Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 30/06/2020

Resumo dos Pronunciamentos 30/06/2020

por Camila Reis publicado 30/06/2020 17h12, última modificação 30/06/2020 17h12

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária por videoconferência de 30/06/2020

 

Alexandre Andreza Macedo (PSB)

Anunciou a chegada da primeira parcela, de mais de R$7 milhões, da verba federal para ajuda ao combate à pandemia em Cachoeiro. Falou sobre a disponibilização de material para a pavimentação da estrada de Alto Moledo. Criticou a falta de interesse do poder público em resolver de forma definitiva os problemas de Itaoca.

Alexandre Bastos Rodrigues (PV)

Comemorou a abertura de 10 leitos hospitalares no hospital do Aquidaban para pacientes de covid19. Voltou a mencionar sua indicação de reparos na saída da ponte de ferro, com problemas agravados pelas chuvas dos últimos dias. Denunciou que as estradas de acesso ao distrito de São Vicente estão em péssimas condições, quase intransitáveis.

Alexandre Valdo Maitan (DEM)

Denunciou que a Secretaria Municipal de Interior não realizou o ensaibramento da estrada da Tijuca, prometido para o mês de junho. Disse que foi informado também que a prefeitura só está varrendo as ruas do centro da cidade, em detrimento aos bairros. Agradeceu pelo trabalho das Comissões Permanentes da Câmara, em especial a de Obras e Serviços Públicos, pela resposta rápida ao seu pedido de informação sobre a obra da Av. Beira Rio. Pediu ao presidente informações sobre como será a dinâmica da prestação de contas do prefeito, que acontecerá na quarta, 01.

Alexon Soares Cipriano (Republicanos)

Requereu cópias dos projetos de ruas dos bairros Coramara e Gilson Carone. Parabenizou aos colegas vereadores que estão entregando as homenagens aos cidadãos cachoeirenses dentro do possível, mesmo não havendo a Sessão Solene em virtude da pandemia. Falou sobre a independência da executiva estadual e municipal do Republicanos para definir apoio a candidatura à prefeitura de Cachoeiro. Anunciou que a presidência está preparando adequação e nova publicação do Regimento Interno da Câmara. Esclareceu que o prefeito encaminhou à presidência xerox dos slides que apresentaria na prestação de contas presencial e que isto foi considerado inadequado pela Procuradoria da Câmara. Foi encaminhado também um vídeo de 52 minutos, o que também não permitiria a sabatina dos vereadores. Por isso foi agendada a prestação de contas aqui na Câmara, ainda que os vereadores participem por videoconferência. Informou aos demais vereadores de que foi prometida para amanhã a finalização do processo de compra de saibro da prefeitura. Repudiou que os vereadores não tenham sido convidados pelo governo do estado para participar da solenidade de entrega dos leitos do hospital do Aquidaban.

Allan Albert Lourenço Ferreira (Podemos)

Enfatizou a falta de assistência do governo estadual aos serviços em Cachoeiro, considerada cidade de interior, porém com porte e problemas de cidade grande: Denunciou a paralização de atendimento de especialidades médicas e exames pelo CRE em virtude da pandemia, prejudicando a população, sugerindo que os atendimentos poderiam voltar por escala e adotando outras medidas para evitar as aglomerações; denunciou também que já faz cinco anos que a PM não tem pátio público para recolherem os carros roubados e a falta de infraestrutura do serviço de Identificação.

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Agradeceu aos médicos do Hospital Evangélico que o atenderam em sua internação da semana passada. Denunciou que iniciaram hoje, com 258 dias de atraso, a instalação dos equipamentos da academia ao ar livre do BNH de cima. A comunidade do BNH de baixo também aguarda a reforma da quadra e praça, prometidas há meses. Cobrou também a reabertura da rua que liga o BNH de baixo ao de cima, no antigo Posto Pop. Demonstrou preocupação com a lotação de Igrejas, inclusive com crianças e idosos, e com as pessoas sem máscaras.

Brás Zagotto (PV)

Informou não ter participado das últimas duas sessões por estar em isolamento com sua família devido ao coronavírus. Queixou-se da falta de horários dos ônibus que atendem ao Alto Vila Rica. Cobrou mais uma vez a pavimentação das ruas do Alto Vila Rica, que já tem projetos e verbas definidas, e a construção do novo posto de saúde do bairro Vila Rica, que também atende Teixeira Leite e Maria Ortiz. Comemorou o início da obra de reforma da pracinha do Vila Rica.

