Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos de 07/07/2020

Resumo dos pronunciamentos de 07/07/2020

por Celia — publicado 07/07/2020 17h10, última modificação 14/07/2020 15h50

 

Alexandre Andreza Macedo (PSB)

Comenta demanda antiga que foi atendida pela BRK, que é a extensão de rede de Itaoca a Alto Moledo. Segundo ele, a Agersa e Secretaria de Obras precisam intervir, porque, porque a obra foi mal feita, utilizando canaletas do asfalto, o que está criando erosão nas estradas de acesso à região, onde circulam os moradores e grande parte da produção das pedreiras do município.

 

 

Alexandre Bastos Rodrigues (PV)

Lamenta o falecimento de seu grande amigo Renato Albuquerque, esposo de sua assessora Ana Pancini. Afirma que a pavimentação e drenagem na entrada de São Joaquim está muito ruim, colocando em risco a vida de transeuntes e motoristas, e pede solução rápida para o local. Afirma que é necessário mudar o funcionamento da Central de Vagas, durante a pandemia, para que os pacientes possam ficar nos hospitais mais próximos de suas famílias. “Mesmo que não possa visitar, a família fica mais tranquila por poder ir ao hospital buscar informações, sem contar o custo que o estado tem transferindo pacientes para vagas distantes”, alerta.

 

Alexandre Valdo Maitan (DEM)

Afirma que tem sido muito cobrado quanto à situação da estrada da Tijuca, que, assim como as demais estradas rurais, encontra-se em péssimas condições. Mas diz lamentar que, depois de seu posicionamento na sessão passada, quando fez críticas ao prefeito, soube que pode haver a recomendação de que a prefeitura não atenda à comunidade da Tijuca, penalizando a comunidade, o que ele irá apurar.É uma política rasteira, velha, pequenininha, disfarçada de nova”, afirma.

 

 

Alexon Soares Cipriano (REPUBLICANOS)

Solidariza-se com a família do Sr. João Campos. Afirma que o município sente-se feliz em receber R$ 16,4 milhões em asfalto, mas diz lamentar que o investimento venha apenas agora, às vésperas da eleição e que seja destinado apenas para recapeamento de ruas já asfaltadas, quando há tantas ruas sem pavimentação no município, mencionando várias vias dos bairros Parque Laranjeiras, Agostinho Simonato, Gilson Carone e Coramara, entre outros. Para alguma dessas vias, afirma, já apresentou indicação mais de sete vezes, e ainda não há nem projet. “A população mais pobre continua pisando na lama”, reclama. Diz que Cachoeiro está sofrendo com a EDP Escelsa “não é de hoje”, mencionando oficios ignorados em que solicita a extensão de rede elétrica para várias áreas, entre elas o bairro Fé e Raça. Informa que foi publicado Ato da Mesa Diretora suspendendo o recesso de julho deste ano, já que a Câmara ficou algumas semanas sem realizar sessões, logo no início da pandemia.

 

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PODEMOS)

Informa que solicitou à Secretaria de Saúde medidas para proporcionar aos servidores a possibilidade de trabalhar perto de suas residências, neste momento de pandemia. Segundo ele, ganhariam os servidores, que sofreriam menos no transporte público, e a comunidade, que seria atendida por pessoas conhecidas. “Não quero interferir na gestão, é apenas uma sugestão de logística”, diz. Diz que as obras no bairro São Lucas vêm se arrastando desde 2013, e agora estão na fase final. Segundo ele, foram sete anos de luta, quando ele e o líder comunitário Vanderlei tiveram que aguentar as reclamações da comunidade, mas agora poderão comemorar. Lembra que em seu bairro São Francisco de Assis, assim como em outros, como Novo Parque e Nossa Senhora Aparecida, tem lutado por muitas obras. Algumas já foram projetadas, e agora precisam ter início. Lembra que o Setor de Identificação continua parado, assim como as obras do CRE e da ponte de São Vicente.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Diz que nesta data, 07 de julho, está comemorando a reabertura da rua do Posto Pop, uma luta antiga, em que a comunidade e a associação local tiveram que acionar a Justiça e o Ministério Público, além de setores da prefeitura. Diz que o bairro Dr. Luis Tinoco da Fonseca conquistou uma das melhores praças do sul do estado do Espírito Santo, e agora junta-se ao bairro Waldir Furtado de Amorim para conseguir o mesmo merecido benefício. Afirma que tem acompanhado junto ao Ministério Público o andamento das discussões sobre o córrego de Gironda, prejudicado pelos dejetos com calcário liberados por empresas locais.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Diz que semana passada fez visita ao bairro Amaral, junto com a secretária de esportes e a presidente e a vice-presidente da associação de moradores local, onde fizeram pedido de reforma geral da quadra, o que foi prometido para iniciar em 08 de agosto.

