Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos da Semana

Resumo dos Pronunciamentos da Semana

por Adriana — publicado 12/03/2019 18h15, última modificação 15/03/2019 13h23
Resumo dos Pronunciamento da Semana
Resumo dos Pronunciamentos da Semana

Sessão 12 de março

Resumo dos Pronunciamentos do dia 12-03-2019

 

 ALEXANDRE DE ITAOCA

Alexandre Andreza Macedo (DEM) 

Parabenizou o sr. Jailton Alves Pedroso, superintendente do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (HIFA), pelo competente atendimento que tem realizado a comunidade de Itaoca.

Informou que a partir de sábado (16) serão iniciados atendimentos odontológicos nos finais de semana no posto de saúde no distrito de Itaoca. Agradeceu aos secretários municipais Luciara, Paulo Miranda e o subsecretário Edgar    pelo desempenho em atender as solicitações da comunidade de Itaoca.

Convidou a todos para a reunião que acontecerá no dia 20 de março às 19 horas no salão da Igreja Católica em Itaoca Pedra, onde serão tratados assuntos referentes a segurança pública, informou que estarão presentes na reunião o Coronel da Polícia Militar e o Delegado da Polícia Civil de Cachoeiro de Itapemirim.

Passou informações sobre a emenda na proposta orçamentária da União de 2019, da deputada federal Norma Ayub (DEM) no valor total destinado para Cachoeiro de um milhão duzentos e trinta e quatro mil Reais.

Agradeceu ao prefeito Vitor Coelho (PSB) e ao Deputado Evair de Mello (PP) que em visita realizada em Itaoca anunciaram o asfaltamento em Ipiranga, Alto Moledo, a obra do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que já está em licitação, a reforma do PA de Itaoca no valor de setecentos mil reais.

 

 Alexandre Bastos

Alexandre Bastos Rodrigues (PSB) 

Convidou a todos para no próximo sábado (16) às 9 horas na Câmara Municipal, virem a uma reunião que ocorrerá com o Deputado Ted Conti (PSB).

 


 Alexon Cipriano

Alexon Soares Cipriano (PROS)                                                                  

No início da Sessão solicitou um minuto de silêncio pelo falecimento da senhora Elizabeth Pereira Alves.

O Presidente informou que tem realizado visitas no interior do município, e verificou a necessidade de muitas melhorias que precisam ser realizadas, por exemplo, as estradas vicinais de Pacotuba estão precisando de manutenção.

Levantou um questionamento no plenário, se realmente foi boa a junção das Secretarias de Interior e Agricultura?

O Presidente Alexon, convidou o artista plástico Tayron Lemos dos Santos, de Belo Horizonte, para apresentar o trabalho realizado com a técnica de grafite em papel, o qual fez uma releitura da foto do grande escritor Newton Braga, Tayron doou a obra para a Câmara Municipal.

Informou que estará na próxima quinta-feira às 15 horas em audiência com o secretário de estado de segurança pública e fará uma proposta para realizar uma Audiência Pública não só para Cachoeiro como também para todo sul do estado.

O presidente disse que as portas da Câmara estão abertas, juntamente com a Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (ASCAMES), para que se realizem audiências públicas buscando melhorias para a população do sul do estado.

Informou que em reunião realizada na Câmara de Vargem Alta no dia (11) na qual foram tratados assuntos referentes a chamada “Curva da Morte”, lá organizaram um oficio em conjunto todos os vereadores da Câmara de Vargem Alta, e a Câmara de Cachoeiro também com os seus 19 vereadores formalizaram um oficio, solicitando a visita In loco do responsável pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), para verificar a situação da Rodovia ES-164.

Na ocasião da visita à Câmara de Vargem Alta, o presidente Alexon teve a satisfação de conhecer a vereadora Gilda Pedruzzi (PTN), uma senhora com 71 anos de idade que sempre colaborou com o serviço social ligado ao hospital Padre Olívio, um grande exemplo de trabalho para o Brasil.

O presidente Alexon Cipriano, anunciou o início dos estudos para a implantação do programa Câmara Sustentável. Segundo Alexon, o assunto foi tratado em reunião realizada há poucos dias com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, este programa promoverá uma economia para a Casa e também a conscientização do consumo sustentável.

Em reunião recente com o vereador Diogo Lube (PDT), tratou de assuntos referentes a Escola do Legislativo para a qual o vereador Diogo estará montando uma grade de cursos iniciais, que promoverão a qualificação dos vereadores, servidores e da população cachoeirense.

Agradeceu a vereadora Renata Fiório (PSD), pela condução da solenidade que ocorreu no último dia (08), foi uma tarde muito proveitosa na qual essa Casa pode conhecer os diversos serviços que a administração pública de Cachoeiro e alguns órgãos do governo do estado colocam a disposição da população.

