Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 12/05/2020

Resumo dos Pronunciamentos 12/05/2020

por Camila Reis publicado 12/05/2020 17h30, última modificação 12/05/2020 17h30

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária por videoconferência de 12/05/2020

 

 Alexandre Bastos Rodrigues (PV)

Relatou entrevista dada ao ESTV pelo prefeito Victor Coelho sobre o problema da filas dos bancos. Na ocasião, ele informou que a prefeitura vai dar apoio realizando o cadastro das pessoas que não estão conseguindo o auxílio emergencial na escola Zilma Coelho Pinto. Solicitou manutenção da pintura das faixas de pedestres da cidade, cuja maioria está apagada. Enviou votos de congratulações aos profissionais pelo Dia Mundial da Enfermagem, categoria ainda mais em evidência nestes tempos de pandemia. Os votos são em razão da impossibilidade da Câmara realizar a entrega da Comenda Angélica Francisca Calazans Turini, honraria já tradicional da Casa e alusiva à data.

Alexandre Andreza Macedo (PSB)

Justificou o atraso para a sessão porque estava em reunião na SEMSUR para tratar da carência de cemitérios da cidade e apresentar sugestão de terreno em Itaoca para construção de um. Fez um apelo aos moradores da sua comunidade que evitem vir à sede do município sem real necessidade. Pediu ao prefeito e secretários que reúnam-se com os empresários locais em Itaoca, para ouvir as necessidades da comunidade. Relatou que se instalaram no distrito duas multinacionais, que estão visando apenas o lucro e não se sensibilizam nem priorizam a mão-de-obra local. Essas e outras empresas detém a maior parte do direito minerário de Itaoca e mantem muitas áreas improdutivas.

 

Alexandre Valdo Maitan (DEM)

Também registrou seus votos de gratidão pelas profissões da área da saúde, em especial da enfermagem. Retomou o assunto das obras da avenida Beira Rio, relatando que filmou e registrou que os servidores da prefeitura estão trabalhando em um trecho enquanto os funcionários da empreiteira estão trabalhando em outro, mas no mesmo serviço. Disse que procurará a comissão de obras da Casa para tomar providências. Se nada for feito, encaminhará a denúncia ao Ministério Público. Registrou que o número baixo de isolamento da cidade devido a Covid-19 é culpa de toda a população, mas considera como agravante também a instabilidade e equilíbrio emocional do prefeito.

 

Alexon Soares Cipriano (Republicanos)

Agradeceu a todos os enfermeiros (as) do município que tem cuidado de todos os cidadãos convalescidos. Protocolou cerca de 10 pedidos de informações, destacando o sobre recursos que serão recebidos do governo federal. Informou que a Mesa Diretora da Casa protocolou Projeto de Resolução que incluirá no site da Câmara todos os benefícios que os vereadores recebem, prezando pela transparência das informações. Visitou ontem o bairro Santa Helena, esquecido pelo poder público, com muitas ruas precisando de capina e limpeza, e esgoto a céu aberto no córrego, que vai para as casas com as inundações das chuvas. Recebeu relato de um senhor de 70 anos que, quando pode, limpa voluntariamente o córrego da localidade. Recebeu ligação de subsecretário informando que obra de escadaria iniciada no Coramara, aguardada pela comunidade há muito tempo e que oferece risco aos moradores, só será retomada daqui a aproximadamente um mês. Por isso, corrobora com a fala de Maitan, ao responsabilizar a instabilidade e incompetência de alguns entes públicos pelos problemas da cidade. Reforça que a Câmara nunca se furtou em votar com urgência todos os assuntos necessários para a população.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (Podemos)

Também parabenizou pelo trabalho e dedicação os profissionais de enfermagem, muitos acometidos pelo corona vírus. Recebeu muitas reclamações da falta de cumprimento de horários das linhas da Flecha Branca, com até 2h de atraso. Encaminhou a queixa à Agersa. Ressaltou também que o atraso no salário e ticket dos funcionários da empresa está virando uma bolha.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Parabenizou os profissionais da enfermagem, registrando que possui três em sua família. Disse que não dá para confiar na atual administração municipal, que vai às comunidades junto com os vereadores e promete as obras e melhorias que não cumpre, que anuncia cortes de pessoal por causa das finanças, enquanto estão fazendo adendo de 3 milhões ao contrato de publicidade.

 

Brás Zagotto (PV)

Ausente por motivo de doença.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Parabenizou e agradeceu aos profissionais de enfermagem, principalmente em meio a esta pandemia. Agradeceu pela conclusão de drenagem de rua no bairro Valão, que antes oferecia muito risco a população. Solicitou à SEMSUR, após receber queixa dos moradores, limpeza das ruas do União e Monte Belo, agradecendo pela disponibilidade da secretaria.

 

Delandi Pereira Macedo (Podemos)

Também parabenizou aos profissionais da enfermagem pelo seu dia, agradecendo pelos esforços. Lembrou também dos demais profissionais da área da saúde, como técnicos de enfermagem, médicos e profissionais da limpeza. Parabenizou também às mulheres mães pelo seu dia. Lembrou que é autor de lei que obriga as escolas públicas municipais a darem ênfase a esta data e ao dia dos pais, mesmo que entre em confronto com outras orientações ideológicas difundidas pelo governo federal do mandato anterior. Parabenizou todo o município pela luta contra a covid-19, em especial os comerciantes que ainda tentavam se recuperar das enchentes. Pediu também a viabilização do retorno dos estabelecimentos ligados àS atividades físicas, cuja importância é notadamente reconhecida.

