Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 22/10/2019

Resumo dos Pronunciamentos 22/10/2019

por Camila Reis publicado 24/10/2019 13h44, última modificação 24/10/2019 13h44

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 22/10/2019

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Convidou a todos para o evento Cuidando Delas, organizado pelo PP Mulher, alusivo ao Outubro Rosa, que acontecerá sábado, 26, das 8h às 13h no Ginásio de Itaoca Pedra. Registrou que no Bairro BNH, tanto de cima quanto de baixo, as ruas estão repletas de buracos e os moradores têm colocado areia e terra. Informou que no dia 31/10, às 13h, haverá reunião com a Associação de Moradores  do BNH e promotor público para discutir solução para passagem que ligava o BNH de cima ao de baixo há mais de 40 anos, próxima ao antigo Posto Pop, que foi fechada pelo proprietário do terreno e o processo se encontra em via judicial. Cobrou também reforma prometida pelo executivo para o ginásio do BNH de baixo. Reforçou a importância do respeito nas redes sociais, mesmo à opiniões contrárias às suas. Recebeu denúncia de má conduta de motorista da secretaria de saúde e informou que deu o devido encaminhamento. Ficou feliz com a limpeza do córrego de Itaoca Pedra e informou que o próximo será o de Gironda. Foi informado pela Semdurb que o primeiro abrigo de ônibus que será construído será o do Otílio Roncetti. Agradeceu a construção do muro de arrimo da Rua Vicente Campos, no bairro Aquidaban, onde se seguirão agora as demais melhorias necessárias.

 

Higner Mansur (PSB)

Criticou o não término das melhorias prometidas para a revitalização da Rua Capitão Deslandes, no Centro, tão divulgada no ano passado. Elogiou a transparência da resposta dada ao seu pedido de informação, mas reforçou que não houve a mesma transparência na divulgação das obras, visto que não serão concluídas nesta gestão. Falou novamente sobre o desrespeito à memória de Nilton Meirelles, em razão do abandono da ilha doada pelo mesmo pelo poder público. Sugeriu ações para ajudar o tombamento e conservação de imóveis históricos de propriedade particular e reforçou a importância das calçadas para a acessibilidade, mobilidade urbana e, consequentemente, o turismo local.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Pediu quatro vezes a instalação de faixa elevada em frente ao Hospital Infantil e, desta vez, a resposta que recebeu é de que a transferência da verba do rotativo da mobilidade urbana para a saúde, aprovada pela Câmara, fez com que não houvesse recursos para tal. A vereadora lembrou que existem muitos recursos de royalties que poderiam ser utilizados, dentre outros, por isto a justificativa de falta de verba não seria aceitável. Alexandre Bastos interveio lembrando também da necessidade de melhoria na segurança no ponto de ônibus próximo. Convidou para ação social no dia 10/11 do projeto “Criança Feliz, Brinquedo Sim”. Cobrou a revisão do plano de saneamento básico do município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para que se resolva o problema de abastecimento de água potável de diversas comunidades. À Agersa, caberia fiscalizar o contrato, o que não cabe nestes casos, já que ainda não existe o serviço de abastecimento.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Agradeceu ao secretário de agricultura e interior por ter atendido seu pedido de patrolamento e ensaibramento na estrada de Bonsucesso. Protocolou Projeto de Lei pedindo instalação de detectores de metais nas escolas. Também convidou todas as mulheres para o primeiro evento “Cuidando Delas”, que acontecerá sábado, em Itaoca Pedra.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Elogiou a publicidade dada às ações da câmara, que ajudam no reconhecimento ao trabalho dos vereadores pela população. Falou sobre a importância da volta e da regulamentação do estacionamento rotativo, questão que foi avaliada, votada e autorizada pela Câmara e espera-se que ajude ao comércio e à população em geral. Alexon, em aparte, lembrou da verba aprovada para a construção de mais de 100 abrigos de ônibus, que também, espera-se, fará muita diferença na mobilidade urbana. Criticou a relativização dos conceitos, como o de professora, relatado pelo vereador Diogo Lube, de família e de gênero, por exemplo. Explicou, como líder do Executivo na Casa, os trâmites necessários para abastecimento de carro pipa em comunidades rurais.  

