Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos da Semana

Resumo dos Pronunciamentos da Semana

por Adriana — publicado 15/05/2019 18h30, última modificação 16/05/2019 08h47

Resumo dos Pronunciamentos do dia 14-05-2019

 

Alexandre Bastos Rodrigues (PSB)

Afirmou que a respeito do plano de cargos e salários, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, tem a garantida do presidente da Câmara de poder utilizar o tempo necessário para analisar cada ponto do plano. "Não seremos irresponsáveis por encaminhá-lo a votação sem antes avaliar profundamente todo o texto", diz. Fez homenagem às mães, presenteando a vereadora Renata Fiório e a servidora da Câmara Irene Guedes com duas peças de artesanato produzidas pela artesã Marilza Soares Chaves moradora do bairro Vilage.

O vereador perguntou se todos assistiram o ES TV primeira edição, que noticiou sobre a sujeira nas margens do Rio Itapemirim, e informou que em 1998 apresentou um projeto que criou equipe para fazer limpeza nas margens do Rio Itapemirim e esse trabalho está extinto. Confirmou que o lixo acumulado às margens do rio contribui para proliferação da dengue, e irá cobrar do Poder Executivo que esse projeto seja colocado em vigência novamente.

Fazemos leis sobre a área cultural, e sugeriu ter em Cachoeiro um festival de música popular, para movimentar a cidade.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Lembrou que dia 15 de maio comemora-se o dia nacional e internacional da família, a sociedade brasileira é formada pela família, e disse que por sugestão está apresentando a Casa o projeto de lei que institui o mês da família em Cachoeiro de Itapemirim. Parabenizou o trabalho essencial que as igrejas realizam não só em Cachoeiro mas no mundo todo.  Afirmou que “escola não educa ninguém, escola ensina o currículo para a vida para a profissão, quem educa são os pais”. A primeira célula da sociedade é a família, a igreja realiza um trabalho social e essencial para a sociedade,  e  que a partir da aprovação do projeto que institui o mês da família serão realizadas diversas celebrações não só nesta Casa, acredita que também nas igrejas, e até pelo Poder Executivo Municipal faça ações para celebrar o mês da família. Afirmou que “é na família que se constroem laços que não podem ser quebrados por nada”. A mãe ama o filho incondicionalmente, e existem hoje pais que também fazem papel de mãe por conta de algumas circunstâncias da vida. “Precisamos valorizar os nossos filhos, a base da sociedade, da igreja constituída independente da placa que ela leva na porta, com certeza nós seremos uma sociedade mais justa mais humana que respeita os direitos dos outros e se faz respeitar através dos conhecimentos dos seus direitos.” Afirmou Alexon.

Alexon perguntou porque que os líderes comunitários não foram convidados para a palestra com Murilo Cavalcanti? Disse ser preciso envolver comunidades carentes e os distritos nos debates, “precisamos conversar com quem mora nestes lugares”, o município precisa articular com as comunidades e com os líderes comunitários, a ocupação social é a saída, só é preciso estar elaborando com as comunidades os projetos.

Fez a entrega da homenagem da Comenda Roberto Carlos a Rosiane Sheidegger de Aguiar da Fonseca.

Discursou sobre diversos assuntos:

“A violência contra a mulher sempre foi uma preocupação nossa, mesmo quando não tínhamos mandato.

Lamentavelmente os índices de feminicídio são crescentes e este final de semana mais uma mulher foi assassinada em Conduru, ao que tudo indica pelo companheiro.

Essa casa está atenta e tem recebido apelos para que possamos solucionar esse grave problema social. Nós já temos a ouvidoria da mulher e em breve poderemos ter também a procuradoria.

Fomos procuradas no início desse ano pela representante da união cachoeirense de mulheres, que nos solicitou um espaço para que os atendimentos à mulher sejam feitos. Solicitaram também o nosso empenho para que a cidade ou região tenha casas abrigo para acolher mulheres vítimas de violência doméstica que não têm para onde ir.