Informou que esteve em reunião com a empresa Ágape que presta o serviço do portal  transparência para esta Casa, e disse que muito já se realizou em melhorias na transparência, mas ainda tem muito a melhorar, uma dessas melhorias será um espaço dentro do site da Câmara onde cada vereador através da sua assessoria, poderá postar no seu espaço, todos os seus serviços e eventos que tem participado.

Informou que o setor de Comunicação da Casa está à disposição através das servidoras Adriana e Célia para atender não só a Presidência, mas também aos vereadores que queiram divulgar assuntos e serviços de interesse público, para que assim a população possa conhecer o trabalho de todos os vereadores de Cachoeiro de Itapemirim.

 

 ALAN

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Disse que espera e acredita que a população será atendida com a chegada do asfalto quente em Cachoeiro, pois a demanda e solicitações de serviços é muito grande pela população.

Falou também sobre a falta de médicos legistas na cidade, e essa situação só prolonga o sofrimento das famílias quando perdem um ente, porque tem de ser transladado para o SML Vitória, e só depois retornar para ser realizado o velório e o sepultamento aqui em Cachoeiro.

Disse que muitos assaltos diurnos e noturnos estão acontecendo em Cachoeiro, e existe a necessidade de mais efetivos da Polícia Militar em nossa cidade, pois a presença da polícia nos causa uma melhor sensação de segurança. Informou que várias motos da Polícia Militar estão quebradas, sem manutenção e não podem rodar, espera que o governo atente para essa situação e tome providência para melhorias.

 

ANTONIO GERALDO 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

O vereador disse que não adianta a prefeitura realizar a operação tapa-buracos em algumas ruas de determinados bairros e em outras não, quando o serviço é feito somente em algumas ruas, os moradores das ruas que ficaram sem a realização da obra ficam insatisfeitos.

Perguntou, por que ainda não tem o asfalto quente para realizar as obras nas ruas? Por que a cidade está com inúmeras lâmpadas da iluminação pública queimadas e não são trocadas?

Informou que a população precisa refletir sobre a necessidade que existe em preservar a limpeza da cidade, porque parte da população cachoeirense não zela pela preservação da limpeza das ruas, segundo Antônio Geraldo, não se pode retirar o lixo da porta da sua casa e despejar em outra rua, ou em terrenos baldios, esse ato só piora a situação da sujeira na cidade e ainda faz com que a proliferação de ratos e outras pragas aumente.  

 

 BRAS ZAGOTTO

Bras Zagotto (SD)

Informou que brevemente realizará visita ao bairro Teixeira Leite conforme solicitação de uma moradora que estava ouvindo a sessão e pediu visita para aquele bairro. Agradeceu ao secretário de obras por ter iniciado a reforma da escadaria que liga a rua Pedro Feitosa a rua Amélio Ronqueti no bairro Vila Rica e disse que mais quatro escadarias serão reformadas ali na região. Agradeceu a secretaria de educação por estar realizando o serviço de reformas nas escolas.

Informou que seriam retiradas cinco árvores da calçada da escola Anísio Ramos que fica no bairro Vila Rica, as quais a secretaria do meio ambiente já tinha constatado que  atrapalham o acesso de cadeirantes, e também as suas raízes estão comprometendo a estrutura do muro da escola,  mas devido a uma demanda na rede social postada por uma moradora  a qual disse que, todas as árvores seriam cortadas e que recebeu apoio de outros moradores,  a secretaria não fará mais a retirada das cinco árvores dessa calçada, permanecendo assim o problema.

 

 DELANDI

Delandi Pereira Macedo (PSC)

O vereador disse que essa semana esteve conversando com o secretário de obras, e ele informou que o processo de licitação já foi concluído e o material do asfalto já será entregue na cidade para que brevemente os serviços sejam iniciados.

Informou que em visita recente que realizou no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (HIFA), pode verificar o hospital está de parabéns tanto em organização, em atendimento, e que tem procurado prestar um serviço de qualidade para os pacientes do sul do estado e sendo este também referência em maternidade.

Falou que Cachoeiro hoje é referência no sul do estado em educação, pelas faculdades que hoje existem na cidade e que trazem alunos para o município. Disse também que o Poder Público precisa investir mais em educação, principalmente na educação básica.

 

FASSARELLA 

Edison Valentim Fassarela (PV)

O vereador Edison Valentin Fassarella anunciou que enviará ofício ao Governador Renato Casagrande e ao Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, solicitando a solução para falta de médicos especialistas no Serviço médico Legal de Cachoeiro (SML), o ofício leva a assinatura do Fassarella e de todos os outros vereadores de Cachoeiro.

