Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 26/05/2020

Resumo dos Pronunciamentos 26/05/2020

por Camila Reis publicado 26/05/2020 17h43, última modificação 26/05/2020 17h43

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária por videoconferência de 26/05/2020

 

Alexandre Andreza Macedo (PSB)

Agradeceu pela intervenção sanitária realizada em Itaoca, mas afirmou ser insuficiente. Relatou que o distrito recebe caminhoneiros de todo o país, que não usam máscara ou tomam outros cuidados ao entrar em contato com as empresas e funcionários, e solicitou apoio da prefeitura e PM para uma ação mais ampla de conscientização.

 

Alexandre Bastos Rodrigues (PV)

Agradeceu a receptividade no PV. Manifestou solidariedade ao amigo vereador Higner Mansur e aos empresários responsáveis pelo Café Mourad’s, cujo fechamento foi anunciado hoje nas redes sociais. Lamentou a necessidade de implantação do locdown no Hospital Evangélico para preservar os pacientes da contaminação pelo coronavírus. Comentou a implantação de 18 leitos no Hospital do Aquidaban. Visitou a Gruta, constatando o mau estado das estradas, com mato tomando conta do trecho da entrada do distrito, e fez indicações para o serviço.

 

Alexandre Valdo Maitan (DEM)

Parabenizou o vereador Pr. Delandi Macedo pelo aniversário transcorrido e pelo desempenho como líder de governo na Câmara. Disse que a Câmara se antecipa aos problemas e está à frente do seu tempo, corrigindo as “besteiras” que o prefeito faz: Interveio na exoneração dos DT’s e na necessidade de abrir leitos hospitalares para a Covid-19 e vem alertando há tempos sobre o problema do Consórcio Novo Trans.

 

Alexon Soares Cipriano (Republicanos)

Solicitou que seja agendada reunião com prefeito, secretários e demais envolvidos para discutir a situação dos profissionais do ramo de eventos. Queixou-se da morosidade no encaminhamento à Câmara das respostas dos questionamentos feitos pelos vereadores à prefeitura e secretarias municipais. Denunciou que a prefeitura tem descumprido o decreto 29411, de abril de 2020, que suspende pagamentos de diárias e passagens aéreas, porque frequentemente sai no diário oficial o pagamento de viagens ao próprio prefeito e a outros servidores. Criticou a viagem para a China feita pelo prefeito e uma comitiva em 2018, que custou milhares de reais aos cofres públicos e até hoje não houve nenhuma prestação de contas de empregos gerados ou qualquer outro benefício para a população desta parceria. Disse que estará vigilante porque o próximo gestor do município precisa encontrar as contas equilibradas.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (Podemos)

Queixou-se da falta de prestação de serviço de poda de árvores na cidade, tanto da EDP, quando os galhos atingem a rede elétrica, quanto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pelos demais casos. Sobre a reforma da pracinha do bairro São Luiz Gonzaga, disse que fez indicações e mobilizou reunião para resolver a queixa dos moradores da demora da conclusão e agora houve questionamento do Ministério Público sobre seu papel na obra.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Manifestou apoio a Allan Ferreira na queixa sobre a obra do São Luiz Gonzaga. Relatou que o sindicato finalmente passou a apoiar os trabalhadores do consórcio Novo Trans, que permanecem com salários, tickets e FGTS em atraso. Criticou notas dadas pela empresa Flecha Branca, que alega serem mentirosas, nas quais acusou os funcionários de serem fantoches de articulações políticas e de se negarem a se reunir com a diretoria da empresa. Parabenizou os trabalhadores pelo movimento ter sido totalmente pacífico e informou que em reunião ficou definido pela Agersa que a empresa deve apresentar até a próxima quarta feira um cronograma de pagamentos, que será acatado ou não por assembleia de funcionários na próxima sexta.

