Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 19/11/2019

Resumo dos Pronunciamentos 19/11/2019

por Camila Reis publicado 19/11/2019 20h22, última modificação 19/11/2019 20h22

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 19/11/2019

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

Comemorou o sucesso do IX Encontro da Família Fassarella,  que contou com a participação de muitos membros de outro estado e lançou livro que conta a história da imigração dos Fassarella e outras famílias italianas para o ES. Doou exemplar do livro para a biblioteca da Câmara. Informou que a Igreja Católica protocolou documento solicitando que não seja removido o pavilhão de eventos da Ilha da Luz, onde acontece a missa de encerramento da novena de São Pedro, na festa da cidade, com 5.000 cadeiras.  Elogiou a reforma do Paulo Pereira e disse que, nas palavras de profissionais da área da saúde, "ficou melhor que obra privada". Defendeu o SAMU em Cachoeiro, que permitiria o cadastramento das duas UPA's no Ministério da Saúde, passando a receber verba de R$400 mil cada/ mês, ao invés dos R$100 mil atuais. 

 

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Criticou mais uma vez as pessoas que utilizam redes sociais para difamar vereadores e outros agentes públicos e não dão o exemplo, vide casos recentes de vídeos propagados em redes sociais de cidadãos praticando furtos na cidade. Denunciou ao Ministério Público situação da poluição por pó de calcário na rua principal do distrito de Gironda. Elogiou qualidade da reforma da UPA Paulo Pereira Gomes, mas criticou ter demorado mais de três anos, sendo um serviço essencial para a população. Disse que a população aguarda ansiosamente a reabertura, após reforma e ampliação prometidas há quase 2 anos, da Escola Raul Coco Sampaio, no Agostinho Simonato. Lembrou que também há o pedido de pavimentação de sete ruas da comunidade ainda não atendidos. Informou que está fazendo levantamento das unidades de saúde de Cachoeiro onde as pessoas precisem chegar cedo para garantir os atendimentos na fila, para indicar melhorias para as que não tiverem cobertura contra as intempéries e bancos para sentar. Queixou-se também do valor de venda do combustível nos postos da cidade, bem superior ao de outros municípios do estado, levantando a hipótese de existir algum cartel em Cachoeiro.

 

Rodrigo Sandi (PTN)

Assessor Alexandre utilizou o tempo do vereador no pequeno expediente para falar sobre o trabalho Ouvidoria da Igualdade Racial e a intenção de regulamentar o setor e criar mais ferramentas de acesso para a população. O vereador agradeceu a oportunidade de presidir a sessão, em homenagem ao Dia da Consciência Negra e lembrou do saudoso vereador Sebastião Buiú, que o antecedeu como ouvidor racial da Casa. 

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Indicou melhoria da escadaria pública ao lado do CRE e comemorou que está sendo realizada. Manifestou preocupação sobre o recadastramento biométrico do título de eleitor, obrigatório em Cachoeiro. Faltando 10 dias para o fim do prazo, no dia 29, apenas 43.000 eleitores de Cachoeiro se recadastraram e faltam ainda 45.000. Esclareceu queixa de cidadãos de que não havia carteira de trabalho disponível no Ministério do Trabalho. Apurou que o documento agora é emitido eletronicamente, via aplicativo do Ministério, gratuitamente, e o número é informado ao empregador, não havendo mais necessidade da carteira física.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Atendeu a convite do Centro Universitário São Camilo para representar a Câmara e conversar com as crianças sobre temas relevantes para o município, e recebeu delas perguntas e sugestões em forma de carta. Falou sobre as obras recentes de drenagem do bairro Nova Brasília, pleiteadas há tantos anos, reforçando a importância da conscientização da população para não jogar lixo e entulho nas ruas, para que não voltem a ter inundações na comunidade. Criticou as fake news e o mau uso das redes sociais.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Solicitou reforma urgente para unidade de saúde do bairro Parque Laranjeiras. Queixou-se da dificuldade de agendar reuniões e visitas com secretários municipais para atender demandas das comunidades. Informou que as obras solicitadas para o bairro São Francisco de Assis estão licitadas. O bairro cresceu muito em população com a construção de diversos condomínios, e não tinha melhorias há anos. Pediu atenção às obras do São Lucas. As ruas já foram preparadas e aguardam asfalto. Se demorar muito, as chuvas podem danificar o que já foi feito. Queixou-se de que a empresa Corpus possui apenas 6 funcionários para poda de árvores e não dá conta de atender a demanda da população. Sugere que o serviço retorne para as equipes da prefeitura. 