Disse estar muito satisfeito por ter chegado à Câmara o Projeto de Lei 32/2019 de autoria do Executivo que altera dispositivos da lei nº5734, de 27 de julho de 2005, que dispõe sobre o vencimento dos profissionais do Programa Saúde da Família. Solicitou se possível a Casa votar esse projeto em regime de urgência.

Informou que o Deputado Theodorico de Assis Ferraço (DEM), esteve em visita à Cachoeiro com o intuito de que seja elaborado junto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) o projeto de asfaltamento do Morro do Caramba.

 

 ELIO CARLOS

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Informou que protocolou na casa o Projeto de Lei 26/2019 que Instituí a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação. Este projeto tem importância para a população pois, segundo dados do Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade o Brasil é recordista mundial em automedicação, setenta e dois porcento da população brasileira se automedica.

Disse que sempre foi a favor e defende a escola em tempo integral, é uma excelente política educacional, porém ela não deve ser uma norma absoluta para as 77 escolas de Cachoeiro de Itapemirim. Disse que deve ser opcional, pois existem pais que preferem ficar um período do dia com seus filhos em casa e também de alunos que necessitam estudar em um período trabalhar ou estagiar em outro.

 

 HIGNER  

Higner Mansur (PSB)

Está requerendo informações sobre empresa contratada pelo Poder Executivo do Município para atualizar o Plano diretor Municipal (PDM) de Cachoeiro de Itapemirim. Disse ter 126 artigos de sua autoria e um trabalho acadêmico de uma jovem cachoeirense que discorre sobre rios urbanos e paisagens, ele disse não saber a quem entregar esse material, que poderá ser utilizado para o projeto de reforma do PDM do município.

 

 PAULO SERGIO

Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

 O vereador agradeceu ao secretário de obras que tem se empenhado em atender os pedidos de obras e limpezas solicitados pelos cachoeirenses. Agradeceu em especial ao senhor Valentim que faz parte da secretaria de serviços urbanos, o qual  tem comandado muito bem as equipes de limpeza das ruas de Cachoeiro.


 RENATA

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD) 

Renata agradeceu todo apoio recebido na realização da solenidade pelo Dia Internacional da Mulher que ocorreu na Casa no último dia 08 de março. Disse que foi muito importante a presença de todos que prestigiaram o evento.

Protocolou na Casa o projeto de lei 27/2019, que institui a “Campanha Maio Roxo”, de sensibilização, conscientização e apoio aos portadores de doenças inflamatórias intestinais e denomina o dia 19 de maio o dia das doenças inflamatórias intestinais.

Falou que é inadmissível que a capela mortuária municipal fique sem o ar condicionado para atender as famílias que ali estão velando o corpo do seu ente familiar. O ar foi retirado para ser realizada a manutenção e não tem nenhum ventilador para atender a população enquanto o ar não fica pronto.

Agradeceu em nome do (PSD) a todos os vereadores pela criação da ouvidoria da mulher nesta Casa. Disse Renata: -  “A criação dessa ouvidoria significa um marco histórico para Cachoeiro de Itapemirim”.

 

 RODRIGO

Rodrigo Sandi (PODE) 

O vereador também reforçou sobre a grande necessidade que a população está sentindo com relação as falhas na iluminação pública em diversos bairros da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Parabenizou a vereadora Renata pelo serviço que tem prestado a população através das políticas públicas.

Falou sobre a dificuldade dos jovens que estão na média de idade entre 18 e 19 anos de ingressarem no mercado de trabalho por não terem experiência.

Propôs aos vereadores para que possam pensar em uma proposta de projetos de empregabilidade para os jovens de Cachoeiro.

Parabenizou as escolas de Samba do Rio de Janeiro Mancha Verde e Mangueira por exaltarem em seus desfiles o combate ao racismo.

 

 SILVIO

Sílvio Coelho Neto (PRP) 

Parabenizou também ao sr. Jailton Alves Pedroso, superintendente do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (HIFA), pela organização e o trabalho de atendimento que tem prestado aos cachoeirenses e a população do sul do estado.

Agradeceu ao secretário municipal Paulo Miranda, pelo atendimento as solicitações das comunidades de Itaoca, Conduru e São Vicente, em disponibilizar serviço de atendimento odontológico nos finais de semana para esses distritos, sendo que o de Itaoca já se iniciará neste próximo final de semana e aguarda brevemente o funcionamento também em Conduru e São Vicente.

 

 

Wallace Marvila Fernandes (PP) 

Convidou a todos para participarem nos dias 23 e 24 de março da primeira etapa de arrancada aqui no município na localidade do Timbó, que é organizada pelo Willem da Associação de Pilotos e Arrancadas, será um evento importante para cidade por ser um incentivo ao esporte e lazer e também por movimentar a economia de Cachoeiro de Itapemirim.