Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos da sessão de 26/09/2023: conheça os assuntos que estão mobilizando os vereadores

Resumo dos pronunciamentos da sessão de 26/09/2023: conheça os assuntos que estão mobilizando os vereadores

por Célia Ferreira publicado 26/09/2023 18h59, última modificação 26/09/2023 18h59

 

 

Osmar Francisco (Osmar Chupeta)- REPUBLICANOS

Reafirma que, mesmo após representantes da Prefeitura terem visitado as obras paralisadas da Unidade de Saúde do Zumbi, ainda há perigo no local, com materiais abandonados, causando risco para crianças.

 

Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA

Afirma que fizeram uma lista em que seu nome aparece como tendo indicado duas pessoas para cargos na prefeitura, que teriam sido admitidas, mas uma delas o procurou para denunciar que havia sido demitido irregularmente e a outra ele não conhece. Diz que pedir emprego para pessoas necessitadas, seja na prefeitura ou em empresas, é uma das atuações de seu mandato, e não cabe à imprensa dizer como ele deve agir. Diz que a EDP continua sem fazer seu dever de casa, e mostra fotos demonstrando que há na cidade muitos fios emaranhados em árvores, inclusive fazendo que muros e paredes de casas dêem choques, em dias de chuva. Segundo ele, a EDP também deveria ser responsável por fios de internet que estão pendurados nas ruas, já que a empresa recebe pelo uso do poste. Diz que a Agersa é “uma empresa nojenta, que não fiscaliza nada”, não serve para nada e só funciona para alguns.

 

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) – PL

Diz que visitou o novo gerente comercial da BRK, que se colocou à disposição da Câmara, para buscar soluções de problemas vividos pela população. Conta que participou de entrega de UBS no Basileia, feita em parceria com a Multivix, entrega importante para a comunidade e que conta com equipamento, profissionais de saúde e estrutura de alta qualidade. Diz que sentiu falta de alguém que falasse pela Câmara na solenidade de inauguração de obras em Pacotuba, e sugere que o Executivo passe a incluir o presidente do Legislativo no cerimonial, já que os vereadores contribuem com o município dando governabilidade e buscando parcerias e emendas.

 

Adriano Pereira Verediano (Mestre Gelinho) – PSDB

Após lamentar a morte de amigos vitimados pelo câncer, lê carta do subtenente Adão Silva, que venceu a doença, e propõe à Câmara que faça uma menção honrosa à equipe de saúde do Hospital Evangélico, que, segundo o militar, faz seu trabalho com grande competência e dedicação.

 

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) – PP

Propõe que o Poder Executivo e a iniciativa privada criem uma política de emprego, mostrando as vagas disponíveis e qualificando pessoas, de forma a reduzir o desemprego no município. Diz que todos os trabalhadores, inclusive os servidores públicos, precisam ser valorizados e incentivados. Afirma que a EDP não está cumprindo a lei municipal que impede que se faça corte de energia na sexta-feira, e há muitos moradores ficando sem luz durante o final de semana. Sugere que, no novo pacto de energia elétrica, seja incluído dispositivo que isente dos cortes a população de baixa renda. Afirma ter se reunido com a presidente Zezé, da associação de moradores do Bairro Nossa Senhora da Glória, e com os líderes do PDT, presidente Fabrício do Zumbi e vice Professor Léo. Diz que esteve com o Prefeito Municipal, com quem conversou sobre a situação dos servidores, reivindicando o pagamento do piso do professor, piso de enfermeiros, pagamento de progressões atrasadas, periculosidade dos agentes de trânsito, reposição salarial e cumprimento de todas as exigências legais. Segundo ele, uma boa remuneração é fundamental para que Cachoeiro cresça, porque toda a cidade será beneficiada.

 

Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) - PSB

Diz que Cachoeiro possui hoje muitas pessoas em situação de rua, talvez por falta de oportunidade, e lembra que em municípios do entorno há empresas com falta de trabalhadores em algumas áreas. Segundo ele, uma politica de emprego poderia tentar alocar essas pessoas, oferecendo inclusive facilidades, como transporte para o local de trabalho. Sugere que a Câmara reforce seu diálogo com os sindicatos, inclusive dos servidores públicos, que precisam ser ouvidos e atendidos em seus direitos.