Faremos o que for possível para que a violência contra a mulher diminua. É preciso unir esforços. Podemos reunir o conselho de direitos da mulher, a UCM e todos aqueles que se importam com essa violência que foi naturalizada e em que a mulher, mesmo sendo vítima, ainda é culpabilizada.

Mas existe outro tipo de violência que muitas vezes passa despercebida ou não é encarada como violência contra a mulher. Falamos da violência obstétrica, que acontece em um a cada quatro partos, segundo aponta pesquisa da fundação Perseu Abramo. Isso não pode acontecer em nenhuma maternidade em nosso município.

Cito a violência obstétrica num momento importante para Cachoeiro de Itapemirim, quando o hospital infantil inaugurou a sua maternidade. O HIFA tem um histórico de bons serviços prestados à comunidade cachoeirense. São pessoas abnegadas que suprem a falta de um hospital público no município com muito trabalho e dedicação. Parabéns à todo o corpo clínico, conselheiros, colaboradores e diretoria do hospital.

Sabemos que todos os hospitais de Cachoeiro são filantrópicos e em suas especialidades, têm salvo muitas vidas. Nosso desejo é que toda grávida que recorrer ao hospital materno infantil ou a qualquer outro tenha um atendimento humanizado e eficiente.  Que elas não estejam na estatística das mulheres que sofreram violência durante o parto.

Nós somos leigos, mas falamos baseados em pesquisas que apontam que a violência obstétrica se dá na forma de xingamentos, abuso psicológico e procedimentos agressivos para facilitar a saída dos bebês.

Já tivemos conhecimento de algumas denúncias, mas elas foram feitas pelas redes sociais. As mulheres ficam com sequelas emocionais sérias após um parto com violência obstétrica.

Vereadora Renata Fiório, colegas vereadores, queremos que estejam atentos conosco a qualquer tipo de violência praticado contra a mulher em Cachoeiro de Itapemirim.  Não podemos nos calar. Cada um de nós que está aqui é voz daqueles que nos elegeram.

Vamos prosseguir firmes. Queremos que em Cachoeiro de Itapemirim todo cidadão seja tratado com o respeito que merece.”

Convidou para o workshop da ASCAMES-Associação das Câmaras Municipais do Sul do Estados, sobre políticas públicas dia 16 de maio às 13 horas na Câmara Municipal.

A nossa Casa está bem organizada no que diz respeito a ouvidorias, temos três ouvidorias para atender o povo.

Ficou triste com ausência, com abismo que existe entre as poder público e os líderes comunitários, não estão acontecendo diálogos com os líderes comunitários, eles não tem sido ouvidos, disse “ao prefeito que é necessário ele estar mais atento a essa parte da sociedade que são os líderes comunitários e as lideranças locais. Espero que o governo e os movimentos organizados da cidade se relacionem mais. Ninguém faz nada sozinho, precisamos ouvir a todo os atores.”

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Disse que as lideranças dos bairros precisam de ser mais informadas sobre as obras a serem realizadas. As partes interessadas que fazem esses serviços deveriam buscar mais interação com as lideranças dos bairros. É necessário valorizar os líderes comunitários, eles são importantes, é preciso dar mais atenção a essa categoria que muito se preocupa com a população.

Trouxe uma reclamação sobre o despejo dos resíduos que estão sendo jogados no córrego pela Cooperativa Selita, foi feita uma reunião aqui na Casa e os representante da Selita não compareceram. E segundo a BRK, quase 50% da energia gasta no tratamento de esgoto do nosso município é gasto para fazer o tratamento do esgoto da Selita, porque eles não fazem o tratamento adequado na sua ETE. Disse ter tentado contato para conversar com representantes da Selita e não conseguiu. A ETE da Selita não está funcionando. Já acionou a BRK para verificar e ver o que está ocorrendo, com relação a esse serviço. Disse não querer prejudicar ninguém, mas fará uma audiência pública para tratar desse assunto.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Convidou para reunião que acontecerá nesta quarta-feira (15) de maio às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal com a presença ACISCI, CDL, secretários municipais, gerente de fiscalização, locutores e lojistas, para tratar de assuntos referentes a propaganda sonora estabelecidos na Lei 7227 - Institui o código de posturas e de atividades urbanas do município de Cachoeiro de Itapemirim.

