Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos 26/11/2019

Resumo dos pronunciamentos 26/11/2019

por Camila Reis publicado 26/11/2019 19h20, última modificação 26/11/2019 19h20

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 26/11/2019

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

Convidou para Forró da Terceira Idade, evento beneficente ao Projeto “Ainda há lugar”, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Família, coordenado pelo Pastor José Mauro Wingler. A van que o Projeto utilizava para atender a população de rua pegou fogo recentemente. Será na quadra do bairro Paraíso, dia 14/12, com apresentação de quatro bandas e bingo.

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Deu respostas à população sobre indicações e assuntos já abordados anteriormente: Sobre o problema dos córregos de Soturno, a Agersa informou que o problema não é resolvido porque envolve uma propriedade privada, que já está sendo acionada na justiça; e sobre os problemas de saneamento básico no Marbrasa, próximo ao Residencial Esperança, também serão sanados.

Sobre o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei que garantiria o atendimento de Psicólogos na rede de ensino, relatou que presencia um aumento crescente desse tipo de problema nas salas de aula, principalmente entre professores. Por isso, psicólogos da cidade propuseram e o vereador acatou a iniciativa, coletar dados nas escolas de Cachoeiro para tentar que o município esteja na vanguarda e ofereça maior acompanhamento ao público escolar. Convidou para evento Rock in Rua que acontecerá dia 07/12 em atrás do Teatro Rubem Braga. Disse que espera que seja inserido no calendário municipal e que haja fomento de mais eventos que estimulam a cultura e gastronomia local. Discursou sobre a luta constante dos trabalhadores pelos seus direitos no país e sobre a ideologia do PDT.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Pediu informações sobre falta de notas fiscais de compras da prefeitura no portal transparência. Pediu informações também sobre o projeto Varejo Vivo, e foi informada de que foi arquivado pela administração municipal porque era de 2008, mas que será atualizado. Sobre a quadra do bairro Independência, foi informada que está recebendo apenas uma manutenção, mas não haverá nenhuma grande mudança. Na comunidade de Bom Sucesso, recebeu queixas de que o transporte escolar não atendia a localidade é muito próxima à zona urbana, apesar de enquadrado como zona rural. Tentou que fosse inserido, então, como parte do bairro Village da Luz, mas o pedido foi negado porque a localidade não tem as mesmas características do bairro, urbano. Aguarda resolução do problema que a população enfrenta. Relatou ter participado de evento sobre ética na política e que tomou conhecimento sobre o movimento “Adote um Vereador”, que já está em andamento no cenário nacional e sobre o qual em breve receberá maiores informações. Leu texto do senador Pedro Simón: O decálogo indispensável para o exercício da atividade política.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Recebeu ligação de várias mães se queixando do fechamento da Emeb Maria Augusta Rocha, que funciona dentro da Ilha da Luz, e informou que está consultando o Ministério Público sobre a permanência da mesma no local, mesmo com a construção do parque na Ilha. Relatou problemas encontrados em caminhadas pelos bairros e para os quais está fazendo indicações à prefeitura: No Rui Pinto Bandeira, falta calçamento em diversas ruas; o Boa Vista precisa de operação tapa buracos em várias vias; próximo ao bairro Valão, na Av Mauro Miranda Madureira, dois quebra molas sumiram com o novo asfalto e faixa de pedestre, que ficava em frente à entrada do Valão, foi removida mais para frente, prejudicando a travessia de estudantes;  no BNH de Cima e de Baixo existem cerca de 3.000 buracos nas ruas. Recebeu queixa de munícipes sobre dívidas de IPTU que estavam levando imóveis a leilão sem comunicação adequada com o proprietário.  

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Externou solidariedade ao Pastor José Mauro, ressaltando a importância do trabalho social desempenhado pelas Igrejas de uma forma geral. Falou sobre a inauguração da pavimentação que possibilita grande melhoria no acesso das crianças à escola no bairro Fé e Raça. No Rubem Braga e no Bom Pastor/ Novo Parque haverá assinatura da ordem de serviço para drenagem e pavimentação de ruas que beneficiarão muito à comunidade. Acredita que até a próxima quinta-feira o ponto de ônibus em frente ao Perim Center deve ser inaugurado, contribuindo para a fluidez do trânsito da Av. Jones dos Santos Neves.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Concedeu Homenagens Especiais aos atletas de Karatê Érica Pinheiro, Bruno Bighi, Gabriel Babisk, Stéfano Babisk, Pedro Henrique da Silva, Maria Eduarda Morumby, André Madeira Silva e Gabriel Madeira, que têm se destacado em diversos campeonatos. A professora Érica Pinheiro agradeceu à parceria do vereador e da Secretaria Municipal de Esportes porque, través de Edital da Secretaria foi possível a compra de equipamentos e custeio de despesas para participação em campeonatos dos atletas atendidos por programas sociais.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Relatou que uma criança autista teve seus direitos desrespeitados em uma unidade de saúde da cidade, em relação a prioridade no atendimento, ressaltando que existe Lei Federal que garante tal direito. Alegrou-se com a iniciativa do Projeto de Lei nº 167/2019, do Poder Executivo, que trata do Refis – Programa de Regularização Fiscal do Município. Beneficiará aqueles que têm dívidas com o município, dando possibilidade de parcelamento e redução de juros e multas. Leu respostas recebidas para solicitação de ligação de rede de água e esgoto da Rua dos Tucanos, no bairro Fé e Raça, que a administração alega ser irregular. “Como uma rua pode ser irregular, se ela liga uma rua regular a outra, que também é regular? Se ela foi denominada com autorização do setor de cadastro imobiliário? Se ela se encontra no loteamento Fé e Raça, que foi viabilizado pelo município? A pessoa precisa construir e não consegue ter acesso a água para fazer a massa. Como o proprietário vai fazer? Seria cômico se não fosse trágico”, desabafou Alexon. Indicou aquisição de área para construção de unidade de saúde dentro dos padrões atuais para a região do BNH/ Marbrasa, em razão da precariedade das unidades existentes, e também uma ampliação do serviço, possibilitando o atendimento médico ao distrito de São Joaquim.

 

Higner Mansur (PSB)

Leu relatórios acerca de infestação de carrapatos, ocasionada pelo abandono do poder público à Ilha do Meirelles, que continua criticando duramente em todas as sessões.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Informou que foi iniciada a pavimentação asfáltica da Rua Moacir Antônio da Silva, no Alto União, obra esperada há 20 anos pela comunidade. Agradeceu à administração municipal pelas obras recebidas na região.