Resumo dos Pronunciamentos 27/02/2024
Resumo dos pronunciamentos dos vereadores nos pequeno e grande expedientes e horário de lideranças na Sessão Ordinária do dia 27/02/2024
Ely Escarpini (PV)
Agradeceu aos vereadores pelo apoio e economia de recursos da Câmara que, sendo devolvidos à prefeitura, estão permitindo a construção do centro comunitário do Zumbi. Relatou indicações de serviços de solda e recuperação de bueiro no São Luiz Gonzaga, poda de árvores nas praças do Praça da Bandeira e na Rua Manoel Marques, no Village da Luz, e restauração de calçamento e instalação de redutor de velocidade em ruas do bairro Otton Marins.
Brás Zagotto (Podemos)
Cedeu tempo de fala a Regina Monteiro e Marilene Depes, que vieram sugerir o nome do economista Wagner Medeiros, superintendente do Hospital Evangélico, a Cachoeirense Presente nº 1 de 2024. Falou sobre as obras de melhorias e acessibilidade da Câmara, implantação do serviço de intérpretes em libras, concessão de abono aos servidores da Casa e devolução de recursos ao município, que permitiram pagamento de abono aos servidores do executivo também. Sugeriu que a Av. Beira Rio passe a se chamar Av. Beira Rio - Theodorico de Assis Ferraço Filho, porque considera que sua gestão como prefeito foi a responsável pela mobilidade urbana de Cachoeiro. “Imagina Cachoeiro sem a Beira Rio? Sem a linha Vermelha?”. Registrou que ainda não falou nem com Ferraço sobre essa sugestão. Em aparte, Delandi disse que acata a sugestão de Regina e Marilene, mas faria a indicação de que o Cachoeirense Presente nº 1 de 2024 fosse Ferraço. Falou sobre como conseguia atender de forma eficiente às comunidades do interior com manutenção das estradas quando era secretário de interior, ao contrário do que vem acontecendo nas últimas gestões. Informou que no próximo dia 25 de março fará a entrega das obras da Câmara, pedindo apoio dos vereadores ao PL que irá protocolar nomeando o novo elevador panorâmico como Ricardo Ferraz.
Ary Corrêa (Patriota)
Denunciou que a obra da delegacia, prometida como urgência pelo governador do estado à época, está parada desde 2022. Disse ser absurdo Cachoeiro ainda não ter médico legista. “As famílias estão sofrendo. Se a gente não se revoltar e fizer algum movimento, não vão resolver”. Registrou a presença do presidente da associação de moradores da Gruta, cobrando a entrega da máquina patrol, para a qual conseguiu recursos de emenda parlamentar para aquisição, e a associação ainda não regularizou documentação necessária para a prefeitura fazer a entrega. Leo Cabeça (PDT), em aparte, cobrou da prefeitura melhor remuneração para os operadores de máquinas pesadas como essa, que recebem bem menos que o piso e o pago por empresas particulares. Assim o município não tem operadores suficientes para atender às comunidades. Pediu que a prefeitura considere reduzir carga horária de outras categorias além das já contempladas, como a Guarda Municipal, que vem sofrendo também com a falta de equipamentos e recursos para atender a todas as ocorrências. Pediu à secretaria de saúde que vá fiscalizar o acúmulo de água na obra da delegacia, que se tornou foco de larvas de mosquito.
Paulinho Careca (PSB)
Denunciou abandono da frota de veículos (caminhões, máquinas pesadas, tanques de combustível, ônibus vindos do governo federal) do município. Segundo ele, mais de 40 veículos estão parados devido à terceirização do serviço “Isto aí é a ‘casa em ordem’ que o prefeito prometeu que iria colocar”. Relatou também comunidades de interior onde as kombis de transporte escolar não chegam devido ao mau estado das vias, enquanto estão pavimentando estrada com revsol que dá acesso apenas à residência de filho de presidente de associação de moradores. Processos de promoção de servidores, com direitos adquiridos, estão todos parados, além da alegada falta de recursos para reposição inflacionária que deveria ser anual. “É essa administração que quer pegar empréstimo de 50 milhões de dólares, que recebeu adiantamento de R$15 milhões da BRK, que já pegou emprestado R$85 milhões e não investiu nem metade ainda”. Cedeu tempo de fala a Mônica Pitanga, que falou sobre o Dia Mundial das Doenças Raras, comemorado em 29 de fevereiro.
