Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos: confira os assuntos debatidos no dia 03/12/2024

Resumo dos pronunciamentos: confira os assuntos debatidos no dia 03/12/2024

por Camila Reis publicado 03/12/2024 17h58, última modificação 03/12/2024 17h58

Resumo dos pronunciamentos

Sessão ordinária do dia 03/12/2024

Ary Corrêa Patriota (Republicanos)

Mostra em vídeo rua do bairro Monte Belo com buraco que impede parte do trânsito, enquanto, em outras regiões da cidade, vias que não precisam estão recebendo recapeamento, “asfalto em cima de asfalto”. Alega que a prefeitura não atende os bairros pobres, mas apenas a região central da cidade, e que já denunciou ao ministério público, junto a outras irregularidades que observou, mas nada é feito. Denuncia que a UPA do bairro Marbrasa está com aparelhos de ar condicionado quebrados e com número insuficiente de médicos para atendimento, ocasionando grandes filas. Questiona ao prefeito o porquê de não conceder os direitos dos servidores, como o abono. Criticou o retorno do SDPVAT pelo governo federal.

Pr. Delandi Macedo (PSDB)

Convida para evento no próximo sábado, dia 7, a partir das 16h, na Praça Jerônimo Monteiro, em alusão ao Dia da Bíblia, a ser comemorado no próximo domingo. Explica que o Estado é laico, mas a maior parte da população brasileira é cristã e não existe cristianismo sem a bíblia. Comenta o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 03/12, e a importância da inclusão e da acessibilidade. Informa que nos dias 14 e 15/12 acontecerá a I Feira a Praça é Nossa, no bairro Nova Brasília, convidando a todos a prestigiar o evento com o intuito de revitalizar o comércio da região. Pede ajuste da pavimentação em pavi-s, ou asfaltamento, da rua Capitão Deslandes, onde a água das chuvas está empoçando e prejudicando comércio e pedestres. Pede maior esforço pela regularização fundiária no município, que afirma possuir cerca de 70% dos imóveis irregulares, perdendo arrecadação de tributos.

Leo Camargo (PL)

Cobra mais uma vez da gestão municipal o abono salarial dos servidores e a resposta à convocação das secretárias municipais de educação e de administração para esclarecer o assunto, especialmente referente aos recursos do Fundeb.

Diogo Lube (PDT)

Apoia a cobrança de Leo Camargo, lembrando que cobra direitos dos professores há 8 anos e aconselhando aos vereadores do próximo mandato que cobrem o cumprimento de leis já aprovadas, como a do piso salarial do magistério. Pede também que, para além de benefícios temporários como o abono, sejam cobrados direitos adquiridos das categorias, que possam ser incorporados aos salários.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Entrega homenagem à estudante Edmara Sade Lourenço, da Escola Lions Sebastião de Paiva, campeã capixaba do Concurso de Redação da Chamex.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Manifestou-se a favor da concessão do abono salarial aos profissionais da educação e que, caso não seja possível, que o prefeito ou secretária municipal esclareçam. Opina que os vereadores “estão na linha de frente” porque não há comunicação do executivo. Comemora a decisão de pastor metodista que permanecerá em Itaoca. Pede melhoria no trecho de Itaoca à Mineração Nemer, que alega estar intransitável, queixando -se da falta de atendimento às demandas do distrito, considerando sua grande contribuição para a arrecadação municipal.

Paulinho Careca (Podemos)

Tendo levantado o assunto na sessão anterior, listou as escolas municipais que apurou estarem sem aparelhos de ar condicionado funcionando. Pede também respostas ao poder executivo sobre a concessão de abono salarial aos servidores. Afirma que a atual administração maltratou o servidor público, não pagando as promoções e direitos devidos, enquanto reajustou os vencimentos apenas do prefeito, vice e secretários. Sente-se envergonhado diante dos servidores porque, atualmente, “parece que esta Casa não existe”, não sendo ouvida ao pedir informações e a resolução das demandas dos servidores. Comenta encontro estadual do Podemos, do qual participaram os vereadores cachoeirenses da sigla.