Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 15/10/2019

Resumo dos Pronunciamentos 15/10/2019

por Camila Reis publicado 15/10/2019 20h11, última modificação 15/10/2019 20h11

 Resumo dos Pronunciamentos

 Sessão Ordinária do dia 15/10/2019
 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Solicitou, junto com Wallace Marvila, que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize enfermeiro ou técnico de enfermagem para acompanhar pacientes de colite ulcerativa e doença de crohn aos procedimentos do tratamento, que só são realizados no município de São José do Calçado. São cerca de 200 pessoas diagnosticadas em Cachoeiro e o procedimento os deixa muito debilitados. A secretaria fornece o transporte, porém sem acompanhamento de familiar ou profissional. O paciente vai sozinho. Convidou as alunas do curso de Direito da Faculdade Multivix Ana Cássia de Lima Miranda e Caroline Alves para usar a tribuna no tempo do grande expediente, falando sobre acessibilidade.

 Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

 Reforçou a queixa dos colegas sobre o transporte de pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde. Afirmou que não atenderam sua ligação nem deram retorno. Recebeu denúncia que, de 20 em 20 dias sai uma van de Cachoeiro cujo motorista anda com som bastante alto e, quando os pacientes pedem que abaixe, o mesmo responde que não pode pois, se não, irá dormir no volante. Existem também outras queixas de pacientes do tratamento dado por este motorista, além trafegar em alta velocidade s se recusar aparar nos pontos necessários. Outra denúncia: Paciente foi transferida da UPA Marbrasa para hospital do município de Santa Tereza por falta de vagas em Cachoeiro mas, na alta, a família teve que pagar pelo transporte o valor de R$500,00 porque não havia ambulância disponível no município. Queixou-se da falta de gestão das obras públicas municipais: Obras simples não são concluídas ou demoram muito para tal.

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Manifestou alegria pelo atendimento de indicação de pavimentação asfáltica na região do Novo Parque, na subida próxima à Igreja Palavra da Excelência, a pedido da Associação de Moradores. Solicitou também a revitalização do campo de futebol do bairro. Ressaltou a importância das melhorias do programa Transforma Cachoeiro para a qualidade de vida da população, com o atendimento de muitas demandas que os vereadores vem pedindo durante todo o mandato. Elogiou a gestão de Alexon na presidência da Casa com muitas melhorias sendo realizadas. Elogiou o trabalho dos professores na aprendizagem dos alunos, citando o Ministro da Educação ao lembrar que a educação em si deve vir da família e não do professor. Solicitou também  desapropriação de área na região de Soturno para construção da estação de tratamento de esgoto, que está sendo jogado a céu aberto na região conhecida como buraco do sapo, próximo a empresa Mocal.  

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Elogiou o evento de inclusão promovido pelo IFES há 7 anos. Fez pedido de informações sobre o Plano de Cargos e salários e o piso do magistério. Encontrou salário abaixo do piso no portal transparência. Criticou severamente o gasto de R$540.000,00 em locação de tendas, picolé e algodão doce, entre outros serviços realizados no Transforma Cachoeiro, enquanto o município carece de diversos serviços essenciais. Manifestou surpresa com início de obra de reforma na praça Benjamin Silva, do bairro Independência, que já havia sido solicitada há anos e não obteve resposta.

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Parabenizou aos professores pelo seu dia. Comemorou que, finalmente, no próximo dia 17, começará a rodar o ônibus do bairro São Francisco de Assis, mas ressaltou que a região ainda precisa de muitas melhorias. Mencionou obras que estão sendo realizadas no bairro São Lucas, solicitadas e aguardadas há anos pelos moradores e representantes. Porém lembrou que Cachoeiro cresceu sem planejamento e há muitos gargalos, muitos problemas a serem resolvidos em diversos outros bairros.

Dario Silveira Filho (PSDB)

Informou que na estrada de São Simão, que dá acesso a Santa Tereza, um trecho está muito esburacado e precisa receber ensaibramento novamente. O muro dos fundos do cemitério da localidade está finalmente sendo reparado pois os empresários do bairro doaram o material. Agradeceu pela reforma da pracinha dos bairros Alto União e Monte Belo, dentre outras obras pedidas desde 2017, que estão sendo atendidas agora no Transforma Cachoeiro.

Diogo Pereira Lube (PDT)

Falou sobre a valorização dos professores, inclusive porque a própria Câmara não aprovou a criação de comissão específica para analisar o plano de cargos dos professores e lutar para garantir ao menos o teto salarial. Cobrará o cumprimento da Lei nº 7609/18, que institui a Semana Municipal de Combate à Violência contra o Professor, obrigando a prefeitura a realizar atividades educativas sobre o tema, o que ainda não foi feito. Lamentou a falta de capacitação de profissionais que cuidam de crianças especiais, que tem obrigatoriedade de apenas ensino médio. Tem recebido muitas solicitações de fiscalização da BRK, sobre falta de reparos necessários nas vias após a conclusão de consertos e outros serviços. A empresa, pela lei, tem até 5 dias para realizar os reparos.