 

Brás Zagotto (PV)

Protocolou pedido de auxílio para os trabalhadores da saúde. Indicou o Hospital do Aquidaban para implantação de hospital de campanha para a covid-19 e ficou feliz com a resposta positiva do Governo do Estado para a liberação de 18 leitos no local. Solicitou que o prefeito avalie a possibilidade de permitir a abertura das padarias nos domingos pela manhã, considerando que o novo decreto determina o fechamento de todo o comércio aos sábados e domingos a partir desta semana. Visitou o bairro Nossa Senhora da Fátima e solicitou, mais uma vez, construção de muro de arrimo na rua Nossa Senhora de Fátima. Pediu informações dobre o andamento da licitação do novo posto de saúde do bairro Vila Rica, que também atende ao bairro Maria Ortiz e pediu a ampliação da oferta de vacinas para a unidade, que atende uma população de cerca de 9.000 pessoas e recebeu apenas 100 doses.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Comentou sobre obra de drenagem da Rua Otacílio José Silveira, bairro Álvaro Tavares. Visitou a Secretaria Municipal de Interior na última semana e falou sobre o serviço de patrolamento e ensaibramento da estrada do Timbó, não finalizado, e solicitou também a limpeza do mato ao redor da via. Esteve na Rua Moacir Antônio da Silva, bairro Alto União, acompanhando as obras de melhoria da via.

 

Delandi Pereira Macedo (Podemos)

Agradeceu o carinho e felicitações recebidas pelo seu aniversário. Criticou o tratamento dado pelo Consórcio Novo Trans aos seus trabalhadores e parabenizou a Câmara, em especial o vereador Antônio Geraldo, e todos os demais apoiadores do movimento dos trabalhadores. Porém disse que, em relação ao contrato da empresa com o município e o atendimento das linhas e horários, ele vem sendo cumprido, à exceção do período de greve. Sendo assim, a relação da empresa com os funcionários deveria ser apurada pelo Ministério Público do Trabalho, não sendo responsabilidade da prefeitura ou da Câmara. Reforçou também que o subsídio, cuja aprovação pela Câmara é constantemente criticada nas redes sociais, é para os usuários e não para a empresa: custeia a diferença no valor da passagem que deveria ser paga pelo usuário.

 

Diogo Pereira Lube (PP)

Comentou sobre o movimento dos trabalhadores do transporte público de Cachoeiro, legitimando suas reivindicações. Falou sobre a obrigatoriedade dos psicólogos e psicopedagogos nas escolas, aprovada no Congresso Nacional e ainda não implantada aqui no município, cuja necessidade se agravou neste período de pandemia. Relatou que os moradores e comerciantes do bairro Santa Cecília estão sem internet desde que o poste foi trocado pela EDP. Moradores do bairro São Francisco de Assis se mobilizaram para ajudar uma família que vivia em extrema pobreza, solicitaram o corte de uma árvore para construir a casa e aguardam providências do poder público. Criticou a falta de decoro dos ministros nos vídeos da reunião que vieram à tona nos últimos dias e reforçou que somente a democracia e o conhecimento são capazes de melhorar a situação em que vivemos.

 

Edison Valentim Fassarella (PV)

Visitou o Alto Itabira, após ser provocado por morador que solicitou assistência. Agradeceu a SEMSUR pela limpeza do bairro Nossa Senhora da Glória. Apoiou Brás Zagotto na solicitação da abertura das padarias aos domingos. Visitou obras de praças nos bairros em andamento e ficou feliz com a ocupação dos espaços públicos, que aprendeu em palestra de Bruno Cavalcante que é uma forma de melhorar a qualidade de vida da cidade.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PSB)

Parabenizou o governador pela boa gestão dos gastos públicos, optando pela utilização dos leitos do Hospital do Aquidaban ao invés de construir hospital de campanha. Elogiou o processo de distribuição das cestas de alimentos aos alunos beneficiários do bolsa família, gerido pela Secretaria Municipal de Educação. Solicitou patrolamento e ensaibramento do loteamento Morro do Nicolau, em Córrego dos Monos. Conseguiu informações da SEMSUR sobre construção dos pontos de ônibus que dão conta de que o protótipo instalado não foi aprovado, por não corresponder ao que está no projeto licitado, o que atrasa e, possivelmente, inviabiliza a continuidade dos serviços. Comentou sobre o problema dos trabalhadores do Consórcio Novo Trans e pediu que eles mantenham o apoio aos colegas que estarão na comissão que vai negociar com a empresa.

