Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 29/10/2019

Resumo dos Pronunciamentos 29/10/2019

por Camila Reis publicado 30/10/2019 17h08, última modificação 30/10/2019 17h08

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 29/10/2019

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Denunciou abandono por parte do poder público no Residencial Esperança, cujo entorno não possui área de lazer e creche pública, além da iluminação pública e saneamento básico ineficientes, e falta de lombadas e outros dispositivos de segurança. Convidou para o Projeto SOS Enem, plantão tira-dúvidas que acontecerá na próxima quinta, na praça Jerônimo Monteiro.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Sobre a solicitação de instalação de faixa elevada e melhoria da sinalização e iluminação em frente ao Hospital Infantil, esclareceu que estudo técnico do órgão de trânsito já havia sido apresentado desde 2018, não procedendo a resposta do Poder Executivo de que a alteração na lei do rotativo, aprovada em 2019 na Câmara, seria responsável pela falta de verba para sua realização. Participou de evento pela manhã que promoveu um alinhamento entre os serviços públicos realizados em prol da mulher, concluindo que as ações da Ouvidoria da Mulher, entre outros projetos, ou seja, a maior participação da mulher nos órgãos públicos e ações, tem contribuído para a diminuição da violência. Informou que em breve haverá uma segunda palestra de qualificação de mulheres para a política.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Entregou Homenagens Especiais a Édipo Flausino, treinador de vários atletas de alto rendimento em Cachoeiro, e ao corredor Edson Moreira Dolores, que está entre os cinco melhores na corrida de rua do Espírito Santo.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Parabenizou nova diretoria da Associação de Moradores do IBC. Parabenizou a bióloga Simone, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo trabalho desenvolvido. Informou que há um calendário de limpeza dos córregos de Cachoeiro: A secretaria no momento está limpando o de Itaóca, o de Gironda será limpo em breve e o de São Vicente também receberá o serviço. Irá fiscalizar e cobrar para que os córregos dos bairros também sejam atendidos. Informou que recebeu resposta da Semdurb sobre a situação dos fretistas da Beira Rio e que serão removidos com novo local de atuação previsto para o muro do Posto Jovino, na Vila Rica. Falou sobre o evento do PP Mulher que aconteceu no último final de semana em Itaoca Pedra. Solicitou ao corregedor da Câmara, vereador Brás Zagotto, que cobre resposta do Ministério Público sobre denúncia de distribuição de dinheiro no hall de entrada da Câmara por ocasião da votação do subsídio do Consórcio Novo Trans.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Falou sobre o Título Aluno Nota 10, que será entregue no próximo dia 25. Solicitou Audiência Pública em nome da Comissão de Saúde da Câmara, dia 21, às 15h, para apresentação do projeto do novo Hospital do Câncer. Informou que a comissão também tem lutado para reestabelecer o atendimento das especialidades médicas no CRE e para resolver a demanda acumulada de cirurgias junto à Superintendência Regional de Saúde, através de mutirões. Relatou acompanhar o atendimento da UPA do Marbrasa, elogiando o desempenho em face à alta demanda. Acredita que nos próximos 30 dias será reinaugurado o PA Paulo Pereira Gomes. Solicitou reunião para a próxima sexta, às 10h, com os fretistas da Beira Rio para tentar resolver a situação. Solicita ao Poder Executivo melhoria de estradas do distrito de Gironda e da estrada que liga a rodovia do contorno ao distrito. Convidou a todos que querem se candidatar nas próximas eleições a se filiar ao PSC.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Solicitou iluminação pública para Santa Fé de Baixo, trecho do asfalto até a Igreja Católica e à “saibreira”. Sobre a Capela Mortuária da localidade, que fica em baixo das arquibancadas do ginásio, relatou que toda vez que tem velório, tem jogo, e isto atrapalha muito. Indicou que fosse construída uma nova atrás do ginásio, em área grande que pertence à prefeitura. (Ely Escarpini informou que irão reformar a do Aeroporto, nos mesmos moldes da do Coronel Borges) Solicitou iluminação pública para ginásio e capela e foi respondido que a prefeitura não tem lâmpadas nem braços de luz para atender. Desde o começo do mandato a prefeitura vem informando que está licitando a compra deste material e já estão em quase três anos de gestão. Falta de iluminação pública piora violência urbana.

