Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos principais pronunciamentos - 04/06/2019

Resumo dos principais pronunciamentos - 04/06/2019

por Celia — publicado 05/06/2019 10h30, última modificação 05/06/2019 10h29

  

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Informa sobre indicações que apresentou durante a semana, com destaque para solicitação de extensão de rede de abastecimento de água em rua de Córrego dos Monos. Comenta o temor de moradores do interior com a possibilidade de suspensão do serviço de transporte escolar. Informa que moradores de Itaoca reclamam de falta de verduras e legumes na merenda escolar, afirma que biscoito, leite, carne e outros alimentando estão quase acabando, e pede providências à prefeitura. Diz que o processo seletivo da prefeitura não prevê contratação de dentistas, como seria necessário.

 

 Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Afirma que a entrega da merenda escolar não deve sofrer atrasos, pois isso prejudica o aprendizado das crianças, e é preciso melhorar a gestão do serviço. “E é necessário que tenhamos informações claras sobre o que está realmente ocorrendo, pois este é um problema muito grave. Nossa intenção não é arrumar problema com a prefeitura, pelo contrário, queremos ajudar a encontrar uma solução”, diz. Anuncia que fez indicação solicitando que o portão localizado na travessia que permite o acesso entre as ruas Coronel Francisco Braga e Severino Matias de Souza, que hoje é fechado às 16h00, fique aberto até mais tarde. Também fez indicação solicitando reforma e limpeza nos banheiros da rodoviária do interior, e sugerindo que se avalie a realização de um TAC que permita aos comerciantes se responsabilizarem pela manutenção dessas estruturas. Informa que fez reunião com o secretário de segurança Ruy Guedes e comerciantes do Mercado do Amarelo, que reclamam da falta de estacionamento na rua, o que tem reduzido o número de clientes, e diz que foi informado de que há estudos sobre a possibilidade de que o trecho em frente ao mercado seja tornado mão única. Na reunião, também comprometeu-se a apoiar sugestão dos comerciantes no sentido que a Secretaria de Cultura participe da gestão do mercado, promovendo shows, feiras etc. Informa que fez indicação para que prefeitura cubra trecho de oito metros de galeria em rua do bairro Amaral, pois a cratera é perigosa para motoristas e pedestres, e também para solicitar rede de esgoto para a Rua Copacabana em Soturno, e que, enquanto não é feita a obra, a prefeitura atenda os moradores com caminhão limpa-fossa. Diz que a Assembleia Legislativa desrespeitou a Câmara ao fazer o convite para a audiência pública sobre segurança apenas no dia anterior, o que impediu muitos vereadores de comparecerem, já que tinham firmado outros compromissos.  Agradece a convite de filiação ao PCdoB e diz que até março decidirá sobre o que fazer, embora não pense em sair do PP.

  

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Afirma que o transporte escolar está sofrendo adequações, porque há dissonâncias, já que até mesmo crianças que moravam há menos de 250 metros das escolas estavam usando os ônibus. Segundo ele, a secretaria disse que o serviço não será retirado, apenas estão fazendo novos estudos e medições para aprimorá-lo. Lamenta falecimento do esportista Gabriel Mathielo. Afirma que há mais de um ano pede linha de ônibus para o Bairro São Francisco de Assis, nas áreas próximas aos novos condomínios, mas a empresa diz que o local é acidentado, embora ônibus particulares trafeguem por ali. Comenta sobre audiência sobre segurança pública realizada na quinta-feira pela Assembleia Legislativa na Câmara, e diz que espera resultados concretos de tudo o que foi discutido.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Afirma que fez pedido de informação sobre dez medidas para a desburocratização propostas pela Findes, já que tem o compromisso de estimular a atividade produtiva e a criação de emprego e renda na cidade. Segundo ela, em pesquisa na internet, pareceu-lhe que Cachoeiro “não evoluiu nada”. Menciona exemplo de Cariacica, onde licenças são fornecidas com maior agilidade, respeitando-se o princípio da boa-fé dos empresários. Afirma que se há limitações legais que estejam prejudicando o acesso ao transporte escolar, a Câmara deve alterar a legislação, para garantir este direito aos alunos. Comenta sobre audiência pública realizada na última semana na Câmara de Cachoeiro,  lembrando  a importância da iluminação pública para reduzir  os índices de violência. Defende  que a Câmara pode e deve emendar, como considerar necessário, as propostas de plano de cargos e salários enviadas pelo Executivo. Anuncia que hoje alguns servidores têm seus vencimentos calculados através de uma unidade, o que lhes garante correção automática, e que os projetos extinguem essa unidade. Segundo ela, este fato é apenas uma das muitas situações que comprovam que os vereadores precisam de tempo para analisar com cuidado as propostas. Informa que irá a Brasília esta semana participar de congresso anticorrupção e apresentar a Ouvidoria da Mulher à Procuradoria da Mulher no Senado. Diz que seu gabinete esteve presente na reunião da Comissão de Saúde, onde os deputados estaduais Dr, Hércules e Dr. Emílio Mameri disseram que “Cachoeiro está na UTI”.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Afirma que o município gasta R$ 7 milhões com transporte escolar e não pretende retirar o serviço, mas apenas melhorá-lo. Diz que a Câmara não tem competência para resolver a totalidade das questões levantadas por servidores que estão descontentes com o plano de cargos, mas que, ainda assim, é preciso dar voz a todos e participar do debate. Informa que, em nome da Comissão de Saúde, fez requerimento solicitando informação à Secretaria de Saúde sobre número de atendimentos, demanda atendida e reprimida do serviço de odontologia, pois é preciso melhorar o atendimento. Também pediu informações, incluindo um relatório descritivo sobre número e origem dos usuários, sobre convênio e contrato com Hifa em relação ao pronto-atendimento infantil PAI, onde há pessoas esperando até oito horas por atendimento. Segundo ele, Cachoeiro paga até R$ 300 mil para que sua população seja atendida, enquanto outros municípios vizinhos não colaboram. “Não podem deixar de atender moradores de outros municípios, obviamente, mas o cachoeirense não pode ser prejudicado”, afirma, solicitando providências ao Ministério Público, no sentido de determinar que os municípios contribuam com recursos para o hospital. Elogia a administração municipal por fazer importantes obras de drenagem e pavimentação em vários locais da cidade.