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Sobre a queixa de Allan referente às podas, esclareceu que não precisam de autorização da Secretaria de Meio Ambiente, a não ser que sejam podas drásticas. Disse estar feliz com a inauguração da UPA Paulo Pereira Gomes e com a garantia do governo de que não será fechada caso precisem realizar alguma reforma na UPA do Marbrasa. Queixou-se de que regiões periféricas, como a que reside, têm mais dificuldade em receber obras e investimentos públicos, a exemplo das obras de pavimentação e drenagem necessárias à região do Rui Pinto Bandeira e Aeroporto. 

 

Bras Zagotto (SD)

Relatou que estava presente quando iniciaram a construção Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes e que o nome foi escolhido em homenagem ao pai do ex-governador Paulo Hartung Gomes. Sobre parque público que deveria ser construído na Ilha da Luz, disse que foi contra quando foi assinado o TAC junto ao Ministério Público e a BRK Ambiental, para evitar fechamento e demolição das estruturas que lá funcionam, como a Emeb. A secretaria de educação já anunciou que não haverá rematrícula para a mesma e há muita queixa das mães das crianças, que estão programando manifestação na ponte. Alexandre de Itaoca sugeriu que a verba da BRK pode ser alocada em outras intervenções relativas ao meio ambiente, fora da Ilha da Luz. Delandi lembrou que o debate já existe há anos e que agora, que já está tudo definido, não há mais tempo para mudanças. Esclareceu circunstâncias da aquisição do terreno onde será construída a nova unidade de saúde do Vila Rica, próximo ao Ciodes.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Parabenizou à população pela inauguração do Paulo Pereira, que vai desafogar a UPA do Marbrasa, melhorando o atendimento das comunidades. Agradeceu à ambulância adquirida para o distrito de São Vicente, que também atenderá Burarama e Conduru. Agradeceu também às emendas parlamentares que permitiram a licitação do campo society do distrito de Conduru. Manifestou preocupação com limpeza do córrego de São Vicente a Santa Luzia, solicitada pela comunidade há bastante tempo. Pediu a deputados estaduais que cobrem do Governo do Estado reforma do asfalto de Sapecado a São Vicente. Agradeceu à população pela participação no mutirão de concretagem de rua de Conduru. 

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Manifestou alegria pelas obras que estão sendo entregues na cidade, depois de problemas com empreiteiras e burocracia que as atrasaram por anos, a exemplo da unidade de saúde do Coramara e o Centro Municipal de Saúde, além do Paulo Pereira Gomes. A população, foco da gestão pública, é quem ganha com isso. Parabenizou o trabalho dos colegas vereadores pelas emendas, votações e fiscalizações do orçamento e das obras, que permite que sejam realizadas. Enfatizou o papel das Casas Legislativas como representantes da população e responsáveis pela execução dos orçamentos. Denunciou campanha maciça, apesar de ainda velada, de descrédito das Câmaras Municipais do Brasil pela imprensa. 

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Elogiou a atuação da Ouvidoria da Igualdade Racial no combate a todo tipo de preconceito, o que considera uma ignorância. Lembrou dos casos de intolerância religiosa sofridos pelas igrejas evangélicas pentecostais há alguns anos, relatando casos que presenciou em Itaoca Pedra, onde nasceu. Reforçou que todos devem plantar a semente do amor, de coisas boas, para colherem o bem da sociedade, ao invés dos ataques desleais e preconceituosos nas ruas e redes sociais. Parabenizou ao governo pela reforma da UPA Paulo Pereira Gomes, que começa a funcionar para atendimento ao público na quarta, 20. Informou que também serão iniciadas e inauguradas em breve as reformas das unidades de saúde do Vila Rica e do Zumbi, além do Centro Municipal de Saúde. Porém reforçou que toda a rede de saúde precisa funcionar. Não adianta o município dar o atendimento emergencial e os hospitais e serviços de especialidades não conseguirem tratar o doente. Informou que o Encontro dos Músicos que aconteceriam na quarta, 20, na Praça Jerônimo Monteiro, foi adiado para o dia 13 de dezembro. Convidou para reunião no dia 21, às 15h30min, na Câmara, sobre o novo Hospital do Câncer de Cachoeiro.

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Explicou o contexto histórico das comemorações do 20 de novembro. Disse que o Brasil é o segundo pais mais negro do mundo e por isso 50% de negros nas universidades ainda é pouco. O racismo institucional ainda impede que esta população tenha acesso ao emprego.

 

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

Agradeceu emenda parlamentar para aquisição da ambulância de São Vicente, pleiteada pelo vereador junto ao deputado estadual Theodorico Ferraço. Elogiou a reforma da UPA Paulo Pereira Gomes, mas lembrou que a cidade tem unidades nos distritos também e solicita que a de Itaóca volte a atender 24h. Reforçou o pedido da vinda do SAMU para Cachoeiro.