Resumo dos Pronunciamentos 23/11/2021
Resumo dos Pronunciamentos (Pequeno e grande expedientes e horário das lideranças)
Sessão Ordinária do dia 23/11/2021
Osmar Francisco (Chupeta)
Parabenizou os agentes de segurança presentes pelo trabalho realizado e aos músicos, pelo seu dia comemorado em 22/11. Agradeceu pela entrega da obra do campo de areia e academia popular do bairro Zumbi, e pela promessa do prefeito de reforma de escadaria. Pediu placas para melhor sinalização na entrada de Cachoeiro, vindo de Morro Grande, indicando a direção de locais importantes da cidade, como os hospitais. Teve o prazer de comunicar aos comerciantes da Praça e Beira Rio que os ônibus do interior voltarão a parar nos pontos além do terminal do interior. Disse que vai pedir ao prefeito que também disponibilize pediatra ao bairro Zumbi.
Marcelinho Fávero (PL)
Homenageou servidores da segurança do CDP. Pediu à prefeitura que melhore as condições do entorno da unidade prisional. Manifestou apoio a Diogo Lube em virtude dos áudios de ameaças recebidos. Agradeceu pela aprovação do PL 89, que trata das punições aos pichadores, e à TV Gazeta pela matéria abordando o tema. Agradeceu à Rádio Diocesana pelo espaço cedido a ele e ao vereador Allan Ferreira para falar do PL sobre as descargas das motocicletas. Agradeceu aos secretários de agricultura, interior, obras, esportes, manutenção, saúde e à defesa civil por sempre atendê-lo quando entra em contato. Registrou as importantes intervenções feitas na rotatória da Unimed e no Bairro Nova Brasília, que impediram o alagamento dos locais nas chuvas do último final de semana.
Sandro Irmão (PSD)
Convidou representantes do Conselho de Alimentação Escolar para falar sobre seu trabalho. Noticiou que o contrato de iluminação pública da prefeitura foi homologado ontem e pediu que a empresa possa começar o serviço o quanto antes. Relatou a Copa Aquidaban de Futsal, realizada na última semana sob organização de diversos projetos sociais, que fazem importante trabalho com as crianças através do esporte.
Juninho Corrêa (PL)
Registrou que foi noticiado que a prefeitura aplicou 30 toneladas de asfalto em Cachoeiro, mas no Aeroporto, Morro do Cigano e Rui Pinto Bandeira muitas ruas permanecem abandonadas. “Nosso asfalto parece açúcar: choveu, dissolve”. “Não vou ceder de ser oposição porque temos um governo muito ruim, que não olha por Cachoeiro de Itapemirim. Falar a verdade é muito mais importante que conseguir obras”. Defendeu que nunca foi contra vacina e que o ‘passaporte da vacina’ foi proposto em um momento de tensão política. Disse que o recente lockdown aplicado pela Áustria aos não vacinados se assemelha ao sancionado aos judeus no holocausto. Afirmou ser contra a vacinação obrigatória no caso de vacinas ‘emergenciais’ como a da covid-19, e que a pessoa não querer se vacinar nestas condições não a torna uma pessoa ruim, ‘não humana’. “Sempre disse que as pessoas que queriam se vacinar, se vacinassem, mas que as que não quisessem não fossem obrigadas”. “Não é um projeto de lei pensando em saúde, mas em retaliação política”.
Paulo Grola (PSB)
Esteve na secretaria de saúde e recebeu a boa notícia de que vão receber oito ambulâncias novas e uma delas vai para Soturno/ Gironda. Um dos médicos que serão contratados também vai para as localidades. Sobre o tapa buracos feito pelo DER na região, esclareceu que o serviço foi muito bem feito, mas que já está tudo esburacado novamente por causa das chuvas que vieram após o asfalto.
Arildo Boleba (PDT)
Agradeceu às secretarias responsáveis pelo Revsol aplicado em Córrego do Óleo e informou que em breve a obra será realizada no Valão de Areia. Agradeceu à Corpus e secretaria de meio ambiente pela limpeza realizada em Itaoca e seus córregos.
Allan Ferreira (Podemos)
Registrou queixa sobre a ineficiência do serviço de poda de árvores realizado pela EDP, visto que há muitas árvores na cidade atravessando a rede elétrica e não dão conta de podar ou, quando o fazem, o serviço é ruim. Disse estar ansioso pelo início das obras de infraestrutura do bairro São Francisco de Assis, que já têm projeto pronto e, agora, têm recursos, com o empréstimo feito pela prefeitura. “Já venho a esta tribuna pedir pelo bairro São Francisco de Assis há cinco anos”. Parabenizou a Semat pelo trabalho de drenagem feito em São João da Lancha. A localidade pertencia ao município de Itapemirim e deixou de ser atendida por lá quando passou a pertencer à Cachoeiro oficialmente. O vereador busca agora parcerias para reformar a antiga escola para que possa oferecer atendimento médico e melhorar a área de lazer. Defendeu a vacinação, citando vacinas que foram criadas décadas atrás, quando havia menos tecnologia e recursos, e não foram recusadas como a da covid-19, que é aprovada pelos órgãos competentes.