Parabenizou aos dentistas em especial ao Dr. José Luís e ao Poder Executivo pelo plantão odontológico que tem sido realizado nos distritos do município para atender a população.

Agradeceu aos profissionais pelo bom atendimento recebido na última sexta-feira (10) na UPA do bairro Marbrasa, disse que aquela unidade está precisando urgentemente de ser equipada para melhorar ainda mais o atendimento.

Solicitou aos cachoeirenses para cuidarem da limpeza das suas casas e dos seus quintais para que se extermine os focos do mosquito que transmite a dengue. Disse que irá pedir informações sobre as motos fumacê e os horários que estão passando nos bairros para informar a população.

Disse que a população precisa se mobilizar para preservar os serviços que estão sendo realizados nas praças de Cachoeiro.

Esteve em reunião antes da campanha com o Governador Renato Casagrande e pediu que a demanda reprimida por serviços de saúde diminuísse ao máximo, e espera que ele cumpra o que prometeu também para a nossa região. Falou que está há quatro anos aguardando uma prótese de joelho. Que essa situação da saúde possa doer um pouquinho no coração de nossas autoridades para que possam sentir um pouco da dor da população.

Informou que semana que vem se reunirá com o Procon e a Caixa Econômica, pois é  inadmissível que os caixas eletrônicos fechem às 19 horas e quando a pessoa vai ao Banco 24 horas e ele está com uma demanda muito grande, além de você ter uma despesa maior cada vez que usa o serviço. Convidará o Procon para discutir esse assunto que é muito importante para todos. Pretende em breve reunir-se também com as forças de segurança, porque nós não temos segurança. Vamos Chamar a Secretaria de Segurança e Trânsito e as forças de segurança do município para tratar desse assunto. “Porque hoje quem tem segurança é o bandido. Temos um déficit de mais de mil policiais. E precisamos encontrar solução para isso”. Finalizou.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Disse ser necessário estudar minuciosamente o plano de cargos e salários antes de  fazer a votação para atender de forma igual a todas as categorias.

O plano de cargos e salários é muito importante para todas as categorias, se conseguimos esgotar todos os debates com 60 dias poderemos dar celeridade a votação do projeto.

Informou que foi protocolado na Casa o projeto de lei 64/2019 de sua autoria que regulamenta o exercício da atividade profissional de transporte e entrega de pequenas cargas por meio de motocicletas, motonetas e triciclos, no município de Cachoeiro de Itapemirim-es, denominado motofrete. Revoga a Lei Municipal nº 6.535/2011, o decreto municipal nº 29.935/2018 e disposições contrárias.

Falou sobre o dia internacional da família dia 15 de maio, e disse que a família é uma instituição muito importante para a constituição do ser humano, e sacramentada por Deus.

Informou sobre o projeto de lei 36/2019 de sua autoria que Altera o artigo 1°, da lei municipal n° 7.314 de 27 d novembro de 2015 , que institui no calendário oficial do município a comemoração do dia dos pais e das mães, para que seja efetivamente estabelecido no mês no mês de maio e agosto o município comemora o dia das mães e dos pais, disse que não consegue acreditar que se retire do contexto da família a figura do pai e da mãe, por mais que a mãe ou o pai não estejam vivos a criança é fruto do nascimento de um pai e uma mãe, que possamos enfatizar essa história. Por mais que o contraste exista em algumas famílias a constituição da família está configurado em se gerar um ser humano através da união de um homem e uma mulher.