 

Ely Escarpini (PV)

Disse que está recebendo muitas ligações de proprietários de padarias solicitando a autorização de abertura aos domingos, que, segundo eles, é o melhor dia de vendas da semana. Solicitou que seja feita nova reunião com o governo do estado sobre o problema de IML de Cachoeiro, que permanece sem peritos para atendimento à população. Está acompanhando a obra da Rua José Antônio Santana, bairro Zumbi, que era muito aguardada pela comunidade.

 

Higner Mansur (PV)

Foi dispensado de participar da Sessão por sua idade enquadrá-lo no grupo de risco para a covid-19.

 

Paulo Sérgio de Almeida (PSB)

Manifestou solidariedade aos trabalhadores do Consórcio Novo Trans. Manifestou preocupação em relação ao funcionamento de boa parte das secretarias municipais em horário reduzido, aglomerando os servidores e o público atendido, que estariam no local em horários alternados. Sugeriu que passem a funcionar de 7h às 18h novamente e os servidores sejam divididos em dois turnos.

 

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

Sobre o problema do IML, relatou que já aconteceu em gestão anterior, quando foi feito convênio com a Secretaria de Saúde e forneceram médicos até que houvesse concurso. Manifestou apoio aos trabalhadores do setor de eventos e criticou a fala do Procon em relação ao cancelamento de contratos, contrária a MP 948. Sobre a concessão do serviço de transporte público, reforçou que é também responsabilidade de quem concedeu e que o poder público tem que fiscalizar e acompanhar sim. O mesmo vale para o serviço das podas das árvores, que os colegas vereadores estão constantemente se queixando de que não está sendo feito.

 

Rodrigo Sandi (Podemos)

Também parabenizou, em nome do PODEMOS o vereador Pr. Delandi Macedo pelo aniversário. Sobre a aprovação do subsídio às passagens do transporte coletivo em Cachoeiro, lembrou que à época houve apelo dos funcionários da empresa, esperando que pudessem receber seus salários atrasados. Sugeriu a legalização do serviço de vans, ao menos para as linhas e trajetos que a empresa alega darem prejuízo, para ajudar a resolver o problema do transporte público em Cachoeiro. Relatou que a obra do posto de saúde do Zumbi está paralisada porque houve atraso na liberação da verba da emenda parlamentar da Dep. Norma Ayub devido a um erro no processo, que já foi corrigido pela prefeitura e a obra será retomada.

 

Silvio Coelho Neto (Republicanos)

Agradeceu pela troca das lâmpadas da praça em frente ao Ginásio de Esportes de Conduru. Parabenizou aos trabalhadores rurais pelo seu dia, comemorado ontem. Lamentou a não realização da festa de Santa Rita, tradicional de Conduru. Neste ano só foi possível uma carreata com carro de som e poucas pessoas. Pediu a compreensão dos moradores próximos do asfalto por causa da poeira gerada pela obra da extensão da rede de água do Km 9, em Conduru, e informou que iniciarão na próxima semana a reconstrução do guarda corpo da ponte do distrito. Pediu que seja liberado para as padarias o atendimento ao menos em forma de drive tru aos domingos. Agradeceu pela operação tapa buracos realizada em Coutinho.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Manifestou apoio a vereador Antônio Geraldo pela luta a favor dos trabalhadores do Consórcio Novo Trans. Cobrou do Poder Executivo sua responsabilidade em fiscalizar o cumprimento do contrato da concessão do transporte público, que deveria já ter solicitado uma intervenção na empresa.