Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos da Sessão Ordinária do dia 11/03/2025

Resumo dos pronunciamentos da Sessão Ordinária do dia 11/03/2025

por Camila Reis publicado 11/03/2025 19h18, última modificação 11/03/2025 19h18
Saúde, transporte escolar e outros temas relevantes para o cachoeirense foram abordados.

Resumo dos pronunciamentos da sessão ordinária do dia 11 de março de 2025, nos pequeno e grande expedientes e horário das lideranças. Assista às falas na íntegra clicando AQUI

 

Paulinho Careca (PODE)

Convida a secretária municipal de saúde Renata Fiorio para esclarecimentos sobre diversas demandas que vem sendo apresentadas pelos vereadores, como falta de ar condicionado em unidades de saúde e na UPA do Marbrasa, insuficiência de transporte para encaminhamento de pacientes para consultas e procedimentos em outros municípios e falta de fraldas e insumos para distribuição à população. A secretária esclarece que muitas demandas e problemas foram herdados da gestão anterior e estão sendo ajustadas, e pede aos vereadores apoio na obtenção de emendas parlamentares e outros recursos. Relata que comunidade católica requereu à Escelsa aumento da energia fornecida para instalação de ar condicionado e foi solicitado o pagamento de transformador no valor de R$19.000,00 para contemplar a região. Questiona a regularidade dessa cobrança. Agradece ao secretário Ari e toda equipe pelo serviço de limpeza do bairro São Lucas. Relata reunião ontem na qual foram apresentadas diversas obras e melhorias que serão realizadas no bairro Agostinho Simonato e já foram iniciadas hoje. Associação de moradores da Gruta pede que sejam feitas melhorias nas estradas vicinais para que vans do transporte escolar possam acessar às comunidades e agradece ao servidor Rangel, da SEME, que terminou, com sua equipe, o padrão elétrico da escola do distrito, que permitirá a ligação dos aparelhos de ar condicionado.


Leonardo Pinheiro Dutra - Léo Cabeça (PSDB)

Lembra que alertou ao prefeito que as má condições das estradas do interior prejudicariam o transporte escolar e que o contrato com a empresa que prestava o serviço venceria em fevereiro. A administração optou pela contratação emergencial de nova empresa, ao invés de renovar o contrato, enquanto encaminha processo de licitação. Novos carros, sem monitores e com documentação atrasada, foram enviados para as comunidades, sem avisar ao vereador nem às famílias. Muitas preferiram, por segurança, não enviar as crianças para as escolas. Além disso, o ônibus de Soturno está com janelas quebradas e o motorista não tem preparo para carregar crianças, as expondo a riscos. A população dos distritos cobra estas demandas do vereador incessantemente e ele pede ao prefeito providências. “Se for pra economizar R$2 milhões e deixar criança sem estudar, pode gastar mais 4”.

 

Alexandre de Itaóca (PSB)

Comenta aparte de Coronel Fabrício em fala de Leo Cabeça sobre a proibição do uso de kombis para transporte escolar, além das outras irregularidades do serviço que vem sendo prestado pela atual empresa contratada. Afirma que é necessário apurar porque a prefeitura vem aceitando este serviço, mas que não é um problema dessa gestão e sim vem sendo recorrente desde que é vereador. Lembra que no mandato anterior, por exemplo, crianças ficavam sem ir para a creche porque é obrigatório o uso da cadeirinha, que os veículos contratados não possuíam. “O contrato tem que ser bem redigido. O transporte tem que ser de acordo com as leis”. Sugere parcerias e cooperativa para melhoria do serviço, preservando as pessoas envolvidas e os recursos públicos.

 

Delandi Macedo (PSDB)

Lembra o poder fiscalizador dos vereadores diante de problemas como as irregularidades apontadas no serviço de transporte escolar. Sobre as demandas da saúde, destaca o problema dos pacientes de hemodiálise que precisam realizar o tratamento em outros municípios. A resolução é o aumento da oferta de serviço em Cachoeiro. Afirma que há interesse do hospital do Aquidaban em receber os leitos e disponibilidade de emendas parlamentares para sua aquisição. Pede instalação de ar condicionado nas escolas Maria Stael, no Village da Luz, e Rotary, no Nova Brasília.

