Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 19/05/2020

Resumo dos Pronunciamentos 19/05/2020

por Camila Reis publicado 19/05/2020 17h42, última modificação 19/05/2020 17h42

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária por videoconferência de 19/05/2020

 

Alexandre Andreza Macedo (PSB)

Sobre a obra de reforma e ampliação da área de lazer de Coutinho, informou que vão concretar o entorno da quadra essa semana para a instalação da academia popular e agradeceu aos secretários municipais envolvidos pelo atendimento desta solicitação. Agendou reunião com o secretário de interior para tratar do asfalto da Usina São Miguel, na entrada de Itaoca, porque o trecho ficou muito estreito e escuro. Fez um apelo pela renovação dos contratos dos professores DT’s do município, que se encerram em junho.

 

Alexandre Bastos Rodrigues (PV)

Reforçou o pedido de Alexandre de Itaoca sobre o contrato dos DT’s e disse que  já está recebendo ligações dos profissionais querendo informações sobre o assunto. Falou sobre o Disk Aglomeração (153) e sobre a mudança do horário do atendimento da prefeitura para o Auxílio Emergencial na Escola Zilma Coelho Pinto para das 8h às 14h. Cobrou a melhoria da estrutura do IML, citando o caso do empresário de Vargem Alta que faleceu na última quinta-feira, por volta das 15h, em acidente automobilístico, e só foi liberado para sepultamento por volta das 10h do dia seguinte. Pediu que a Câmara elabore um documento único para cobrar e tentar resolver a questão e o pedido foi acatado pelo presidente.

 

Alexon Soares Cipriano (Republicanos)

Esteve no bairro Caiçara na semana anterior, verificando a necessidade de limpeza do córrego e já encaminhou a demanda à BRK Ambiental, que se comprometeu a enviar uma equipe ao local. Na região do BNH, verificou área pertencente à Calçados Itapuã onde sugeriu construção de nova unidade de saúde, de acordo com os padrões atuais, para  melhor atender a região. Esteve em várias ruas do Coramara e solicitou tapa buracos devido aos danos ocasionados pelas chuvas. Recebeu sugestão de trazer para a Câmara uma sala de atendimento do Procon. Reforçou que a câmara está sempre de portas abertas para receber as demandas da população e fiscalizar os serviços públicos de Cachoeiro.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (Podemos)

Parabenizou a prefeitura e secretarias municipais pela rápida execução da obra da pracinha do bairro São Luiz Gonzaga, que foi solicitada por ele e também por outros vereadores. Queixou-se da dificuldade em conseguir poda e supressão de árvores na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Disse que tem supressão que já indica e cobra há três anos e não consegue que a comunidade seja atendida. Sugeriu que o serviço retorne à Secretaria de Serviços Urbanos. Solicitou drenagem para rua do bairro São Francisco de Assis.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Denunciou as “escolhas” sobre obras e pedidos que serão ou não atendidos pela prefeitura. Citou o exemplo da obra da pracinha do São Luiz Gonzaga, que foi atendida prontamente após pedido de Allan Ferreira, mas que ele fez indicação há muito mais tempo e a academia do BNH, que está parada há mais de um ano. Denunciou também que em secretarias da prefeitura estão trabalhando seis ou sete servidores em salas onde caberiam três. A gestão pública deveria dar o exemplo dos cuidados necessários nesta pandemia, visto que já há carência de vagas em hospitais para quem padece de outras doenças, devido às vagas ocupadas pela Covid-19.

 

Brás Zagotto (PV)

Encaminhou votos de congratulações ao cardiologista cachoeirense Dr. Celso Luis Tambara, que atua na cidade de Alegre. Registrou sua preocupação com a saída nesta tarde do coordenador da UTI da Santa Casa, Dr. Rafael Salgado. Indicou a instalação de hospital de campanha no segundo andar do hospital do Aquidaban, onde há mais de 80 leitos construídos e possui entrada separada dos demais setores do prédio. Observou grande número de multas aplicadas no estacionamento rotativo por falta de informação dos motoristas sobre o tempo de tolerância e solicitou que sejam suspensas por dois ou três meses para conscientização. Informou que no próximo dia 27 haverá licitação para a pavimentação asfáltica da Rua Dino Trés, no bairro Vila Rica, obra muito aguardada pela comunidade.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Agradeceu à BRK por iniciar obra de rede de esgoto para cinco residências que faltavam na Rua Altacir José Silveira, bairro Álvaro Tavares, onde havia muito mau cheiro e pernilongos. Solicitou à Agersa rede de esgoto para a Rua Moacir Antônio da Silva, onde já está sendo feita drenagem para pavimentação asfáltica, e para Ruas Um, Dois e Três no bairro Alto União. Agradeceu serviço de limpeza e Capina no Monte Belo e União.