 

Higner Mansur (PSB)

Informou sobre projeto do Ministério da Cidadania, do Governo Federal, “Município Mais Cidadão”, cujo prazo de inscrição dos municípios é até janeiro de 2020. O programa propiciará concursos e financiamentos para ações culturais e sociais. Informou também sobre a van do projeto Maktub, que está na cidade e propicia observação celeste por telescópio, troca de livros entre outros. Denunciou mais uma vez o abandono da Ilha do Meirelles. Pediu explicações ao Poder Executivo sobre por que o conselho do CPDM não foi renovado por eleição. O Mandato atual terminou em agosto deste ano.

 

Ely Escarpini (PV)

Denunciou a grave situação do IML de Cachoeiro, onde faltam médicos para perícia às segundas e quartas-feiras. Isto acarreta que os corpos dos falecidos precisem aguardar por muito tempo para serem liberados para sepultamento, gerando sofrimento para os familiares e amigos. A Mesa Diretora da Câmara agendou reunião com a Casa Civil do Governo do Estado para resolver o problema.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Relatou ter participado do 1º Encontro de lideranças políticas e agro capixaba, em Vitória, a convite do Sindicato Rural, tendo saído de Conduru em ônibus com 40 agricultores em busca de conhecimento sobre renegociação de dívidas. Levou também à Casa Civil pedido de asfaltamento da estrada Conduru x Burarama. Informou que estão em fase final de implementação da Associação de Produtores Rurais de Jaboticabeira. Elogiou o evento “Transforma Cachoeiro” e informou que solicitou o mesmo para a região de Conduru. Parabenizou Domingos Fracarolli pela vitória das eleições de Castelo. Elogiou o evento promovido pela Selita no último sábado.

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

Relata também ter participado do 1º Encontro de lideranças políticas e agro capixaba, com cerca de 1.500 pessoas e presença de diversos vereadores de Cachoeiro, no qual os agricultores vaiaram o vice-presidente do Banco do Brasil. Participou também de encontro técnico sobre receita municipal, promovido pelo Tribunal de Contas do ES, onde foram explanadas boas práticas para arrecadar e economizar. Sobre o evento de aniversário da Selita, disse que chamou a atenção o adiantamento das obras e que o governador prometeu asfaltamento da rodovia até a cooperativa. Participou também do Fórum de Turismo, que aconteceu na última semana, e elogiou o guia turístico da cidade que foi lançado no evento, aproveitando para distribuí-lo a autoridades nos demais eventos que participou. Sinalizou intenção da Secretaria de Estado de Turismo de inserir Cachoeiro no circuito nacional. Sobre o Transforma Cachoeiro, elogiou a interação entre as várias secretarias e setores, que não acontece em muitos municípios.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Falou sobre o Transforma Cachoeiro, realizado no último final de semana nos bairros Álvares Tavares, União e Monte Belo, e que, além dos serviços disponibilizados pelas secretarias, oportunizou assinatura de ordem de serviço para quatro ruas paralelas no bairro União, reivindicação antiga da comunidade.

 

Rodrigo Sandi (PTN)

Lembrou que, em 2017, o município recebeu emenda parlamentar de Norma Ayub, a pedido do mandato do vereador, para nova unidade de saúde do bairro Zumbi. Seria a maior unidade de saúde do sul do estado, compatível com o tamanho do bairro, o mais populoso do município. Pede ao poder executivo que forneça informações sobre esta obra, que já foi inclusive licitada, e nunca se iniciou, porque, por falta de conhecimento, a população pensa que o recurso foi repassado ao vereador. Pede informações também sobre a reforma do ginásio do bairro, dentre outras obras pleiteadas.

 

Bras Zagotto (SD)

Lamentou o falecimento do radialista Luciano Malfacini. Esteve na secretaria municipal de Obras defendendo a pavimentação e drenagem de nove ruas e reforma da pracinha do bairro Vila Rica. Informou que o novo posto de saúde do bairro também já está sendo licitado. Será em terreno próximo ao Ciodes, na Av. Nossa Senhora da Consolação e ampliará o atendimento a população do bairro e entorno.