Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 23/06/2020

Resumo dos Pronunciamentos 23/06/2020

por Camila Reis publicado 23/06/2020 17h58, última modificação 23/06/2020 17h58

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária por videoconferência de 23/06/2020

 

Alexandre Andreza Macedo (PSB)

Elogiou o prefeito municipal pela gestão da crise da pandemia e das obras e demandas do município.

Alexandre Bastos Rodrigues (PV)

Criticou a forma como foi feita a poda de árvores em gestões anteriores, causando problemas hoje com o crescimento em excesso de algumas. Indicou construção de muro de contenção nos barrancos na saída do túnel da Ponte de Ferro, em direção ao Detran, e drenagem da via, onde há nascente de água, que danifica o asfalto com frequência. Manifestou satisfação com a abertura de novos leitos hospitalares para pacientes da Covid-19.

Alexandre Valdo Maitan (DEM)

Criticou o fato de o comércio de Cachoeiro ter sido fechado no começo da pandemia, usando como parâmetro a ocupação da maior parte dos leitos de UTI da cidade. Na época, apenas 22% dos leitos de UTI da Santa Casa estavam ocupados por pacientes de Cachoeiro e os demais eram de outros municípios. Reforçou que o Governo do Estado só providenciou novas vagas para o sul capixaba quando pressionado pelo Ministério Público Federal.

Alexon Soares Cipriano (Republicanos)

Cobrou a finalização da praça e academia popular do bairro Dr Luiz Tinoco da Fonseca. Está acompanhando as obras do bairro Coramara: Rotatória em frente à Igreja Católica Comunidade Nossa Senhora Aparecida, demolição de caixa d’água e construção do novo centro comunitário, praça com playground, e escadaria que os moradores aguardavam há quase 30 anos. Criticou o fato de ter demorado três anos para receber resposta negativa para pedido de informação encaminhado à prefeitura em 2017. Informou estar em andamento a formação da comissão para acompanhar a destinação os recursos federais para combate à Covid-19. Comunicou que no dia 01/07, a partir das 14h, o prefeito Victor Coelho estará na tribuna da Câmara para fazer sua prestação de contas através de sessão online.

Allan Albert Lourenço Ferreira (Podemos)

Relatou estar há mais de três anos pleiteando obras necessárias ao bairro São Francisco de Assis. Pediu à Secretária Municipal de Saúde que seja mais atuante nas iniciativas de combate à pandemia, em detrimento de outros secretários/ pré candidatos. Cobrou resposta de pedido de informação sobre aplicação de recursos. Solicitou informações sobre contratação para cargo de motorista da secretaria de saúde, porque recebeu questionamentos de cidadãos que participaram de processo seletivo e não foram chamados. Manifestou pesar pelo falecimento de Luiz Correa, morador do Parque Laranjeiras, em decorrência da Covid-19. Lamentou que encontra cidadãos que não acreditam na doença e não aceitam usar máscara.

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Ausente por motivo de doença.

Dario Silveira Filho (PSDB)

Informou início de serviço limpeza e retirada de entulhos em ruas do bairro Alto União e agradeceu aos responsáveis. O serviço seria na semana anterior, porém foi adiado por causa das fortes chuvas. Comemorou também o início da pavimentação Asfáltica na Rua José Olímpio Gomes, que a comunidade aguarda há cerca de 30 anos.

Delandi Pereira Macedo (Podemos)

Falou sobre a possibilidade de passar Cachoeiro para a categoria risco extremo de contaminação da covid-19. Indicou ao prefeito que disponibilize a cloroquina e a hidroxicloroquina nas farmácias populares e no Paulo Pereira Gomes, para garantir a disponibilidade dos medicamentos aos que necessitarem dele e cujos médicos receitarem.

Diogo Pereira Lube (PP)

Falou sobre a importância de checar as informações sobre a pandemia e a política, como forma de combater as fake news. Divulgou uma lista de sites confiáveis para obter informações sobre a doença e os medicamentos. Recebeu denúncia de trabalhadores da obra de adequação do hospital do Aquidaban com suspeita de Covid, que foram ao Paulo Pereira e receberam medicação, mas não lhes foi disponibilizada a testagem. Pediu informações sobre planos de volta às aulas da Secretaria Municipal de Educação e afirma ainda não ser seguro para tal.

