Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 18/10/2022

Resumo dos Pronunciamentos 18/10/2022

por Camila Reis publicado 18/10/2022 18h13, última modificação 18/10/2022 18h13

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 18/10/2022

Osmar Chupeta (Republicanos)

Lamentou precisar ouvir de outras pessoas e concordar que Cachoeiro não tem deputado federal eleito aqui pela região, pedindo reconhecimento aos candidatos e vereadores que valorizam as comunidades locais. Apontou demandas que levaria à ALES, como pedido de construção de capela mortuária no Zumbi.

Ary Corrêa (Patriota)

Manifestou luto pela morte de dois PM’s em Vitória, lamentando a falta de apoio e reconhecimento à categoria por parte do governo estadual. Denunciou que o Teatro Municipal se tornou “uma boca de fumo”, onde a prefeitura não inicia as obras de reforma e resolve a questão dos moradores de rua. Alertou também para outras obras e serviços abandonados em Cachoeiro. Reforçou a fala de Diogo Lube sobre a falta de respeito aos vereadores por parte da prefeitura e secretários municipais, elencando inúmeras indicações e pedidos de informação de seu gabinete não atendidos, alguns desde o início do mandato. “O povo tá sofrendo. Não tem médico, não tem segurança, os mosquitos estão carregando as pessoas.... e o prefeito não faz nada”.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Lamentou também o falecimento dos dois policiais, ressaltando as manifestações do governador pelo luto e também as ações do estado na busca da justiça. Manifestou apoio à candidato ao governo do estado.

Ely Escarpini (PV)

Agradeceu às equipes da prefeitura pelo cuidado com as localidades do interior, diminuindo as demandas por melhorias nas estradas. Esclareceu, sobre a demanda de Chupeta, que a lei não permite mais a construção de capelas mortuárias, mas que vai pedir a construção de Centro de Convivência em terreno do Zumbi.

Marcelinho Fávero (PL)

Registrou que as equipes da prefeitura estão realizando os serviços de limpeza, capina e desassoreamento dos córregos da cidade, pedidos tantas vezes pelo vereador e tão importantes para evitar as inundações nas épocas de chuva. Parabenizou a prefeitura também pelas melhorias na subida da antiga torre da Embratel, em Alto Santa Maria.

Paulo Grola (PSB)

Respondendo à fala de Chupeta, afirmou que os deputados estadual e federal que apoiou vão sim voltar ao Zumbi porque terão bons assessores aqui em Cachoeiro.

Brás Zagotto (Podemos)

Cobrou ao município projeto de lei para regulamentação de afastamento do rio Itapemirim para obras, considerando que já existe lei federal que permite aos municípios legislar sobre o tema. Enumerou vários empreendimentos parados na região central da cidade, deixando de gerar empregos e arrecadação. Opinou sobre a votação para segundo turno de governador e presidente.

Diogo Lube (PP)

Falou também sobre os candidatos a deputados que vêm a Cachoeiro apenas pedir votos, lamentando que são os vereadores que estão perto, vendo a dor da população e, muitas vezes, implorando por melhorias. Lamentou que as pessoas acabam elegendo políticos por “lacração” ou “tik tok”, não tendo depois representantes dos quais se conheça a atuação parlamentar. Criticou a falta de atendimento das secretarias, em especial a de Fazenda, às demandas e pedidos de informação dos vereadores, apoiado por vários outros vereadores em aparte.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Relatou obras conquistadas para o bairro Zumbi por sua indicação no mandato anterior, justificando escadaria que ficou inacabada à época por falta de acordo com proprietários do terreno. O vereador não foi reeleito no último pleito e o projeto ficou parado, mas agora pede o término da obra. “Não posso deixar que 10% de uma escadaria acabem com tudo que o prefeito fez no bairro Zumbi”.

Juninho Corrêa (PL)

Registrou apoio partidário à candidato ao governo do estado, criticando as fake News geradas pelo adversário.

Leo Cabeça (PDT)

Comentou falas de Juninho Corrêa e Diogo Lube, concordando que, após as eleições, direita e esquerda precisarão sentar para dialogar e ajustar suas crenças.

Leo Camargo (PL)

Afirmou estar se sentindo honrado em defender os candidatos que escolheu.

Allan Ferreira (Podemos)

Falou sobre a boa economia do ES, citando como exemplo a nova linha de crédito do Bandes para empresários de até R$30 milhões, como forma de o estado compensar o sul pelos incentivos da Sudene que o norte possui. Afirmou que é conservador por sua base familiar e não pelas opções partidárias.