 

Delandi Pereira Macedo – PODE

Afirma que, em Cachoeiro, se em algumas áreas realmente não há vagas, em outras faltam profissionais, e por isso muitas empresas estão trazendo trabalhadores de outras cidades. Segundo ele, é necessário promover a qualificação de profissionais na cidade. Afirma ter participado de reunião importante em Nova Brasília, onde as obras estão avançando, e elogia a participação da comunidade, que propõe soluções para que o serviço seja feito com mais agilidade e menor impacto nas atividades comerciais. Afirma que ruas próximas à Marbrasa são alagadas no período de chuva, e é necessário reverter ou alterar normas do licenciamento ambiental que permitem à empresa que faça aterros no local, pois é necessário reparar os danos que vem sendo causados aos moradores. Afirma estar se mobilizando pelos motoristas da prefeitura que dirigem ambulância, e reivindicam o aumento do percentual de insalubridade, já que atuam como assistentes dos profissionais de saúde durante a remoção de pacientes. Para isso, é necessário que deixem se ser classificados como motoristas e passem a ser considerados “condutores de ambulância”. Mas, segundo ele, a empresa que faz o atendimento para o município se nega a atender o pedido.

 

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Cede seu tempo a Patrícia Brithes, presidente da Associação dos Surdos de Cachoeiro de Itapemirim (Assurci), que agradece à Câmara pela transmissão da sessão em Libras, pedido antigo da instituição. Ela também conta que a equipe de futebol da Assurci venceu o campeonato estadual e pede apoio para que possam participar do campeonato nacional, que ocorrerá em Manaus. Brás anuncia que a Câmara já entrou em contato com a EDP, solicitando que participem de reunião na Câmara, para que discutam os problemas relacionados à empresa, identificados pelos vereadores. Cede tempo a Marissol Dalrio, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cachoeiro de Itapemirim (Sindimunicipal), que fala sobre a campanha salarial da categoria, em pauta desde 2021. Segundo ela, embora os servidores estejam pedindo pela greve, o sindicato no momento entrou com ações administrativa e judicial, para reaver seus direitos. Brás defende a realização de concurso público. Lembra a luta vitoriosa da Câmara pela redução dos valores do IPTU, e diz, que, apesar dos valores reduzidos, muitos contribuintes não estão conseguindo pagar. Por isso, a Câmara solicitou à prefeitura a realização de um REFIS, programa de incentivo à regularização de débitos, e em breve o projeto será enviado para aprovação na Câmara, possibilitando o pagamento de impostos dívida ativa, com grandes descontos.

 

Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT

Afirma que representante da empresa responsável pela aplicação de revsol na entrada de Bom Jardim esteve no local, e identificou seis pontos que precisam de manutenção, com retirada do material, para que o serviço seja refeito. Segundo ele, a empresa ficou de refazer o trabalho após o feriado de 12 de outubro. Reafirma pedido feito ao vice-governador Ricardo Ferraço, que, segundo ele, já se comprometeu com a pavimentação definitiva da via. Afirma que a EDP não está solucionando problemas graves na cidade, e é necessário denunciar a empresa à Aneel.

 

Evandro Miranda (Vandinho da Padaria)

Afirma que a prefeitura precisa fiscalizar empresas de internet e fibra ótica que utilizam os postes e deixam fios caídos na rua. Agradece pelo serviço de revitalização na pracinha do Paraíso e na área esportiva do São Geraldo. Diz que o serviço na estrada do Pirote está quase finalizado, o que deixou a comunidade muito feliz, assim como a aplicação de revsol, a reforma de calçamento e a concretagem em outras vias do bairro. Afirma que as demarcações para as intervenções na avenida Francisco Lacerda de Aguiar já começaram, e o serviço irá beneficiar toda a cidade.

 

Arildo Tomaz Bucker (Arildo Boleba) - PDT

Afirma estar denunciando o mau trabalho da EDP desde o início de seu mandato. Agradece ao município pelas obras inauguradas em Pacotuba. Diz que solicitou à BRK realização de extensão de rede na entrada de Valão de Areia, e foi muito bem atendido pela BRK, e, por isso, acredita que o serviço será feito.