 

Ely Escarpini (PV)

Informa que, segundo informações recebidas no Hospital Infantil, grande parte dos atendimentos feitos no local é de moradores de outros municípios, e por isso os moradores de Cachoeiro são prejudicados.

 

Higner Mansur (PSB)

Elogia organização e gestão ambiental da empresa Petrus, mencionando vários equipamentos e estratégias de sustentabilidade que ele mesmo pode verificar ao visitar o empreendimento. 

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Anuncia que conseguiu com empresa de tintas o material para a pintura de praça entre os bairros Nova Brasília e Zumbi, e que o serviço será feito pela prefeitura. Elogia organização da Copa Drag Racing. Pede melhorias no interior e no entorno do ginásio de esportes do bairro Nova Brasília, para que os jogos estudantis e outras atividades esportivas possam voltar ao local. Anuncia que convidou o professor e advogado Osman Santana para palestrar na Câmara.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Informa que o Poder Executivo não informou o impacto financeiro de nenhum dos nove projetos sobre cargos e salários enviados para a Casa, como exige a legislação, e por isso os projetos continuam aguardando a documentação para seguir a tramitação. Informa que já havia pedido à Secretaria de Educação um relatório sobre a situação da merenda nas escolas, e que, no início da sessão pediu que assessores ligassem para seis escolas, que confirmaram ter recebido esta semana os alimentos que faltavam.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Lembra as comemorações do Junho Vermelho, campanha criada, em Cachoeiro, por lei de sua autoria, para estimular a doação de sangue. Comemora a redução do preço da passagem do transporte coletivo para Conduru, e informa que a população do distrito fez 750 cadastros no Consórcio Novotrans para cobrança do novo valor. Informa, ainda, que pedirá que seja marcado um novo dia para que a realização de novos cadastros, e que irá sugerir mais dois horários de ônibus para beneficiar a população. Parabeniza o bairro Agostinho Simonato pela conquista da reforma da quadra poliesportiva, que estava abandonada. Informa que em breve a prefeitura fará os serviços de patrolamento e ensabraimento em Burarama, e que, também nos próximos dias, será reformado o passa-gado de São José de Cantagalo e São Vicente, que ameaça desabar. Agradece ao prefeito pelo convite para visitas a obras em vários bairros.

 

Rodrigo Sandi (PTN)

Informa que acompanha o processo para a construção da nova unidade de saúde anunciada para o bairro Zumbi, desde já demonstrando várias demandas dos moradores do bairro nesta área. Diz que fez indicação à prefeitura solicitando  urgência na reforma da Ponte de Usina de São Miguel. Denuncia que pessoas de outros bairros despejam lixo nas ruas do bairro Zumbi. “Falta fiscalização, mas falta também educação. Depois as pessoas reclamam da dengue e de outras doenças”, afirma.  Pede mais iluminação em becos e ruas do bairro Zumbi.

 

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

Defende a importância de uma torre telefônica que beneficiaria 17 comunidades, como Alto São Vicente, Bom Jardim, São Vicente e outras próximas. Esclarece que há anos luta por isso, inclusive apresentando reivindicações ao deputado Theodorico Ferraço. Convida a todos para reunião do DEM, sábado, no plenário da Câmara.

 

Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

Afirma que entende a posição de alguns setores do funcionalismo municipal que defendem a aprovação rápida do plano de cargos, mas lembra que a Câmara precisa analisar a situação de todas as categorias de servidores, inclusive os que acreditam que serão prejudicados.