Esta para vir nesta Casa o superintendente de saúde, para tratar da lista de espera para o atendimento da saúde. Os médicos não estão realizando mais os atendimentos no CRE. Esses procedimentos que estão sendo adquiridos para a saúde estão sendo feitos em Vitória.

 

Diogo Pereira Lube (PDT) 

Sobre o plano de cargos e salários, disse que por todos os estudos que se façam e mais esforços que se façam será difícil atender a todas as reivindicações  dos servidores, artigos que falam que podem ajudar e outros que pode prejudicar os servidores, artigos tendenciosos e maquiavélicos que precisam ser bem analisados. Artigos que dizem que o servidor pode optar pelo plano e que depois no final diz que se ele optar pelo plano faz com ele perca direitos adquiridos a tempos fazendo os vereadores ficarem em uma sinuca de bico com tamanha responsabilidade.Pontuo Diogo. “Este vereador que está aqui vai fazer muitas emendas, e gostaria de convocar vossas excelências para realizarmos essas emendas porque depois o Poder Executivo é que aprovará ou não para assim dividirmos as nossas responsabilidades e fazermos o nosso papel de fiscalizadores e legisladores."

Apresentou ao prefeito o projeto Rockinrua para ser realizado uma vez ao mês na rua do Teatro Rubem Braga com atividades e eventos que gerem renda, cultura e  desenvolvimento para a cidade, talvez no final de julho já tenhamos o primeiro encontro.

Disse que as praças de Cachoeiro estão sendo revitalizadas e poderiam ser ocupadas para gerar eventos também e dinamizar a cidade.

Informou sobre projeto de lei de sua autoria que foi protocolado na Casa Projeto de Lei 66/2019 - Institui no âmbito do município de Cachoeiro de Itapemirim - es, a "semana municipal de conscientização e combate à discriminação institucional", e dá outras providências. Sobre conscientização do racismo e preconceito institucional, que acontece e é muito difícil conseguir emprego, a sociedade precisa se conscientizar que existe muito racismo em nossa cidade. Falou sobre a dificuldade das pessoas em conseguir emprego por serem negros e deficientes.” A prevenção é muito mais barata que as políticas curativas”

  

Edison Valentim Fassarella (PV)

Parabenizou ao Presidente Alexon pelo trabalho que tem realizado. Agradeceu ao Poder Executivo pela reforma da reforma praça do bairro Amarelo, o campo de areia que também foi reformado em três dias, parabéns a equipe que ali trabalhou, e já foi realizada uma partida de futebol ali no bairro.

Convida para a IV rodada do campeonato de futsal do bairro Paraíso, dos dias 14 a 16 de maio.

Sentiu-se orgulhoso e emocionado por ter sido citado por Murilo Cavalcati em sua palestra pelo trabalho que tem sido realizado de contação de histórias na praça do bairro Paraíso, famílias tem feito piqueniques ali. Temos uma biblioteca no bairro paraíso, a interação de cultura e espaços públicos sendo utilizados por pessoas do bem.

Agradeceu ao Executivo pelos trabalhos que estão sendo realizados no Beco José Oleotério, na rua Vicente de Souza e limpeza no manilhamento na rua João Sasso.

Informou que na semana que vem dia 21 estará na etapa regional da Conferência de Saúde aqui em Cachoeiro e não poderá estar presente na sessão.

Convidou a todos para o I Fórum sul capixaba de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que ocorrerá dia 15 de maio, às 18 horas no Auditório Pe. Inocente Radrizzani no Centro Universitário São Camilo.

Está com as portas abertas para receber em seu gabinete servidores para fazerem as suas solicitações sobre o plano de cargos e salários.