 

Vandinho da Padaria (PSDB)

Agradece ao secretário Ari Moreira pelos serviços de limpeza que vem sendo realizados em Cachoeiro e pede ao mesmo resolução da pavimentação da Rua João Sasso. Agradece à secretaria de segurança pelo apoio dado ao evento de carnaval realizado no bairro Paraíso. Agradece à acolhida do prefeito e secretário em reunião que discutiu implantação de APA- Area de Preservação Ambiental na região do Alto Espirote, o que não é aceito pelos moradores por já haver exploração turística. Informa que o prefeito solicitou grande quantidade de pavi-s para as estradas do Espirote e outras, assumindo o compromisso de o município realizar a aplicação, caso o governo do estado não o faça.


Marcelinho Fávero (UNIÃO)

Agradece o carinho e orações recebidos durante recuperação de problema de saúde. Indica à prefeitura que avalie a possibilidade de realizar novo Refis, dado que muitas pessoas ainda estão em dívida ativa como município. Agradece ao prefeito pela boa vontade de disponibilizar mão de obra solicitada pela Polícia Civil para apoio à emissão de carteiras de identidade, além de melhoria do local de atendimento. Agradece à Semurb pela celeridade em processo que tem acompanhando desde o ano passado para regularizar projeto de construção de edifício de 16 andares na região central da cidade, parabenizando a atual gestão pela visão progressista para Cachoeiro. Citando o tema da Campanha da Fraternidade 2025, pede à administração que olhe mais pela zeladoria – limpeza, capina e retirada de entulhos - de Cachoeiro, que vem sendo feita pela secretaria municipal, mas é preciso contratar empresa novamente para dar conta do serviço. Pede também que haja mais investimento na conscientização da população sobre o descarte correto de lixo, entulho e materiais recicláveis.  


Thiago Neves (PSB)

Convida vereadores e servidores para evento do Dia do Ouvidor, promovido pela Ouvidoria Legislativa, que acontecerá na próxima quinta, 13, às 10h, no Plenarinho. Iniciou com executivo diálogo sobre direitos dos servidores em designação temporária no município, como revisão da lei para concessão de licenças, a exemplo de falecimento de familiares, e equiparação de ticket alimentação aos efetivos.

 

João Machado (PDT)

Parabeniza Leo Cabeça e Alexandre de Itaoca pela abordagem ao problema do transporte escolar, relatando queixa recebida de moradora de São Joaquim. Afirma que continuará defendendo os direitos da população. Em aparte, Marcos Coelho relata que, em Pacotuba, fecharam porteira para impedir o acesso do transporte e filmaram as crianças sem ir à escola, para acusar a atual gestão. Agradece ao preceito e ao vice pela liberdade dada ao secretário Ari Moreira para trabalhar e melhorar a limpeza de Cachoeiro, e agradece também à empresa Corpus pelo serviço prestado. Relata ter participado de entrega de trator e academia em Monte Alegre e afirma que, nesta gestão, será uma “nova Monte Alegre”.

 

Coronel Fabrício (PL)

Parabeniza à Polícia Militar pelo trabalho realizado no carnaval, que não registrou nenhum homicídio no estado.

Vitor Azevedo (PODE)

Pede providências da administração sobre a péssima situação dos cemitérios de Cachoeiro. Estão sem vagas há anos, tomados de mato e completamente depredados. Coronel Fabrício, em aparte, informa que licitação realizada pela gestão anterior está válida e será contratada empresa que oferecerá serviço de gavetas para ossadas antigas, desocupando sepulturas para criar novas vagas. Leo Cabeça sugere construção de novo cemitério municipal em área pública em Soturno, Fazenda do Estado, que não tem impeditivos ambientais como nascentes próximas e seria muito maior que o do Coronel Borges.


Brás Zagotto É Bom (PODE)

Ao contrário do relatado por outros vereadores relata que, na região em que mora, Vila Rica-Maria Ortiz-Teixeira Leite, não está sendo realizado nenhum serviço de limpeza, mesmo solicitando à administração constantemente e sendo próximo ao centro da cidade. Pede ao Executivo revisão da lei do estacionamento rotativo, para impedir grande quantidade de aplicação de multa e guinchamento de veículos que ultrapassem o tempo máximo, além de permitir maior tempo de estacionamento próximo aos hospitais e pagamento da tarifa via pix. Pede que mostrem lei em que “vereadores autorizaram” a renovação de 10 anos da concessão da BRK e o reajuste da tarifa de água.

 

Arildo Boleba (PDT)

Discursa sobre o valor das divergências nos debates da Casa para a democracia. Comenta sobre a necessidade do trabalho de fiscalização dos vereadores, citando assuntos abordados sobre os outros vereadores (possíveis irregularidades dos contratos de transporte escolar, situação dos cemitérios, concessão da BRK...).