 

Delandi Pereira Macedo (Podemos)

Foi cobrado pela população e pediu informações à prefeitura sobre o cronograma da obra de reforma do calçadão da Av. Beira Rio. A obra iniciou por impulso de emenda parlamentar do Dep. Evair de Melo de cerca de R$300 mil, contemplando trecho de 400m, do Katatas ao Brazão, mas a erosão da enchente atingiu um trecho maior e tornou a obra mais urgente. Então a equipe da prefeitura executou obra de drenagem próximo ao Teatro Rubem Braga, necessária para a continuidade do serviço do calçadão, e que não estava inclusa na verba da empreiteira.

 

Diogo Pereira Lube (PP)

Explicou que não é do seu perfil aparecer em fotos de reuniões e solenidades, porque recebe muitos questionamentos sobre isso. Pediu que a Secretaria Municipal de Educação ouça os órgãos representantes dos professores e servidores para planejar as formações e demais ações. Cobrou saneamento básico para o Residencial Esperança, no Marbrasa, e limpeza de terrenos baldios, especialmente no bairro Zumbi, onde há muitos, pois a prefeitura multa o proprietário, mas não executa a limpeza. Solicitou lixeiras containers nas proximidades dos condomínios do bairro São Francisco de Assis, manutenção da Rua Sebastião Pereira, no bairro Nossa Senhora da Penha, e pintura asfáltica próximo à Escola Inah Verneck. Recebeu pedido de espaço de fala, que seja ao menos através de carta que possa ser lida na sessão, do Conselho de Cultura para esclarecer boatos recentes.

 

Edison Valentim Fassarella (PV)

Apoiou Brás Zagotto na indicação do hospital de campanha no Aquidaban, considerando que os leitos já estão prontos. Cobrou resposta à indicação de instalação de redutores de velocidade na Rua João Sasso, próximo à APAE, e na Rua Quintino Bocaiúva, no bairro Paraíso. Solicitou sinalização de ruas do Loteamento Cristais, entre o Paraíso e o São Geraldo. Destacou nova pintura do o ginásio do Paraíso, inaugurado em 2019 mas já desgastado pelo uso, que a comunidade conseguiu fazer através de parceria com a prefeitura e empresa privada. Informou que será realizada operação tapa buracos na Rua João Sasso, muito utilizada pelos moradores para caminhada. Solicitou manilhamento de dois locais na comunidade do Spirote, as manilhas foram entregues nessa semana e espera que o serviço seja realizado em breve. Sugeriu doação para o distrito de Itaoca de excedente de livros da biblioteca comunitária do bairro Paraíso. Houve reunião com secretários municipais sobre a Ascomirim, cooperativa que trata dos resíduos recicláveis de Cachoeiro. Foi informado que a prefeitura está providenciando novo maquinário para a instalação voltar a funcionar, mas a associação precisa resolver problemas de legalização para retomar a parceria com a prefeitura. Caetano Simonato se voluntariou a trabalhar duas vezes por semana para resolver isto.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PSB)

Parabenizou a Secretaria Municipal de Esportes pela live que proporcionou a prática de atividades físicas pela população. Sobre a obra de drenagem e pavimentação de 11 ruas no bairro Aeroporto, que estava suspensa, apurou que tem recursos de R$1.026.000,00 para que seja retomada e concluída e que isto acontecerá a partir de amanhã. Cobrou os abrigos dos pontos de ônibus, pois o protótipo já foi instalado há mais de 60 dias, e mais nenhum foi colocado. Falou sobre o retorno das atividades da PM no ponto de apoio do “bolo de noiva” no BNH, para o qual estão articulando a reforma do espaço. Registrou que tem feito muitas indicações de patrolhamento e ensaibramento de estradas do interior, mais urgente agora em tempos de colheita. Observou muito maquinário sucateado na Secretaria Municipal de Interior, mas acredita que o secretário pode providenciar que sejam recuperados. Reforçou que acha necessária a separação entre as secretarias de agricultura e interior, para que cada uma possa cuidar melhor de suas demandas.