Edison Valentim Fassarella (PV)

Informou sobre homenagem a Pedro Laudelino Mengali, líder comunitário falecido em 31/12/2018, que nomeará o campo do bairro São Geraldo. Falou sobre os reparos da escola Geny Guardia, que já estão sendo finalizados, permitindo que tudo esteja reconstruído na volta às aulas. Contabilizou que realizou à prefeitura 674 indicações, para cerca de 20 bairros diferentes, ao longo deste mandato. Reconhece que a enchente e a pandemia, dentre outros complicadores, dificultaram a realização de obras e informou que sua assessoria fará um levantamento de quantas foram atendidas pela administração.

Elio Carlos Silva de Miranda (PSB)

Relatou ter acompanhado durante a manhã o início da construção da praça de Córrego dos Monos. Informou sobre planos de retorno às aulas da Superintendência Estadual de Educação, e que estão suspensos até que diminua o risco de contaminação. Solicitou também à Superintendência o retorno do Ensino Médio para adultos para o distrito de Pacotuba. Acompanhou patrolamento de Capoeirão, Capoeirinha e Mangueira. Reforçou a dificuldade enfrentada pelos agricultores do município para transportar a safra de café em estradas tão danificadas.

Ely Escarpini (PV)

Disse ter percebido a força da Câmara na reunião/ videoconferência com o Governador do Estado sobre a oferta de leitos covid-19 em Cachoeiro, que trouxe resultados positivos.

Higner Mansur (PV)

Liberado da presença nas sessões por sua idade enquadrá-lo no grupo de risco para a covid-19.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Agradeceu pela oportunidade de fazer uma prestação de contas de seu mandato na Rádio Sim. Parabenizou a Mesa Diretora pelas pedidas de controle de contágio adotadas na Câmara. Recebeu denúncias de moradores que estão colocando animais mortos e entulho nas caçambas/ container de lixo instaladas na cidade. Pediu a conscientização da população sobre a destinação correta de lixo e entulho, para evitar transtornos e acabarem responsabilizando os órgãos públicos pelos problemas.

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

Agradeceu pelo atendimento de sua indicação de reparo na escadaria Madre Gertrudes, próximo ao Colégio Cristo Rei. Disse que a população de Cachoeiro não se sente cuidada pelo poder público, cobrando enfrentamento ao problema da saúde e da economia, desde as enchentes de janeiro. Lembrou que já existe lei para identificação de terrenos particulares, idealizada à época pelo vereador Rodrigo Sandi, que ajudaria na limpeza das áreas do município, mas falta boa vontade de colocar em prática. Informou que foi criado conselho para retomada econômica do município pós pandemia, seu nome foi indicado para representar o Lions Clube e sua participação foi recusada por entenderem que, como vereadora, já exerce função fiscalizadora do município. Afirmou que foi negado o direito do vereador de colaborar com as demandas.

Silvio Coelho Neto (Republicanos)

Parabenizou à prefeitura e Secretaria Municipal de Obras pelo calçadão da Av. Beira Rio. Disse que cobrou muitas vezes a reforma do Centro Municipal de Saúde e que acredita que, com a nova gestão, a demanda seja concluída. Disse que também solicitou a reforma da escadaria Madre Gertrudes e agradeceu o atendimento, ainda que tardio. Parabenizou também os vereadores Renata Fiório e Alexandre Bastos por conseguirem a reforma da pracinha do Independência. Cobrou mais uma vez que o DER e Governo do Estado resolvam a demanda da ponte da Usina São Miguel e Cachoeira Alta, em São Vicente. Parabenizou o empresário Renato Merçon pela perseverança em abrir um posto de combustível em Conduru, relatando muitas dificuldades burocráticas. Foi cobrado por Angelo Menegussi que doou granito para revestimento de parede de unidade de saúde de Conduru e ainda não foi instalado. Agradeceu ao cidadão pela doação.

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Indicou cumprimento do decreto de funcionamento do comércio e serviços pela empresa gestora do estacionamento rotativo, que não realiza higienização dos parquímetros nem disponibiliza álcool em gel para os usuários. Também recebeu reclamação de que a pessoa que renova o estacionamento às 17h30min é cobrada por uma hora, sendo que o serviço é interrompido às 18h e retomado apenas às 8h30min do dia seguinte.