Mestre Gelinho (PSDB)
Informou à comunidade do Nova Brasília que a pendência apresentada na reunião foi resolvida. Cobrou a manutenção das galerias do bairro, que ainda não foi feita, para evitar os transtornos causados pela chuva que está por vir. Elogiou o trabalho que está sendo feito em frente ao ginásio municipal e parabenizou à comunidade do Alto Eucalipto pela obra recebida. Cobrou resposta da prefeitura sobre as melhorias necessárias no posto de saúde do Nossa Senhora da Penha e pediu também a construção de uma área de lazer para o bairro, que não possui nenhuma. Pediu resposta também ao morador que cedeu seu terreno para passagem de drenagem de águas pluviais do Nossa Senhora da Penha e Nossa Senhora Aparecida. Convidou a todos para a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares que acontecerá na Câmara na próxima sexta-feira. Lembrou que no próximo dia 28 faz um ano do falecimento de José Paineiras, grande liderança do movimento negro, informando que haverá missa na Catedral.
Paulinho Careca (PSB)
Agradeceu, em nome dos moradores, pela pavimentação da Av. Domingos Alcino Dadalto, no IBC, do início da estrada de Córrego dos Monos e pela drenagem da rua em frente à Transportadora Cachoeiro, no Agostinho Simonato. Informou aos moradores do Jardim Itapemirim, próximo à FZ e ao espaço do Pedro Secco, que já foi feita a licitação e a secretaria de obras aguarda apenas a liberação de verba para a drenagem e pavimentação, e que o projeto de drenagem e pavimentação do Morro do Nicolau, em Córrego dos Monos, está pronto, com previsão de início da obra para março do ano que vem.
Brás Zagotto (PV)
Registrou as obras de recapeamento asfáltico que estão acontecendo por toda a cidade em parceria com o governo do estado, que só está sendo atrasada pelas chuvas. Informou que serão pavimentadas ruas do bairro Maria Ortiz que melhorarão a fluidez do trânsito da entrada do Vila Rica. A licitação ocorrerá em 07/12 e serão custeadas por emenda parlamentar ainda do ex senador Magno Malta. Afirmou que Cachoeiro perdeu muito com a não eleição dos senadores Magno Malta e Ricardo Ferraço, além do saudoso deputado Camilo Cola, que traziam muitas emendas parlamentares, em especial para os hospitais filantrópicos. “Vamos abrir os olhos do eleitor de Cachoeiro para candidatos que ‘tenham nas veias as águas do Rio Itapemirim’, que de fato ajudem ao sul do estado, e não que venham aqui apenas pedir votos”.
Diogo Lube (PP)
Falou sobre o Dia da Consciência Negra e o diálogo sobre o tema que ocorreu em seu programa de rádio, agradecendo à advogada Angélica Paineiras que contribuiu. “Precisamos falar do antirracismo”. Criticou duramente o áudio recebido com ameaças à sua vida, em virtude do projeto de resolução apresentado que tornaria obrigatória a vacinação para entrada no prédio da Câmara. Defendeu a vacinação e elencou diversos países e órgãos públicos brasileiros que também adotaram o chamado ‘passaporte da vacina’. “Quem é contra a vacinação, precisa explicar qual outro fator foi responsável pela diminuição das mortes! Não podemos fazer com que as vontades individuais sejam maiores que as coletivas!”. Registrou que o mutirão do IPTU foi prorrogado novamente até o dia 10/12, mas que até agora não foi encaminhado pela prefeitura à Câmara nenhum projeto que resolva a situação do imposto para 2022. Agradeceu aos jornalistas que se empenham em apurar a verdade e não divulgar fake news e aos veículos que transmitem à população as informações importantes.
Ely Escarpini (PV)
Agradeceu à prefeitura pelas obras entregues ao Zumbi. “É uma cidade dentro de outra cidade, muito grande, e construído sem planejamento, mas que, com muito esforço, está recebendo melhorias agora”. Agradeceu também pela pavimentação da Rua Marcondes Borges, última rua do bairro que ainda não tinha asfalto. Reforçou a importância de eleger deputados e senadores locais, para que as emendas parlamentares venham para cá.
Pr. Delandi Macedo (Podemos)
Fica feliz por Cachoeiro e o Brasil terem uma grande porcentagem de adultos vacinados contra a covid-19. Opinou que, mesmo assim, não é hora de ‘abrir a guarda’. Relatou visita ao hospital do Aquidaban e falou sobre a fila de cidadãos aguardando procedimentos eletivos “É obrigação do governo dar saúde para a população! Ninguém pode morrer ou passar dificuldades na saúde por falta de socorro. É preciso dar continuidade aos atendimentos e o hospital do Aquidaban tem estrutura para isso, através do governo do estado.” Acredita que o governo do estado deve vir a Cachoeiro esse ano ainda para assinar ordens de serviço e dar início a diversas obras que estão sendo aguardadas.
Leo Cabeça (PDT)
Parabenizou à secretaria de interior pelo trabalho realizado, mesmo com o mal estado das máquinas. Fez um apelo à prefeitura que adquira pneus melhores para as máquinas. Relatou estar rezando para ninguém dar lance no leilão da área do clube da Sambra, na esperança de que o terreno possa voltar para o município.
Alexandre de Itaoca (PSB)
Agradeceu ao governo atual por atender muitas indicações dos vereadores, comparando ao governo anterior, que atendia apenas ao orçamento participativo. Citou como exemplo a reabertura da unidade de saúde de Itaoca 24h e a concretagem e aplicação de Revsol nas ruas do distrito. Comentou sobre o abono aos professores e pediu que a prefeitura estude com carinho uma forma de bonificar também os servidores da saúde. Apoiou a vacinação contra a covid-19. Cobrou o desvio de Alto Moledo para melhorar o tráfego em Itaoca, onde tem tantas empresas que geram emprego e arrecadação.