que a situação que mais incomoda é o Ipaci. Disse que perguntou sobre os repasses dos órgãos públicos e que foi informado que não foi efetuado nenhum tipo de repasse do município esse ano. Quanto à Câmara, foram efetuados aportes. “Parabenizo o presidente por esses aportes”.

  

Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

Ressaltou o trabalho que a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos esta fazendo no IBC. Disse que a prefeitura faz os serviços por indicação dos vereadores e alguns ex-vereadores, que trabalham na prefeitura, querem se apossar como indicadores do serviço. Agradeceu a parceria público privada entra a prefeitura e a Minerasul que possibilitou o recapeamento da avenida principal do IBC.

  

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

Explicou que no expediente da mesa estão os assuntos que os vereadores tratam diuturnamente. “As vezes as pessoas falam que vereador não faz nada, mas o processo legislativo requer conhecimento. É importante as pessoas frequentarem esta casa”. Disse que acha importante a realização da Virada Turística, e que o incentivo a conhecer a cidade a pé certamente vai levar a prefeitura a melhorar as calçadas. Que Cachoeiro está dando um grande passo para evolução cultural e do turismo. Parabenizou o Sindicato Rural pela eleição da diretoria.  Falou sobre as diversas atividades que estão sendo realizadas na cidade por conta do Outubro Rosa. Destacou a exposição fotográfica Amor que Une. Explicou que a camisa rosa é vendida para ajudar a Casa de Apoio aos Portadores de Câncer. Disse que na Linha Vermelha, próximo a estação, tem muito lugar para plantar quaresmeiras. Agradeceu o convite para participar da caminhada do Outubro Rosa realizada no sábado pelo HECI.

 

Rodrigo Sandi (PODE)

Disse que o sonho não pode acabar. “Quando nos elegemos para um mandato de quatro anos, cada um tinha um sonho, um desejo e um sentimento de melhorias, de mudanças. O que me deixa feliz é que alguns desses sonhos estão se tornando realidade”. Disse que os vereadores são a vitrine de Cachoeiro, que é muito difícil ser parabenizado, mas que quando os vereadores cometem um erro, qualquer que seja, são apedrejados. Disse que sonha ajudar a população de Cachoeiro. Que o Legislativo e o Executivo têm que caminhar juntos.

  

Sebastião Gomes (PP)

Fez um agradecimento a Secretária de Esportes por ter levado a abertura dos Jogos Interescolares, para a escola Polivalente do Coronel Borges. Disse que foi excelente. Citou as provas realizadas na Vila Olímpica e a grande participação dos jovens. “A violência aumentou porque acabaram as áreas de lazer e esporte em Cachoeiro”. Disse que participou da caminhada Outubro Rosa e viu a importância que tem essa manifestação. Que será um desafio em novembro para levar os homens para a rua.Q uestionou a demora no andamento do Projeto do Estacionamento Rotativo. Disse que o desemprego está muito grande e é preciso gerar emprego e renda.

 

Silvio Coelho Neto (PRP)

Disse que após reunião com a CDL apresentou projeto instituindo a Semana do Cliente, a ser comemorada em 15 de setembro de cada ano, e tem como objetivo favorecer e promover o comércio local, que tem enfrentado uma situação difícil. Disse que fez pedido de informação a secretaria de Obras sobre a praça de lazer que fizeram na comunidade de Jabuticabeira, em Conduru, que não tem nenhum banco para se sentar. Quer ver o projeto, a planilha, saber se os bancos foram colocados no projeto. Disse que o ginásio de Conduru foi inaugurado mas ainda não está funcionando por falta de vigia. Disse que no sábado foi convidado para um café da manhã em Castelo com o deputado federal Manato, com o prefeito e vereadores, e que foi muito bem recebido. Agradeceu ao prefeito e o Secretário de Interior de Vargem Alta pelo patrolamento e ensaibramento e alguns bueiros feitos na estrada que liga são Vicente e Vargem Alta. Convidou todos os vereadores para a festa da colonização italiana de Burarama, de 13 a 15 de outubro. Disse que está buscando ajuda para reformar a quadra de Coutinho. Solicitou a prefeitura que tome atitude quanto ao ponto de ônibus perto do Perim, que está sendo corroído pela ferrugem.

 

Walace Marvila Fernandes (PP)

Disse que solicitou à Secretaria de Esportes a mudança da academia popular que fica na praça do Rotary para a frente do ginásio, onde há vigia, pois a mesma está sendo depredada e demanda um custo alto de manutenção. Falou que o Domingo na Praça foi realizado por 4 anos na Praça de Fátima e que foi mudado para Linha Vermelha, mas que o local é inadequado, sujo e sem sombra. Solicitou o retorno para a Praça de Fátima ou para Ilha da Luz, mas responderam que é inviável. Parabenizou a Secretária de Esportes pela realização dos jogos escolares. Agradeceu ao Secretário de Limpeza Urbana pela limpeza do Córrego do Otton Marins. Disse que a população deve ajudar não jogando lixo nos córregos e colocando lixo no horário do caminhão. “É preciso pensar no coletivo”.