Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos 09/07/2019

Resumo dos pronunciamentos 09/07/2019

por Camila Reis publicado 10/07/2019 16h46, última modificação 10/07/2019 16h46

Resumo dos pronunciamentos 09/07/2019

 Diogo Pereira Lube (PDT)

Queixou-se de falta de retorno sobre indicações de obras feitas à prefeitura. Teve reunião produtiva com o secretário Ruy Guedes na qual elogiou projeto de educação no trânsito o nas escolas, mas levou demanda de ampliação da ronda escolar e de falta de segurança da Praça de Fátima. Participou no último sábado pela manhã do Workshop do Bem, dos alunos do Guimarães Rosa, e à tarde do lançamento do livro da escritora Sarah Cola “Título pra quê?”, produzido em meio à depressão. “É  uma forma de mostrar que a educação pode libertar as pessoas”. Pediu fomento da política de incentivo da cidade à música, arte, poesia, crônica e agora esporte, com os exemplos do atletas Carol Minto, Didi e Mateus Batista que tem se destacado. Falou sobre o Projeto de Lei 66/2019 que institui a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Discriminação Institucional. Recebeu demanda de diversos jovens que, na busca do primeiro emprego, se depararam com o preconceito velado por ser negro ou gay, por exemplo. Por isso é tão importante conscientizar a população e os empresários para que não aconteça.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Propôs comissão para análise do Plano de Cargos do Magistério e agentes comunitários de saúde e de endemias em separado dos demais. A comissão legitima as sugestões de alteração para o executivo.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Pediu mobilização da Casa em prol da casa de passagem do projeto Pop Rua da SEMDES, que tem acolhido muitas pessoas em situação de rua, principalmente neste tempo frio. Visitou o bairro Bela Vista e o centro comunitário está depredado e parece que a associação não está utilizando. Visitou o bairro Novo Parque, na Rua Edmundo Ramos, e o bairro Aquidaban, no qual a Rua Vicente Campos está interditada há 3 anos, e escadaria que vai desta para a Rua Alziro Viana também continua parada. Visitou a Super Creche do Village da Luz, onde a atual empreiteira está fazendo um bom trabalho. Disse que a escola antiga da comunidade do Timbó será capela mortuária e associação, e que parte da estrada da Gruta foi acertada. Indicou à secretaria de esportes brinquedos novos para pracinha do bairro Caiçara. Esteve em Gironda novamente fiscalizando o crime ambiental das nascentes e córregos que foram destruídos pelos rejeitos de calcário. Agradeceu a SEMSUR pela limpeza nos bairros BNH de cima e de baixo. Queixou-se de cobrança da BRK Ambiental de R$7.669,00 para estender o fornecimento de água para de um morador que está construindo há 80m de distância do final da rede de água.

 

Higner Mansur (PSB)

Disse que, com a inauguração da biblioteca da Câmara, doará mais 300 exemplares para o acervo. Elogiou os servidores da Secretaria Municipal de Educação porque “colocam a cara na reta” nos projetos. Indicou que contratassem Fernando Gabeira, jornalista e ex-político, para palestrar na Bienal Rubem Braga. Pediu o fortalecimento do concurso de crônicas do evento. Protocolou pedidos de informação sobre reforma do calçadão da Beira Rio e exploração turística da região do Itabira. Solicitou sinalização amarela para o semáforo em frente aos Correios, na Praça Jerônimo Monteiro, para evitar acidentes.  Recebeu pedido de informação sobre a quantidade de DT’s contratados pela prefeitura. Sobre o movimeno Mova-se, que correu a cidade na quarta-feira, leu crônica de Pedro Mota que é cadeirante.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Agradeceu a operação tapa buracos no bairro Aeroporto, que se estenderá ao Boa Vista e Ruy Pinto Bandeira, apesar de alguns moradores tentarem impeder os trabalhos das equipes. Solicitou mutirão de limpeza no bairro Ruy Pinto Bandeira, mas pediu a colaboração da população para não voltar a colocar entulhos nas calçadas logo após a limpeza. Foi atendido em 2 quebra-molas no bairro BNH, mas pelo DER, não pelo município. Reclamou que os estudos para instalação dos mesmos são ineficientes, baseados somente no fluxo de carros em determinados horários. Informou que haverá reunião com representantes da feira do servidor na quarta, 10, às 17h, para discutir diversas demandas. Assessor externo trouxe demanda de uma ponte no bairro Aeroporto e a reforma está sendo feita. Trevo do Aeroporto: desde 2017 pleiteia revitalização e o projeto enfim está finalizado.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Pediu o apoio dos demais vereadores na aprovação dos projetos de lei 62 e 63/2019, que estão em primeira discussão, e autorizam o executivo a pegar empréstimo no Banco do Brasil para investimentos. Falou sobre os trabalhos que fez e está fazendo a comissão que fez a análise do Planos de Cargos e Carreira do servidor do município. Agradeceu nominalmente a cada membro da comissão. Relatório de 52 páginas foi entregue ao secretário Municipal de Administração na última segunda-feira. Citou todas as categorias que apresentaram demandas, ressaltando que todos os que procuraram a comissão foram ouvidos, de forma verbal ou escrita. Fizeram a proposta das mudanças para o projeto substitutivo que o executivo está para encaminhar, evitando que seja necessário fazer muitas emendas. Ressaltou a receptividade do Executivo para as sugestões. O próximo passo é preparar relatório com as mudanças que foram absorvidas pelo executivo e do que poderá ser feito depois pelo legislativo.