Leo Cabeça (PDT)
Apoiou a queixa de Paulinho careca, relatando a ineficiência do serviço de aplicação de revsol pois, desde que a prefeitura passou a ter acesso ao material do governo do estado, acredita que não foram aplicados em nem 50km de vias. “Começam em um local, largam sem terminar, e vão atender outro. Quem grita mais, consegue o serviço”. “A secretaria de interior de Cachoeiro não está trabalhando e a prefeitura precisa ver isso”. Leu carta da torcida jovem do Estrela, lamentando a má gestão que levou ao rebaixamento no campeonato capixaba.
Pr. Delandi Macedo (Podemos)
Agradeceu pelas condolências recebidas elo falecimento de seu irmão, Joelson Macedo. Agradeceu o apoio do executivo, que vem atendendo parte das solicitações da população encaminhadas através de seu gabinete. Relatou ter sido banido do whatsapp no número que usa há 25 anos e que está processando a Meta, empresa responsável pelo serviço. “As pessoas mandam mensagem para mim, como homem público e não tenho acesso. Daí não respondo e sou cobrado. ‘você não quer falar comigo, Delandi?’”. Solicitou à prefeitura limpeza de bueiros da rua Izidoro Barbieri, no centro, poda ou supressão de árvore no campo do Alto União, que caiu em cima do telhado de Igreja, limpeza em escadaria no Caiçara, ao lado da igreja de Madureira, operação tapa buracos na rua Júlio Faccini, no Aeroporto, retirada de entulhos da Rua Itabira, no Alto Amarelo, e Corinto Barboza, no Village, ensaibramento de estrada de Monte Verde, em São Vicente, tapa buracos e construção de escadaria no Nossa Senhora de Fátima, dentre outros. Sugeriu a substituição dos paralelepípedos em todas as vias que fosse possível.
Diogo Lube (PP)
Disse que as pessoas precisam se capacitar para combater ao capacitismo, registrando ter recebido poucos PCD’s na etapa de entrevistas para as vagas de estágio na Câmara. Afirmou que não tem sentido planejamento em relação às obras e coisas que acontecem na cidade. “Um serviço resolvido não pode trazer outro transtorno. É falta de planejamento”. Citou rodovia do Valão, com buracos deixados por serviço da BRK, Rua Atílio Vivacqua, no Rubem Braga, com pavimentação parada, dentre outros serviços. Pediu informações sobre o motivo do atraso das obras em Cachoeiro, se a responsabilidade não seria da empresa que está realizando, o que deveria ser cobrado pela prefeitura. Apoiou a causa dos servidores da prefeitura, que não recebem reajustes salariais, progressões de carreira e outras coisas a que têm direito. Parabenizou a gestão da Casa pela lisura do processo seletivo para contratação de estagiários e a reserva de vagas para PCD’s. Disse que advogado com espectro autista se prontificou a vir à Câmara ajudar na conscientização sobre o tema.
Marcelinho Fávero (PL)
Falou sobre ação realizada na unidade de saúde do Valdir Furtado de Amorim, BNH de Baixo, agradecendo à comunidade São Cristóvão pela parceria, cedendo o salão para abrigar a unidade enquanto acontece a obra de reforma e ampliação. Destacou também a parceria com a faculdade Multivix para a realização da reforma. Falou também sobre o andamento da reforma e ampliação da UBS do Dr. Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima). Agradeceu à BRK pelo atendimento na correção da rede esgoto das ruas 6 e 8 do BNH e intervenção em outra via do Coramara. Pediu atenção tapa buracos na região do BNH/ Coramara, que tem muitas vias com pavimentação antiga, e em toda a Cachoeiro.
Alexandre de Itaoca (PSB)
Agradeceu à secretária Lorena Vasquez pelo serviço de limpeza realizado nesta manhã na praça Benjamim Silva, bairro Independência, e pelos serviços de desobstrução de bueiros em Pacotuba, que não aconteciam há décadas. Falou que se colocou à disposição da presidente da associação de moradores para conseguir atender ao distrito, que estava ‘abandonado’ há bastante tempo, convidando-a, inclusive, a fazer parte de sua assessoria. Pediu a contratação de agentes de saúde para Pacotuba e também para Itaoca, e o retorno do atendimento de odontologia em Pacotuba. Pediu por serviço, ao menos paliativo, de melhoria das estradas do interior. Anunciou o serviço de coleta de sangue para exames nos distritos de Itaoca e Coutinho, que poupará aos moradores o transtorno de vir de madrugada disputar vagas com os da sede do município no Hospital Infantil.
Paulo Grola (PSB)
Agradeceu ao Cel. Fabrício pela reunião realizada em Soturno, que resultou em acordo para retorno de posto policial, com parceria entre PM e GCM, que será provisoriamente instalado na quadra do distrito. Pediu atenção à secretária Lorena Vasques para a manutenção das vias de Soturno.