Fassarella disse não poder ter participado da inauguração da maternidade do HIFA, pois foi a um aniversário em família da tia de 100 anos.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Fez indicações para o bairro BNH, disse que o entorno do ginásio está escuro e solicitou a troca das lâmpadas ali, no bairro BNH por ser uma chegada da cidade está muito feio o canteiro central dali, as árvores sofreram uma poda drástica ano passado.

Parabenizou o subsecretário Vander Maciel que está trazendo um pouco de beleza para a nossa cidade.

Ele disse “porque não cuidar do canteiro central do BNH também?”

A drenagem em frente ao bairro Marbrasa, que o asfalto afundou hoje foi consertado, corrigiram ali.

Esteve na grande festa que aconteceu dia 13 de maio, Maria Laurinda que é conhecida internacionalmente, "a cultura afro é muito importante para nossa região." Parabenizou a dona Maria Laurinda e todas as pessoas que realizaram aquela festa.

Reforçou que as lideranças de bairro devem ser ouvidas. O líder comunitário faz muito, e não ganha nada, para não ser ouvido.

 

Ely Escarpini (PV)

Agradeceu a parceria e o desempenho do vereador Rodrigo Sandi para com o bairro Zumbi.

“O meu sonho é uma cidade planejada, o Zumbi é maior do que oito cidades do Espírito Santo, imagina o Zumbi com várias quadras, com várias praças para que a população pudesse usufruir.”

 

Higner Mansur (PSB) 