 

Diogo Pereira Lube (PP)

Pediu informações à Secretaria Municipal de Educação sobre as aulas pela TV ou online, considerando que localidades e distritos não têm sinal e acesso a estes serviços. Pediu informações também sobre dados relevantes no combate a covid-19, como leitos da Santa Casa, barreiras sanitárias e, até mesmo, covas em cemitérios. Disse que a população está usando as máscaras, mas sem higienizá-las corretamente, além das roupas e calçados. A falta de informação e educação só pioram a situação. Denunciou o abandono de muitas comunidades, como a falta de calçamento de ruas do bairro São Francisco de Assis e a falta de solução para a faixa de pedestres do Zumbi, por exemplo. Informou que está publicando em suas redes sociais resumos do Diário Oficial do município, para tornar as informações mais acessíveis à população. Parabenizou também todas as mães pelo seu dia. Finalizou com a frase “lute como uma enfermeira”, parabenizando todos os profissionais da área pelas suas lutas.

 

Edison Valentim Fassarella (PV)

Protocolou requerimento sobre a tarifa cobrada pelas placas das fachadas de estabelecimentos comerciais, para que a cobrança seja feita em relação apenas à área escrita e não pela área completa da placa. Também parabenizou os Enfermeiros pelo seu dia, enfatizando os que estão afastados ou faleceram em virtude da covid-19 no Brasil, cujo número é superior a outros países que possuem mais casos da doença, dado atribuído às más condições de trabalho e falta de EPI’s.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PSB)

Registrou um abraço às mães e profissionais de enfermagem. Criticou as cobranças em relação a soluções para a crise atual, considerando que é uma situação nova para todos. Disse que há um contingenciamento de despesas públicas em todas as esferas, para conseguir findar o ano sem deixar de prestar serviços fundamentais para a população. Ainda assim pediu a não interrupção de obras e serviços já conveniados, ou seja, com dinheiro em caixa para sua realização, como a drenagem e pavimentação de 11 ruas no bairro Aeroporto. Registrou o retorno do abastecimento dos veículos de serviço das secretarias, o que tem permitido o retorno do atendimento das comunidades rurais e pediu atenção especial às estradas para escoamento das colheitas, principalmente do café. Criticou terem esperado terminar o saibro da prefeitura para fazer nova licitação de aquisição do material.

 

Ely Escarpini (PV)

Agradeceu secretarias responsáveis pela realização do serviço de extensão de rede em rua do Corte Grande. Parabenizou o prefeito pela condução da pandemia no município. Agradeceu pelo andamento de obras esperadas há muito tempo pela sua comunidade, como a construção dos muros das ruas Renê Nogueira e José Antônio Santana e a reforma da quadra poliesportiva do Alto Zumbi.

 

Higner Mansur (PV)

Parabenizou Maitan e Antônio Geraldo pelas críticas à administração municipal. Denunciou ao Ministério Público publicação de decreto de 01/04/2020 em 08/05/2020, com 40 dias de atraso, movimentando milhões reais, caracterizando má fé. Reforçou a queixa de Alexandre de Itaoca sobre o domínio de grandes empresas de fora na economia local.

 

Paulo Sérgio de Almeida (PSB)

Também registrou seus agradecimentos aos profissionais da saúde, em especial os que trabalham nas unidades de saúde do município, pedindo à população que os valorize. Denunciou o “esquecimento” da separação das pistas da Av Jones dos Santos Neves. Pediu que seja refeita a estrada do Morro do Nicolau, em Córrego dos Monos, dentre outras vias rurais. Visitou o bairro Nossa Senhora Aparecida, onde várias intervenções simples, prometidas em visitas anteriores, não foram atendidas. Registrou que os profissionais da Corpus da limpeza pública só são vistos trabalhando em áreas estratégicas da região central da cidade, mas os serviços de capina e limpeza não são feitos nos bairros.

 

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

Criticou falas recentes do prefeito em entrevistas e reuniões, relacionando a ineficiência da gestão à influência de alianças políticas na administração, omitindo a responsabilidade de gestor, e sobre a manutenção de serviços como capina e limpeza, que alegou que serão prejudicados em prol da manutenção dos empregos, o que significaria que haverá uma escolha entre quem receberá o serviço ou não. Está fazendo levantamento sobre os gastos com a comunicação do município e constatou que no último 1 ano e meio foi gasto valor equivalente aos três anos anteriores. Pediu que a população contribua com o trabalho dos vereadores denunciando o que vê de errado.

 

Rodrigo Sandi (Podemos)

Também deixou seu abraço aos enfermeiros e às mães. Discursou sobre as realizações e frustrações estando na reta final de um mandato.

 

Silvio Coelho Neto (Republicanos)

Parabenizou todas as mães. Continua cobrando a assinatura do DER no contrato para a construção das pontes de Usina São Miguel e próximo à Cachoeira Alta, em São Vicente. Compartilhou que os vereadores que transitam no interior estão “apanhando” da população no dia a dia pela falta de manutenção das estradas, dentre outros serviços deficientes nas comunidades. Afirmou que a Secretaria de Interior não está dando conta das demandas e que tem agricultores escoando sua produção a cavalo porque nem caminhonetes estão conseguindo transitar nas estradas mais.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Registrou suas felicitações às mães e profissionais de enfermagem. Protocolou pedido de informação sobre extensão de carga horária de professores efetivos. Foi informado pelos professores que continuam planejando e executando conteúdo para todas as turmas e está havendo corte deste adicional. Informou que está em contato direto com o governo do estado sobre a reabertura de academias e estúdios de personal e que aguarda novidades positivas no próximo decreto do governador.