 

Leonardo Camargo (Léo Camargo) – PL

Afirma ter recebido denúncia sobre uso particular de carro da prefeitura, inclusive para viagens a Vitória, e apresenta vídeo mostrando que a identificação de um carro da Agersa é feita por material magnético, ou seja, um imã, que pode ser retirado a qualquer momento do veículo, o que, segundo ele, é ilegal. Diz que formalizou a denúncia ao Ministério Público, e afirma ter protocolado convocação para que o presidente da Agersa và á Câmara esclarecer a situação. Diz que a prefeitura irá alugar, por cerca de R$ 100 mil, os prédios onde funcionavam o Plaza Hotel e o San Karlo Hotel, e irá pagar pela reforma integral dos edifícios, sem descontar do valor da locação. Segundo ele, o procurador municipal havia informado que o município receberia os prédios sem necessidade de reforma, e havendo algum custo, seria de responsabilidade dos proprietários, o que não está ocorrendo. Questiona a nomeação do procurador geral do município, que, segundo ele, foi condenado a devolver R$ 22 milhões aos cofres de São Mateus, onde já trabalhou. “São canalhas que estão usurpando o município, e enquanto isso está faltando medicamento nos postos de saúde”, afirma.

 

Rodrigo Sandi – PODE

Informa que esteve visitando com o secretário Ramon Silveira a quadra do Eucalipto e o campo de areia. Menciona projetos sociais que trabalham oferecendo esporte a crianças e adolescentes do Zumbi, e agradece aos esforços de todos pelo trabalho que, segundo ele, ajuda a transformar em cidadãos de valor as crianças do bairro. Anuncia que, junto com o vereador Sandro Irmão, irá realizar grande festa na Linha Vermelha, para as crianças do Zumbi e adjacências.

 

Sandro Dellabella Ferreira (Sandro Irmão) - PSD

Convida a todos para grande festa na Linha Vermelha, para homenagear as crianças, que irá realizar junto com o vereador Rodrigo Sandi.

 

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Afirma que de quarta a sábado será realizada a Feira do Agronegócio no bairro Aeroporto, que contará com a presença da “Van Itinerante do IPTU”, onde os cidadãos poderão resolver assuntos relativos ao imposto. Lamenta que o servidor não compareça à Câmara e às manifestações para reivindicar os seus direitos, diz que a prefeitura não irá incluir reajuste para a categoria no Orçamento de 2024 e pede que estejam atentos aos candidatos que irão apoiar a categoria nas próximas eleições. Diz que os servidores municipais são altamente qualificados, mas não estão sendo reconhecidos pela administração. Afirma que o município contribui para o aumento do desemprego em Cachoeiro, pois continua dificultando a instalação de novas empresas, com muitas exigências e grande burocracia. Segundo ele, essa situação também contribui para a redução populacional, verificada no último censo. Lembra que, há alguns anos, contadores procuraram o município com o objetivo de instalar um centro logístico, também conhecido como porto seco, mas não foram bem recebidos, e acabaram levando a ideia para Atílio Viváqua.

 

Paulo Grola - PSB

Diz que a quadra do Salgadinho ajuda a afastar crianças do perigo das drogas, pois elas passam a se dedicar ao esporte. Diz que representantes da prefeitura irão visitar o ginásio de Soturno para dar início às providências para a reforma do local. Agradece pelo serviço no cemitério de Gironda e pela limpeza de Soturno, inclusive lavando as ruas.

 

José Carlos Corrêa Cardoso Júnior (Júnior Corrêa) – PL

Agradece aos senadores e deputados capixabas que o receberam e acompanharam em Brasília, onde se mobilizou por apoio para os hospitais filantrópicos do município. Afirma que também se reuniu com líderes nacionais e estaduais do seu partido e com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo ele, recebeu com muita honra a homenagem aprovada pela Câmara. Diz que faz política porque é necessário, para não deixar que pessoas ruins ocupem esse espaço.