Sílvio Coelho Neto (PRP)

 Parabenizou todos os professores, inclusive seus colegas professores-vereadores e sua própria mãe. Parabenizou a Associação de Moradores de Burarama e demais participantes da organização da Festa do Boi no Rolete, agradecendo também às secretarias municipais que contribuíram com seus serviços.

Rodrigo Sandi (PTN)

Leu mensagem em homenagem aos professores. Manifestou apoio a Alexandre Bastos na saída do PSB. Parabenizou Allan Ferreira pelo esforço em conseguir o transporte público para a comunidade do São Francisco de Assis. Reforçou que os vereadores devem agradecer aos responsáveis pelas obras e melhorias conquistadas para suas comunidades, mas nunca deixar de fiscalizar e cobrar as ainda não concluídas. Parabenizou Fassarella e demais envolvidos pela festa das crianças do bairro Paraíso e Alexon pela do bairro Coramara.

Edison Valentim Fassarela (PV)

Agradeceu aos colaboradores pela realização da festa do dia das crianças no bairro Paraíso, que contou com aproximadamente 3.000 pessoas.

Higner Mansur (PSB)

Defendeu Alexandre Bastos dos ataques políticos sofridos após  renunciar a presidência do PSB. Sobre a Ilha do Meirelles, encaminhará carta ao PSB Nacional informando sobre a situação.

Ely Escarpini (PV)

Queixou-se sobre a falta de médico legista para autópsia no IML de Cachoeiro. O corpo do rapaz que faleceu na Av. Beira Rio na última semana precisou ficar na “Geladeira” por alguns dias, aguardando perícia, sem que a família pudesse velar dignamente. Só tem médico às segundas, terças e sextas-feiras. A responsabilidade pelo serviço é do governo estadual. Alexon interveio, lembrando do serviço de identificação, que também é de responsabilidade do governo do Estado e sugerindo marcar reunião com o governador e secretarias competentes cobrar resolução do problema, como foi feito com o serviço de identificação.

Bras Zagotto (SD)

Apoiou o discurso de Antônio Geraldo, que afirmou que a Câmara continua solicitando os serviços que a população precisa e não sendo atendida. Divulgou evento Outubro Rosa na quadra da Associação de Moradores do bairro Vila Rica, e festa das crianças a partir das 9h no próximo domingo, na mesma quadra. Teve agenda pela manhã com o novo secretário de obras e estarão no Alto Vila Rica vendo as demandas, principalmente de falta de pavimentação asfáltica de ruas, drenagem e escadarias. Fará indicação também de reforma da pracinha do bairro Vila Rica, que foi depredada por vândalos.

Alexandre Bastos Rodrigues (PSB)

Sobre a Praça Benjamim Silva, mencionada por Renata Fiório, esclareceu que alguns moradores são contra a permanência da quadra junto aos brinquedos e outros a favor. Sendo assim, foi combinado de a secretaria de obras apresentar os dois projetos distintos para definirem o melhor. Porém não foi feito e agora, muito tempo depois, já iniciaram a obra sem ouvir a comunidade ou os vereadores da região. Sobre o Transforma Cachoeiro, afirmou que, em um município com mais de 80 bairros e 10 distritos, considera muito recurso sendo empregado em apenas 6 bairros/regiões. Os recursos deveriam ser melhor distribuídos. Parabenizou os professores pelo seu dia e pela importância do seu trabalho para todas as profissões. Leu carta entregue ao presidente nacional do PSB, com cópia ao governador estadual, solicitando sua renúncia da presidência municipal.

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Agradeceu apoio de diversas secretarias ao evento do dia das crianças do bairro Coramara, uma das maiores do sul do ES. Afirmou que é realizada pela comunidade para as crianças, através de doações, com o intuito de afastá-las do envolvimento com pequenos furtos e tráfico de drogas. Informou que a defesa civil avaliou como inviável a reforma do Centro Comunitário do bairro Coramara e por isto aconselhou sua demolição, que já iniciou. A escadaria José Rufino, obra aguardada há 30 anos pelos moradores, também está com obras avançadas. Sobre o Loteamento Áurea Bispo Depes: foi divulgada empreiteira da drenagem e pavimentação. Obra beneficiará toda a população que trafega pela Rodovia Mauro Miranda Madureira, especialmente após as chuvas, que levam até a mesma muita poeira e terra em forma de lama.