Dario Silveira Filho (PSDB)

Comemorou a obra de pavimentação asfáltica, muro e escadaria da antiga Rua 8, no União. Compartilhou da reclamação de Alexandre Maitan sobre a estrada da Tijuca.

Delandi Pereira Macedo (Podemos)

Discursou sobre a abertura de leitos no Hospital do Aquidaban. Cobrou investimento no SAMU em Cachoeiro, para que os bombeiros consigam atender à demanda de acidentados. Parabenizou Cachoeiro pelo seu dia.

Elio Carlos Silva de Miranda (PSB)

Cobrou que a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior realize o serviço das estradas das localidades de Alto Moledo, em Itaoca, e Córrego Moitão, em Córrego do Monos. Comemorou os novos leitos do hospital do Aquidaban. Indicou a entrega de resultados de exames do município online, evitando que os cidadãos precisem ir ao Centro Municipal de Saúde, que está em reforma e também recebe as pessoas para marcação. Informou que a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Obras está hoje fazendo a medição para concretagem da Rua João Gonçalves Reis, no Boa Vista, e que a Rua Adriano Leal dos Santos também será avaliada.

Ely Escarpini (PV)

Agradeceu pela abertura de leitos no hospital do Aquidaban, ressaltando a força política da Câmara Municipal, que tem se esforçando para obter esses leitos há bastante tempo. Agradeceu pelo empenho do vereador Alexon Cipriano em conseguir pavimentação da Rua José Zampirolli, na divisa do Gilson Carone com o Coramara, e disse que foi informado pelo secretário municipal que o projeto está pronto.

Higner Mansur (PV)

Liberado da presença nas sessões por sua idade enquadrá-lo no grupo de risco para a covid-19.

Paulo Sérgio de Almeida (PSB)

Lamentou que também solicitou academia popular no ginásio do IBC, houve promessa de construção, mas até agora nada foi feito. Cobrou também o calçadão do bairro. Cobrou a instalação dos obstáculos entre as pistas na Av. Jones dos Santos Neves, no trecho da entrada do IBC ao trevo do BNH, para diminuir o número de acidentes no local. Denunciou atendimento do Posto de Saúde do bairro Aquidaban, que está recebendo filas de mães para vacinarem crianças, ao mesmo tempo em que recebe outros pacientes, inclusive com sintomas da covid 19. Pediu providências sobre caminhões da empresa Minerasul que têm vazamento de material e estão sujando as ruas do entorno da empresa.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Queixou-se da falta de convite à Câmara e aos vereadores para participar da entrega dos leitos do hospital do Aquidaban. Falou sobre a aprovação na Câmara sobre a profissão de optometria, em 2018, e que vereadores de outros municípios estão se inspirando no projeto daqui para implementar em suas cidades.

Silvio Coelho Neto (Republicanos)

Informou que solicitou mais uma vez reforma da pracinha e quadra de esportes do bairro Novo Parque e do bairro Santa Cecília, e manutenção das estradas de Jaboticabeira, Campos Elísios, Monte Alegre sentido Burarama, e Capoeirão, no distrito de Pacotuba. Agradeceu pela reforma do Centro Municipal de Saúde e da escadaria Madre Gertrudes. Parabenizou toda a cidade de Cachoeiro de Itapemirim pelo dia 29 de junho. Também falou sobre os vereadores não terem sido convidados para a solenidade de inauguração dos leitos do hospital do Aquidaban. Denunciou que não há nenhum sinal de início das obras da Ponte da Usina e Ponte de Cachoeira Alta, em São Vicente, e cobrou o governador do estado.

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Registrou diversas queixas dos cidadãos em relação ao serviço de Estacionamento Rotativo: Parquímetros estão apresentando problemas para receber com cartão, há poucas vagas para motos no centro (encaminhou indicação para mais vagas e também para que os parquímetros recebam em notas e não apenas em moedas) e faltam funcionários para orientação adequada à população, ficando submetida aos parquímetros defeituosos. Fez indicação para que os bares possam trabalhar no modo delivery e drive thru, como é permitido aos demais tipos de comércio.