“Como sempre faço, começo por requerer ao Sr. Presidente que defira a transcrição na integra, deste meu discurso escrito, que entrego em formato digital: Depois da visita de Murilo Cavalcanti a Cachoeiro, estou pedindo aos meus amigos do PDT, que tragam a Cachoeiro a Deputada Federal paulista Tabata Amaral, pelas suas qualidades que já demonstra tão jovem – tem apenas 25 anos de idade. E para demonstrar a qualidade pública dela, leio seu artigo na Folha de São Paulo, de 8.abr.2019. Abro aspas: “Novo mesmo é não ter rótulos – A renovação política não pode ser apenas uma mudança de nomes - “Você é parente do político...? Ah, não? Então sua família é dona da empresa...? Também não? Você é casada ou solteira? Com certeza foi eleita pelas redes sociais! Só tinha isso de seguidores? Mas como...?” Muitas das minhas conversas no plenário começam assim, geralmente com deputados mais velhos. Até já sei a ordem em que as perguntas virão. Com o tempo, percebi que não é uma tentativa de me ofender, mas de entender como alguém como eu veio parar no Congresso. Não sou filha de político, muito menos herdeira e estou longe de ser um fenômeno da internet. Eles não sabem em que caixinha me colocar, ficam perplexos, inclusive quando descobrem o número de votos que obtive. Minha eleição é resultado de uma trajetória marcada pela educação, anos de trabalho por uma causa e a mobilização de pessoas que viram em minha candidatura um pouco de si — e isso, infelizmente, ainda é pouco comum na política brasileira. Mas essa não é a única situação em que tentam me rotular. Muitas coisas já foram ditas sobre mim: “A Tabata é comunista”, “Ela não representa a esquerda”, “Ela é de esquerda e mais perigosa porque é moderada”, “Ouvi dizer que fulano doou para a sua campanha, logo, ela é de direita”. A pergunta sobre ser de esquerda ou direita me acompanha há um bom tempo. Dizer que estes são termos cunhados há mais de 200 anos que, sozinhos, não podem explicar o mundo de hoje, e que me considero progressista nunca é suficiente. Assim, digo simplesmente que sou de centro-esquerda. Mas aí vem logo um “quem se diz de centro-esquerda é porque não quer assumir que é de esquerda, ou de direita” — dependendo do posicionamento ideológico de quem pergunta. Chego a me questionar se existem de fato progressistas no Brasil. As críticas dos dois lados são tão enfáticas que a tentação de se submeter a um dos rótulos é grande. Mas, para isso, não precisava ter me candidatado. Os rótulos, ou caixinhas, têm representantes eloquentes e seus líderes nos levaram a uma das eleições mais polarizadas e marcadas pelo ódio da história da nossa democracia. O que é ser progressista, afinal? Para mim, é ser guiado por uma visão humanista, mas pragmática do mundo, que comporta a crença de que a desigualdade é a maior mazela do Brasil, o comprometimento com uma educação pública de qualidade para todos e a preocupação com um desenvolvimento econômico sustentável, sem achar que são “pautas de direita” ou “de esquerda”. É acreditar que as melhores políticas públicas são aquelas possíveis de ser imple-mentadas, dialogando com evidências e realidades locais - mesmo quando isso é contrário ao esperado daquele campo ideológico. É unir divergências em busca de soluções. Nos últimos anos eu me dei conta de que nunca me encaixaria no que esperam de alguém que se formou em Harvard, pela origem na periferia, por ter trabalhado desde muito cedo e por não ter tido o acesso cultural que a maioria dos meus colegas teve na infância. Percebi também que já não sou apenas uma menina da periferia, porque tive oportunidades que quase ninguém ao meu redor teve. Para muitos, isso faz com que eu não pertença a nenhum desses dois mundos. Mas não troco minha identidade com a periferia nem tudo o que aprendi em Harvard por nenhum rótulo nesse mundo. Da mesma forma que dizer que conheço a desigualdade brasileira em seus dois extremos me define melhor do que qualquer um dos ditos extremos, quero que o ser progressista seja suficiente para uma breve apresentação da minha visão de mundo. A renovação política não pode ser apenas uma mudança de nomes, ela deve ser também renovação de práticas e ideias, para além da polarização. Então, progressistas, uni-vos, porque, como diria o Armandinho das tirinhas e quadrinhos, não estou sozinha, só estamos espalhados”. Fecho aspas e acrescento que Tabata Amaral é Cientista política, astrofísica e deputada federal pelo PDT-SP. Formada em Harvard, criou o Mapa educação e é cofundadora do Movimento Acredito. E mudando de assunto, para falar de Cachoeiro agora, abro aspas novamente, para ler minha crônica deste fim de semana, no Espírito Santo de Fato e no 7 Dias. Falo sobre (abro aspas): Cachoeiro: - “Um Mês Maiúsculo - Há muito tempo não vejo início de mês tão promissor em Cachoeiro, em favor da cultura, do turismo, do artesanato, do combate à pobreza e à criminalidade e de tudo o mais que envolve essas atividades que comento abaixo, capazes de trazer movimento de qualidade a uma cidade progressista. As intensas notícias e fatos acontecidos em redor da Pedra da Penha, em São Viscente, ponto culminante de Cachoeiro de Itapemirim, com 1.100 m de altura, agora são memórias alvissareiras e tanto mais o serão, se tais notícias e fatos se repetirem com frequência. Meu amigo Paulo Henrique Thiengo, normalmente cético quantos as coisas que poderiam acontecer por lá – sua terra natal – passa-me ótimas notícias. Diz ele que, nos últimos dias, aumentou em muito o interesse por aquelas paragens e que o número de pessoas que chegam até a Pedra da Penha, seja para honrar a Santa, seja para praticar esporte é coisa que há muito não acontecia. Além dos religiosos e do interesse de grupos de caminhadas, Paulo me disse que a Prefeitura, dessa vez, cuidou bem de preparar a estrada e que a trilha para caminhar desde a estrada até o pico apresenta-se, agora, à altura de município que quer investir no turismo rural. Ainda que falte muita coisa, ainda, diz-me o Thiengo que o avanço é considerável. Dois - Um pouco antes, em abril, comemorando-se o aniversário do Rei Roberto Carlos, pela primeira vez vi a prefeitura deixar de lado aqueles shows forasteiros milionários, e investir na prata da casa; cantoras, cantores e instrumentistas da terra, pagos em valores que até eu, crítico severo, entendi de razoáveis para até abaixo do que os músicos profissionais mereciam. Juntar Roberto Carlos – o maior ícone da cidade – com artistas profissionais que vivem por aqui, é achado simples, mas que só agora vi na sua integralidade. Três - Nos dias que antecedem as comemorações do Dia das Mães, em se olhando pelo lado do artesanato local, foram os mais ricos que presencie em meus 53 anos de morada permanente em Cachoeiro. O artesanato local é o melhor caminho que a cidade tem para cultivar suas arte e sua riqueza. Para se ter ideia, nesta semana que finda, e neste sábado que a revista circula, temos vendas do artesanato local em três locais, todos no centrão da cidade. No Maison Belas Artes, o grupo de artesanato “Artes no Sobrado”, desde o dia 6 até o dia 11 de maio, apresenta belíssimos artesanatos, de bons preços e qualidade ainda melhor. Outros artesãos, de tanta qualidade quanto os melhores de Cachoeiro, expõe sua arte e produção no calçadão ao lado do Palácio Bernardino Monteiro, e seus estandes, muito bem sortidos, estão ainda à espera de quem admira o artesanato – e é muita gente. Ao lado da praça, e do Belas Artes, ainda temos, neste sábado, até as 13 horas, no Café Mourads, o Café com Arte, com mais e mais artesãs de qualidade, coroando essa riqueza que nossa cidade tem, e muitos não sabem que tem. Ao todo, terão sido uns 80 ou mais artesãos e artesãs cachoeirenses. Quatro – Tivemos o insigne pernambucano Murilo Caval-canti, que proferiu palestra na Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Além da qualidade e transparência da palestra, mostrando os progressos de Bogotá, Medellín e do Recife, em favor de cidades mais progressistas, limpas e com menos desigualdade, outro ponto alto da palestra foi a plateia – nunca antes eu vira tanta gente junta no salão da Faculdade; não deve ter sido menos de 400 pessoas, todas ouvindo atentamente a experiência daquelas cidades. Um sucesso. Cinco – Por fim, a Associação Casa Verde, que ensina instrumentalização para jovens, em sua maioria carentes, na sua primeira apresentação da série Circulação de Espetáculos - Concerto Sinfônico Trilhas de Filmes, que foi sucesso e que falarei noutro dia.”