 

Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

Agradeceu reforma da pracinha do bairro Jardim Itapemirim, com a implantação da PraCão, pracinha inovadora para cães, e também da pracinha do Baixo Monte Cristo.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Agradeceu aos colegas vereadores pela assinatura e apoio à emenda à Lei Orgânica que possibilita o Orçamento Impositivo no município. Reforçou sua importância, em especial para as comunidades de interior. O vereador é o político mais próximo das comunidades e suas emendas, baseadas nas demandas apresentadas pelos moradores, podem ou não ser atendidas pelo Poder Executivo no formato atual. O orçamento impositivo obrigaria a gestão municipal a atender estas emendas parlamentares. Anunciou também Projeto de Lei que trata da criação do Fundo de Aparelhamento e Modernização da Câmara.

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Sobre a geração de vagas de emprego pelo rotativo, informou que fará indicação ao Poder Executivo e Secretaria de Desenvolvimento Social para que abram espaço para contratar pessoas que estão em condição de rua, já trabalhando como “flanelinhas”. Elogiou o orçamento impositivo, porque, mesmo com a alta produção de obras e melhorias da gestão municipal, ainda continua não atendendo aos pedidos dos vereadores, principalmente para a oposição. Informou que não houve nenhuma reunião da diretoria do PDT que baseasse a decisão do atual presidente partido de que os vereadores da sua bancada seriam expulsos caso votassem em desacordo com seu posicionamento. Divulgou os aulões preparatórios pré Enem que acontecerão na Câmara, através da Escola do Legislativo. Parabenizou os assessores e vereadores envolvidos nas estruturas que compõe o Espaço Cidadão da Câmara. Quinta, 31/10, o vereador e sua equipe estarão numa tenda na praça Jerônimo Monteiro com plantão tira dúvidas Projeto “SOS Enem”. Criticou o mecanismo de busca “Google” porque, pesquisando o termo “professora”, apresenta uma definição extremamente pejorativa logo nos primeiros resultados.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Agradeceu pela reforma do muro da Rua Vicente Campos, no Aquidaban, que foi pedido por vários vereadores, e pela reforma da Capela Mortuária do Coronel Borges. Solicitou reforma do calçadão da Av. Cândido Câmara, no centro de Conduru e o fornecimento de água potável para a localidade de Km 9, que vem sendo atendida há anos por poço artesiano de uma empresa local. Renata Fiório e Alexandre de Itaoca, em aparte, também lembraram de outras comunidades com dificuldade pela falta de abastecimento de água.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Agradeceu a conclusão da pavimentação de ruas do Monte Belo, dentre outros serviços proporcionados pelo Transforma Cachoeiro, que haviam sido solicitadas pelo vereador desde 2017. Convidou a todos para a final do campeonato municipal de futebol sábado, entre Vasco do União e Zumbi.

 

Rodrigo Sandi (PTN)

Manifestou sua satisfação em ver os colegas agradecendo obras e melhorias que solicitaram para suas comunidades, fazendo com que tenha valido a pena o mandato. Anunciou mudanças programadas para rota de ônibus do bairro Zumbi, com o intuito de atender mais uma parte da comunidade. Manifestou também demanda dos trabalhadores da região de que alguma linha que passe pelo bairro vá em direção ao BNH/ Aeroporto.

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

Falou sobre a Conferência Municipal de Turismo que acontece no Hotel Bristol, dias 22, 23 e 24/10. Sábado, 26, a igreja católica do Paraíso fará uma Ação Social recolhendo todo o lixo da beira da estrada Cachoeiro x Safra. Sugeriu que a prefeitura tivesse uma equipe paralela para realizar o “Transforma Cachoeiro”, de forma que os demais bairros e regiões possam continuar sendo atendidos pelas equipes regulares.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Reforçou que a principal função do vereador é fiscalizar o Executivo, visto que legislar é bastante limitado pela Constituição Federal e que “nem Jesus Cristo foi capaz de agradar a todos”. Disse que continua otimista de que serão feitas as obras necessárias no bairro São Francisco de Assis. Agradeceu obras realizadas no Parque Laranjeiras. Convidará o gerente de tráfego da Flecha Branca para fazer algumas adequações na linha do São Francisco de Assis, recém implantada mas que ainda precisa de ajustes.

 

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

Queixou-se da falta de abastecimento de água potável para famílias do interior e inabilidade da Agersa em resolver o problema.