Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 20/04/2021

Resumo dos Pronunciamentos 20/04/2021

por Camila Reis publicado 20/04/2021 17h43, última modificação 20/04/2021 17h43

Resumo dos Pronunciamentos da Sessão Ordinária do dia 20/04/2021

Sebastião Ary Corrêa (Patriota)

Enviou requerimentos de informações à PM e outros órgãos sobre o funcionário da Flecha Branca que está desaparecido há dois anos. Cobrou a promessa do governador do estado de que haveria perito de plantão no DML de Cachoeiro. Afirmou ter lido que o TCE ES apontou irregularidades nas contas da Agersa e disse que isso é grave e precisa ser apurado. Pediu que a Câmara instaure uma CEI para apurar as irregularidades da BRK. Agradeceu pelo apoio dos demais vereadores na agenda com o prefeito que tratou do pedido de melhoria no cruzamento da Linha Vermelha com Av. Jones dos Santos Neves, na altura do São Francisco de Assis. Pediu à secretaria de saúde que não remova a médica que está atendendo a população na Unidade de Saúde do Monte Belo. Pediu instalação de quebra molas em locais próximos a escolas no Monte Belo e no União. Informou que o Patriotas homenageará 10 “Cidadãos Patriotas” no próximo mês.

Leo Camargo (PL)

Compartilhou as dificuldades em exercer o mandato. Elogiou o trabalho de limpeza realizado pela empresa Corpus e informou o início de operação tapa buracos, ambos no bairro Coramara, agradecendo à prefeitura pelos serviços em nome da comunidade.

Allan Ferreira (Podemos)

Falou sobre a dificuldade em ter as demandas solicitadas pelas comunidades atendidas pelo poder executivo, esclarecendo que sabe que são muitas e é realmente difícil atender a todos os vereadores e bairros. Criticou o “pseudo lockdown” imposto pelo governo do estado, com a abertura do comércio em apenas três dias da semana, e a fiscalização e fechamento de pequenos comércios, enquanto os supermercados estão lotados. Alertou que, nas próximas eleições, aparecerão candidatos “cavalo de tróia”, que virão bem enfeitados, mas que não terão serviços prestados pelo município e, após as eleições, tomarão distância daqui novamente. Afirmou que Cachoeiro está se tornando a cidade do esporte, com as quadras e áreas esportivas que estão sendo feitas nos bairros e distritos. Pediu que os vereadores sejam respeitados pelos secretários municipais e creditados pelas conquistas, como são cobrados pela população.  

Alexandre de Itaoca (PSB)

Repudiou a falta de consideração do poder executivo com o vereador Allan Ferreira, que reside no São Francisco de Assis, luta há muito tempo por melhorias no bairro e não foi convidado pela secretaria quando houve a execução do serviço.  Falou sobre as indicações dos vereadores, afirmando que o sucesso no atendimento das demandas vem de muito trabalho e não esperando sentados nem desrespeitando o trabalho dos demais.

Mestre Gelinho (PSDB)

Afirmou que não se importa em ter outros vereadores transitando em sua região, porque, com o trabalho dos vereadores e assessores, quem ganha é a população.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Protocolou denúncia recebida sobre o lançamento de esgoto no Rio Itapemirim. Recebeu vídeos em que, aparentemente, na estação de tratamento de esgoto, a água está sendo devolvida para o rio sem tratamento. Afirmou já estar buscando a solução para o problema junto à Comissão Permanente de Saúde e Saneamento Básico e que cobrarão a coleta de esgoto para todos os córregos da cidade. Cobrou a continuação de obras paralisadas no Gilson Carone e Coramara. Convidou a todos os vereadores que se interessarem pelo tema para participar da reunião na próxima sexta-feira, às 14h, da comissão da covid com agentes que estão enfrentando diretamente a pandemia, como o secretário municipal de saúde e conselhos regionais de enfermagem, medicina e fisioterapia. Agradeceu à secretaria pelo serviço de limpeza realizado no Village.

Brás Zagotto (PV)

Protocolou requerimento de mais uma equipe para atendimento na Unidade de Saúde o bairro Vila Rica, que também atende ao Maria Ortiz. De acordo com as normativas, a equipe atual é insuficiente para o tamanho da população da região.

Paulinho Careca (PSB)

Agradeceu à prefeitura e aos vereadores que se esforçaram pela conquista do início da obra do muro da Igreja Batista do Calvário, próximo ao Sesi, e de patrolamento e ensaibramento da estrada de São Simão e paliativos em ruas do IBC.

Juninho Corrêa (PL)

Relembrou o discurso da primeira sessão, no qual criticou a atuação da Agersa e a imprensa discordou, relatando que, nas denúncias atuais de descarte inadequado de esgoto, o papel se inverteu e a própria imprensa vem criticando a BRK e a Agersa. Reafirmou ser a favor do fim da Agersa, que não estaria cumprindo seu trabalho de fiscalizar a BRK. Apresentou ao prefeito Plano de Retomada da Economia e ele e sua equipe se mostraram solícitos com a proposta.

Paulo Grola (PSB)

Agradeceu a prefeitura pelo serviço realizado na estrada do Pantanal, em Soturno, e pelas melhorias no cemitério de Santa Tereza.  Apoiou Delandi na denúncia sobre a BRK e relatou que estão fazendo agora a rede de esgoto de Soturno e que está fiscalizando a instalação da rede, bem como a devolução de água ao córrego, junto com o vereador Leo Cabeça.

Marcelinho Fávero (PL)

Reforçou a fala de Delandi, concordando com a ineficiência do serviço de tratamento de água e esgoto em Cachoeiro. Afirmou que acompanha a situação de perto, por residir próximo a um córrego, e por isso quis fazer parte da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara.

Diogo Pereira Lube (PP)

Discursou sobre as funções do vereador, o contexto histórico do princípio da constitucionalidade e os riscos ao mandato do presidente e demais vereadores quando se desrespeita esse princípio.

Leo Cabeça

Agradeceu e parabenizou sua equipe de assessoria pela parceria nos serviços solicitados e realizados para a comunidade. Alertou aos vereadores que tem subsecretário que está passando-os para trás. Agradeceu pelo serviço de concretagem de rua e criticou o fato de o vereador não ficar sabendo que o serviço seria realizado.

 Silvinho Coelho (Republicanos)

Afirmou que tem interesse sim em se candidatar a deputado estadual pelo PRB. Parabenizou o Conservatório de Música, o cantor Roberto Carlos, seu irmão Rômulo e sua filha Yasmin pelos aniversários recém completados. Informou que o DER concluiu a obra, solicitada pelo vereador há 4 anos, na estrada Conduru x Cachoeiro. Apoiou as denúncias dos demais vereadores sobre a BRK, afirmando que todos eles têm direito de denunciar, fiscalizar e convidar representantes da empresa para cobrar o bom andamento dos serviços.