 

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

Reafirmou o propósito de estudar cada linha do plano de cargos e salários, pois são nove leis que estão aqui nesta Casa para serem estudadas e analisadas, não poupará esforços para escutar e atender os servidores. “Queremos os servidores trabalhando de modo contente, de modo soberano e satisfeito. Eu estou à disposição para atender a todas as categorias dos servidores, meu gabinete está de portas abertas”.

Solicitou ao vereador Wallace e o Poder Executivo que olhe para que a Vila Olímpica seja de fato terminada, uma área lindíssima que está lá abandonada, faltando pouco para ser terminada.

“Se não houver um pacto entre o poder público a sociedade e as entidades, não adianta não será possível crescer”.

informou que o Simplifica vai tratar do tema da importância do setor produtivo no PDM será dia 23 de maio quinta-feira às 18:30 horas na ACISCI.

Convidou para a palestra que acontecerá no dia 20 de maio segunda-feira às 12 horas aqui na Casa, palestra da Ouvidoria da Mulher sobre o fortalecimento dos vínculos familiares.

Convidou: Dia 16 de maio quinta-feira às 9 horas no auditório do SESI será apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo e Implantação do Conselho de Desenvolvimento da Região Central Sul será muito importante esta reunião.

Fizeram a reforma do viaduto da Santa Casa, mais a  faixa de pedestres está apagada em frente ao HIFA, e a iluminação pública ali está precária.