 

Diogo Pereira Lube (PP)

Informa que é parte do grupo de risco da Covid-19, por ser ex-barátrico e ter problemas respiratórios, e faltou à sessão na semana passada por estar com sintomas da doença, que não se confirmou. Comenta live que realizou com o médico Adriano Munhões Martins, do PA Paulo Pereira Gomes, que falou, entre outros assuntos, sobre a falta de eficácia comprovada de vários medicamentos, e lamenta que muitas pessoas estejam consumindo estes produtos, desperdiçando dinheiro e colocando sua saúde em risco. Diz que, como membro da Comissão de Educação, vê a necessidade de os vereadores pressionarem os deputados de seus partidos a votarem o projeto do Fundeb, cujos recursos financiam grande parte dos salários e despesas da Educação, e que está previsto para acabar em dezembro. Lamenta o falecimento do médico Renato Souza Pinto. Cumprimenta o Padre Gustavo Barbiero, pela passagem de seus sete anos de ordenação presbiteral. Diz que fez vários pedidos de informação à prefeitura, entre eles: como está sendo feito o combate e quantos são os casos de dengue, chicungunha e zika que continuam assolando os cachoeirenses; quantos projetos foram feitos para atender aos recursos provenientes de emendas feitas pelos deputados para Cachoeiro; qual é o custo de algumas obras, que, aparentemente, têm qualidade muito baixa. Diz, também, que pediu à Secretaria de Educação, informações sobre as atividades que estão sendo exigidas aos alunos da rede municipal, pois é grande o risco de um alto índice de evasão escolar durante a pandemia, e os vereadores precisam conhecer melhor a situação para fazer sugestões.

 

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PSB)

Comenta que nos últimos meses fez solicitação de recapeamento de vias públicas na região do bairro Aeroporto e Ruy Pinto Bandeira, prejudicadas pelas chuvas, e hoje comemora o fato de que muitas estão passando por recuperação. Menciona assinatura do convênio com o governo do estado que permitirá o recapeamento de várias vias de grade volume de tráfego em Cachoeiro. Diz que, visitando o distrito de Pacotuba, viu que as vias asfaltadas estão muito danificadas, quase intransitáveis, e fez solicitação à secretaria de obras para resolver o problema. Elogia a live feita pelo vereador Diogo Lube com o médico Adriano Munhões Martins, e faz coro contra a automedicação, lembrando que apresentou projeto de lei para reduzir essa prática em Cachoeiro.

 

 

Ely Escarpini (PV)

Informa que fez pedido de obras na Rua José Amaral, no bairro Teixeira Leite, e comemora o programa de recapeamento asfáltico que terá início em vários bairros.

 

 

Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

Agradece à Secretaria de Esportes por ter contemplado os bairros Monte Cristo e Jardim Itapemirim com belas praças de lazer. Registra que a instalação da academia do bairro IBC, uma das primeiras a ser prometidas, ainda não teve início. Parabeniza o presidente Alexon Cipriano pela ótima gestão da Câmara Municipal.

 

 

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

Afirma que os cachoeirenses estão como “ovelhas sem pastor”. Segunda ela, não é razoável que uma cidade de mais de 200 mil habitantes tenha 55 decretos impedindo que as empresas trabalhem, o que faria as pessoas perderem seus emprego, e que a prefeitura tenha feito mais de 6.000 notificações contra pessoas que queriam trabalhar. Afirma que o cerco sanitário no centro da cidade trabalha sem o menor critério. Diz que fez solicitação de poda de árvores, e lhe responderam que fizesse a reclamação pela ouvidoria. Também afirma que pediu a instalação de câmeras próximas ao Ifes e a prefeitura lhe respondeu que as câmeras somente são colocadas em pontos de acesso ao município e próximos ao perímetro urbano. “Mas não é exatamente o caso do Ifes?”, questionou.

 

Rodrigo Sandi (PODEMOS)

Agradece ao prefeito, à secretaria e aos servidores municipais pela obra na quadra do Zumbi. Diz que as ruas do bairro estão cheias de buracos e pede que a prefeitura melhore as vias com uma operação tapa-buraco. Pede também a reforma da praça, quadra e campo de areia do Alto Eucalipto, onde, inclusive, são realizadas atividades do projeto Frei João, que atende mais de 300 crianças. Afirma que município e comunidade precisam entrar em consenso sobre a limpeza da cidade, pois não adianta a prefeitura limpar e alguns moradores sujarem. “É preciso ter consciência”, alerta. Afirma que os vereadores estão sendo ofendidos nas redes sociais, quase sempre por pré-candidatos ao cargo que tentam impedi-los de trabalhar, e faz um clamor pela união de todos em prol do município.

 

Sílvio Coelho Neto (REPUBLICANOS)

Parabeniza as secretarias e a prefeitura pela reforma da escadaria Madre Gertrudes, atrás do Cristo Rei. Agradece aos secretários pela renovação da iluminação em Conduru e São Vicente. Lamenta que as obras da ponte da Usina São Miguel e Cachoeira Alta não tiveram início, e pede ao governador: “Pare de fazer essa covardia com a comunidade de São Vicente”. Lembra que as obras na estrada de São Joaquim já foram apontadas ao governo do estado como prioritárias para Cachoeiro e, como nada foi feito, era previsível que o local ficasse nas péssimas condições em que se encontra hoje.