 

Ely Escarpini (PV)

Parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pelo bom atendimento prestado pelo Pronto Atendimento Paulo Pereira. Houve polêmica com o caso de um paciente que está internado há cinco dias com os sintomas da covid-19, mas que não conseguem transferir para hospital mais adequado porque os testes dão negativo. Criticou duramente as péssimas condições do IML de Cachoeiro.

 

Higner Mansur (PV)

Falou sobre termo de cooperação entre prefeitura e associações do interior no qual a prefeitura repassa recursos para o turismo. Denunciou a falta de manutenção do Parque do Itabira, que quebraram o vidro da casinha do projeto “Livres Livros” que fica em frente à prefeitura e envenenaram o Ipê amarelo plantado ao seu lado. Indicou à prefeitura que se plante um pé de café em seu lugar, devido ao seu significado para cultura e economia da região. Criticou a falta de investimento no artesanato em granito em Cachoeiro. Lembrou também o abandono da Ilha do Meirelles.

 

Paulo Sérgio de Almeida (PSB)

Solicitou limpeza no bairro IBC e recebeu resposta da SEMSUR de que iniciará na próxima segunda-feira. Solicitou serviço para duas ruas do bairro Nossa Senhora Aparecida e conserto de dois bueiros no BNH, próximo ao Toneto, danificados há bastante tempo. Recebeu muitas reclamações sobre gratificação cortada de servidores efetivos da prefeitura e pediu a estes compreensão da situação econômica atual.

 

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

Pediu informações sobre recursos que sobram do programa de tarifa social, que são direcionados à Secretaria de Desenvolvimento Social e deveriam ser utilizados no saneamento básico. Recebeu reposta de que o saldo de R$233.488,00 será utilizado em obras de saneamento, mas sem maiores especificações. Tem recebido muitas reclamações sobre a Casa do Cidadão não ter internet e questionou por que o Dataci ou outro órgão da prefeitura não está fornecendo. Criticou a falta de furos no fundo dos containers de lixo instalados pela empresa Corpus, atendendo a contrato com a prefeitura, ocasionando que acumulem água e se tornem pontos de proliferação da dengue.

 

Rodrigo Sandi (Podemos)

Falou sobre diversos projetos de sua autoria que não foram levados adiante pela administração municipal: o projeto Ponto das Flores, que transforma pontos de lixão em jardins, e conseguiu concluir dois pontos em parceria; o “Escadas Coloridas”, o “Ecoponto”, no qual caçambas ficariam por um final de semana em cada comunidade e a prefeitura recolheria na segunda-feira; e Projeto de Lei que visava a colocação de placas identificando donos de terrenos baldios. Criticou a falta de colaboração os moradores na manutenção da limpeza da cidade. Fez coro à queixa de Allan Ferreira sobre a falta de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente para podas de árvores. Reforçou que os vereadores podem pedir e fiscalizar, mas que é necessário a população e o Poder Executivo fazerem sua parte.

 

Silvio Coelho Neto (Republicanos)

Reforçou que é um pedido conjunto com o vereador Alexandre de Itaoca a obra de Coutinho e que solicitará asfalto para a região e também pedirá a parceria do vereador. Aguarda que a Secretaria Municipal de Esportes atenda a pedido de academia popular no distrito de Burarama e solicita visita à localidade de Monte Alegre para estudar melhorias. Acabou de receber a boa notícia de que na próxima semana o DER assinará contrato para a obra da ponte de São Vicente. Informou que acontecerá amanhã licitação para pracinha e campo Society de Conduru, propiciada por emendas parlamentares de deputados.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Informou que está intermediando reuniões/ videoconferências para tratar da demanda dos proprietários de campos society. Esclareceu que os contratos dos professores DT’s foram estabelecidos até junho porque haveria concurso público neste ano mas, como isto não foi possível, solicita também a renovação dos contratos. Falou sobre as informações divulgadas diariamente referentes aos números de vagas e leitos da Santa Casa e que o município e o estado podem e precisam criar mais.

 

Alexandre Valdo Maitan (DEM)

Denunciou que, recentemente, o prefeito anunciou doação de 20% do seu salário e 10% dos secretários para o combate à pandemia. Porém, saiu hoje no Diário Oficial do município que todos os secretários municipais tiveram um “desconto voluntário” de seus salários mas no salário do prefeito não houve nenhum desconto. Enfatizou que a doação do prefeito configuraria crime eleitoral e que por isso ele deve ter sido orientado a não fazê-la, mas que deve explicações aos vereadores e cidadãos.