Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 15/12/2020

Resumo dos Pronunciamentos 15/12/2020

por Camila Reis publicado 15/12/2020 17h39, última modificação 15/12/2020 17h39

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 15/12/2020

 

ALEXANDRE DE ITAOCA (PSB)

Manifestou a insatisfação da população com a restrição dos horários de ônibus para os bairros e, principalmente, para as comunidades do interior, ocasionando superlotação dos veículos nos poucos horários disponíveis. Cobrou da Agersa que solucione o problema, visto que é o órgão fiscalizador responsável.

 

ALEXANDRE MAITAN (DEM)

Solidarizou-se com a manifestação de Alexandre de Itaoca, relatando o mesmo problema nas comunidades de outros distritos. Manifestou preocupação com a inclusão em pauta de projetos de lei do Poder Executivo sem tempo hábil para melhor análise do Legislativo, a exemplo do PL 67/2020, que o próprio IPACI se manifestou pedindo que seja retirado.

 

ANTÔNIO GERALDO DE ALMEIDA COSTA (PP)

Externou a mesma queixa dos demais vereadores sobre os horários restritos de ônibus, relatando as diversas dificuldades imputadas à população. Afirmou que nos últimos quatro anos a qualidade do transporte público cachoeirense piorou muito, mas talvez a população não concorde, baseado na aprovação do atual prefeito nas urnas. Apontou também a falta de atendimento do CRE e agendamento de cirurgias eletivas como problemas recorrentes e urgentes de Cachoeiro, além do transporte coletivo, para os quais os vereadores cobram soluções e não são ouvidos. Manifestou também preocupação com a possível votação de projetos de lei do Executivo sem tempo hábil para análise detalhada.

PR. DELANDI PEREIRA MACEDO (PODEMOS)

Pediu que os vereadores do próximo mandato busquem o diálogo e a solução dos problemas do transporte coletivo. Parabenizou a prefeitura pelo início da instalação dos novos abrigos dos pontos de ônibus. Parabenizou aos cristãos pelo Dia da Bíblia, comemorado no último domingo, cobrando à prefeitura que atenda indicação de transferência da Praça da Bíblia da Praça Jerônimo Monteiro para a Av. Beira Rio, fazendo a manutenção do monumento que não se encontra no melhor estado. Destacou a vinda do SAMU para Cachoeiro e o empenho dos vereadores e outras autoridades e entidades para que isto fosse possível, apontando a prioridade deste investimento. Registrou que esse mesmo empenho trará também outras grandes obras, como o anel viário e a construção de pontes que melhorem o trânsito em Cachoeiro.

ELY ESCARPINI (PV)

Disse que o Consórcio Novo Trans alega que a diminuição de usuários pagantes do transporte público seria o motivo para a dificuldade de manutenção do serviço, mas ressalta que, sendo possuidor da concessão, tem obrigação de se adequar à demanda e prestar um bom serviço.

 PAULINHA CARECA (PSB)

Falou sobre o trabalho realizado junto à Associação de Moradores do bairro Jardim Itapemirim, agradecendo à prefeitura por serviços realizados nessa região do IBC.

 

RENATA SABRA BAIÃO FIÓRIO NASCIMENTO (PSD)

Reapresentou Projeto de Lei 69/2020, que visa melhorar a demanda de trabalho para músicos e artistas regionais. Pediu ao prefeito que crie grupo de trabalho que acompanhe o trabalho dos fiscais do Procon, que alega estarem com condutas abusivas, aplicando multas e sansões em excesso aos comerciantes e sobrando dos mesmos responsabilidades que deveriam ser do próprio órgão. Cobrou o sistema de monitoramento de enchentes. Relatou ter observado nos municípios quem têm SAAE a disponibilidade de pias com água limpa e dispositivo de sabão para os moradores higienizarem as mãos, contribuindo efetivamente com a prevenção da contaminação por corona vírus. Cobrou que em Cachoeiro a prefeitura também tenha ações efetivas nesse sentido. Denunciou que nos Projetos de Lei enviados para a Câmara a prefeitura mexe na arrecadação e aplicação de recursos financeiros, como cobrança de taxa de lixo sem relatar qual o custo do serviço do município, criação de Planta Genérica de Valores, que ocasionará revisão e aumento do IPTU, também sem indicar sua necessidade, criação de cargos administrativos, sob pretexto de futura extinção da DATACI, indo contra a Lei Complementar 173/2020, e inclusão de serviços adicionais na AGERSA. Saudou, em nome do PSD, as profissionais da Casa e de outros órgãos pelo Dia da Mulher Advogada.

 

ALLAN ALBERT LOURENÇO FERREIRA (PODEMOS)

Reforçou a queixa dos demais vereadores pela pouca quantidade de ônibus circulando no município, resultando na superlotação e no impedimento à população de transitar em diversos horários, principalmente aos finais de semana. Também concordou com a necessidade de os vereadores se unirem para cobrar da Agersa uma solução, se colocando à disposição para a pauta.

 

DIOGO PEREIRA LUBE (PP)

Manifestou tristeza com a falta de respeito das pessoas com as restrições necessárias para conter a pandemia, com a crise econômica e outras dificuldades que as famílias enfrentam nesse período. Registrou pesar por diversos cidadãos falecidos recentemente. Lamentou que o Poder Executivo deveria dividir com o legislativo a responsabilidade de resolução de diversos problemas, gerando diálogo e discussões com a população, ao invés de protocolar projetos de lei importantes sem tempo que ninguém possa fiscalizar e analisar. Comunicou que a Escola do Legislativo concluiu ontem o Manual do Legislativo, uma cartilha que visa instruir à população de como funciona a Câmara e qual é o seu papel. O material segue para finalização editorial para ser disponibilizado à população.

 

EDISON VALENTIM FASSARELLA (PV)

Também lamentou o falecimento de diversos cidadãos, em especial “Seu Nilo”, que era servidor municipal e com quem falou recentemente. Parabenizou Diogo Lube e a Escola do Legislativo pela produção da cartilha.

RODRIGO SANDI (PODEMOS)

Também abordou a questão do transporte público, lembrando a responsabilidade que os vereadores também têm na pauta em virtude da aprovação do subsídio, ouvindo a reivindicação dos funcionários da empresa à época. Porém reforçou que, além da aprovação do subsídio, os vereadores apresentaram diversas sugestões para amenizar os problemas financeiros da empresa prestadora de serviço, como a substituição dos ônibus grandes por vans para algumas linhas de interior com menor demanda, visando reduzir o custo da linha. Sendo assim, a dificuldade financeira não deveria mais ser justificativa para a prestação de serviço ineficiente.

 

ALEXON SOARES CIPRIANO (REPUBLICANOS)

Anunciou que hoje a Câmara lançou o aplicativo Câmara Cachoeiro, que pode ser baixado por qualquer cidadão e dá acesso em tempo real a todas as informações e projetos da Casa. Informou também que a Câmara transferiu para sexta-feira (18), às 14h00,  a sessão extraordinária que seria realizada nesta quarta-feira (16), para votação da Lei Orçamentária Anual referente ao exercício de 2021. O adiamento se dá para que vereadores e comissões tenham tempo hábil de analisar a matéria e apresentar todas as emendas que considerarem necessárias.

 

BRAS ZAGOTO (PV)

Sob atestado médico.