“Porque a escadaria ao lado do CRE não recebe um corrimão, e precisa também de um muro, liguem para o 156,  me ajudem a pedir o corrimão para a escadaria do CRE, e  para quem puder me avisar e ver um caminhão da empresa Limpo eu quero ver essa empresa trabalhando essa empresa faz a poda de árvores, me envie porque eu estou cansada de ver árvores sem poda na cidade".

Violência contra a mulher, esta Casa está muito atenta a este assunto.

Foi proposto a esta Casa o projeto de lei sobre depressão pós parto de sua autoria, o grande mal que acomete as famílias. Os profissionais da saúde colocaram que é muito importante esse assunto.

"A ouvidoria da mulher não é uma ficção aqui nesta Casa, ela faz parte da rede de combate a violência a mulher em todos os sentidos, e foi incluída no NEVIDE- Núcleo de Enfrentamento a Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Espírito Santo."

 

Rodrigo Sandi (PODE)

Agradeceu ao vereador Ely Escarpini o convite que foi feito para que juntos possam  mudar muitas coisas no bairro Zumbi, colocou-se à disposição para que estejam juntos e levem melhorias para  aquela comunidade, e o elogiou por ser simples e por não ser egoísta.

“Não se muda uma cidade sem mudar o cidadão” frase de Murilo Cavalcanti, disse que tirou algumas ideias do livro de Murilo para o bairro Zumbi.

“Precisamos devolver a calçada para as pessoas, e eu tenho observados vários carros estacionados nas calçadas”, é necessário que mude o comportamento do cidadão os 19 vereadores podem querer ter ideias, querer mudar, fazer leis,  mas se o cidadão não se conscientizar em mudar fica difícil, "gostaria que Cachoeiro virasse 10% de Recife".

Informou que o bairro Zumbi está recebendo os brinquedos nas praças, peço que o cidadão colabore e cuide dos benefícios que estão sendo realizados nas praças dos bairros.

Disse que cada um tem uma forma de pensar, eu sou a favor que se vote logo o plano de cargos, "da minha parte gostaria que votasse logo, mas somos um colegiado. Estou à disposição do povo e dos servidores para tratar deste assunto em meu gabinete."

“Podemos mudar Cachoeiro, sim nós podemos mudar para melhorar Cachoeiro”. Finalizou Rodrigo

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Silvio agradeceu ao secretário Valadão e ao subsecretario Solimar Simplício, pelos trabalhos realizados em Pedra Lisa, disse está aguardando a poda das árvores lá em Conduru para a festa da comunidade que inicia dia 18 de vai até  22 de maio. convida para dia 19, I corrida de Santa Rita, e agradeceu a UNIAVES a MG2 pelo apoio a corrida. Estarão sendo entregues várias obras nos dias da festa ali em Conduru.

Está sendo feito um muro na Avenida Candido Câmara perto da pracinha em Conduru.

Agradeceu ao secretário Vander pelas limpezas realizadas nos bueiros em Coutinho

"Afirmou que foi lindo o momento da inauguração da maternidade HIFA", deixou o sentimento para tenham um grande sucesso naquele hospital.

Parabenizou a senhora Antônia Castro por ter completado 106 anos esta semana.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Falou sobre o projeto ruas de lazer, convidou a todos para irem ao bairro Alto Amarelo no próximo domingo estaremos todos lá para prestigiar a comunidade.

Agradeceu a secretaria de esportes e a associação do Alto Amarelo pela dedicação aquela comunidade.

Parabenizou também o Poder Executivo pelo serviço feito no bairro Nova Brasília, a pracinha estava abandonada, é muito bonito esse projeto de revitalização das praças em Cachoeiro, com brinquedos que estão sendo colocados para que as famílias voltem as praças.

Agradeceu a secretaria Lílian Serqueira, ao Mundo das Tintas e a equipe que foi trabalhar no final de semana para pintar quadra da Escola Agostinho Simonato, que foi pintada no último sábado e domingo.

Convidou para o lançamento da Corrida de São Pedro no dia 23 de maio às 19 horas em frente a Selita.