 

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

Queixou-se que os vereadores trabalham o ano todo, fazem as indicações e, quando alguma é atendida ou vão dar uma resposta, é informado primeiro a alguns setores da imprensa. Informou que no próximo sábado haverá quermesse em Itaóca Pedra. Parabenizou a administração municipal e ao secretário Vander pelo trabalho de embelezamento da cidade. Agradeceu à secretaria de saúde pela reforma da unidade de saúde de Monte Verde e cobrou que o mesmo serviço seja feito na unidade de Itaóca.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Queixou-se mais uma vez da falta de linha de transporte público para o bairro São Francisco de Assis.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Salientou melhorias feitas na casa, como troca do cabeamento dos microfones do plenário e mobiliário novo. “Estamos fazendo todos os investimentos possíveis para melhorar o atendimento prestado por esta Casa e pelos vereadores à população”. Informou que nos próximos dias haverá solenidades no plenário da Câmara dos 160 anos do presbiterianismo em solo brasileiro e 50 anos da APAE, que acaba de assinar convênio com o Ministério da Saúde para se tornar centro especializado em reabilitação para atender todo o sul do estado. Agradeceu a Secretária Municipal de Saúde Luciara Botelho pela instalação dos ar condicionados da UBS do Coramara. Agradeceu as melhorias previstas para a Rodovia Mauro Miranda Madureira, informando que no último dia 27 foi licitado o loteamento Áurea Bispo Depes, cuja a lama desce para a rodovia sempre que chove.

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

Agradeceu drenagem e cobertura de buracos da Rua João Sasso. Elogiou pintura da Escola Geny Guardia, que agora está destacada. Só lamenta que a pintura não é lavável, o que dificulta a manutenção das paredes brancas das salas de aula. Ficou satisfeito de ver caminhão descarregando mobília nova na UBS do bairro Paraíso e foi informado pelas enfermeiras que estão sendo trocadas em todas as unidades. Cobra à secretaria de saúde a sala de atendimento de dentista da unidade. Informou que nos dias 3, 4 e 5/09 acontecerá o 9º Encontro Cultural Arte entre os Povos, na pracinha do bairro Paraíso, com várias oficinas e dois artistas Venezuelanos. Anunciou emenda parlamentar de cerca de R$40.000,00 para as escolinhas de futebol do município.

 

Bras Zagotto (SD)

Lamentou o falecimento de dona Eloísa Valadão, ex primeira dama do município e criadora da Feira da Bondade. Relatou sugestão da população de projeto de lei que dá seu nome à Feira. Conversou com o dep. Estadual Theodorico Ferraço sobre a segurança pública do município e a dificuldade do atendimento do 190 ser em Vitória.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Reforçou a fala do vereador Higner Mansur sobre o projeto Mova-se, do qual faz parte desde o começo. Esteve na caminhada e teve a experiência de utilizar a cadeira de rodas, vivenciando as dificuldades dos que precisam da acessibilidade.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Citou que fez emenda ao PL 55/2019, no artigo 5º, que trata do prêmio incentivo dos servidores.  Protocolou indicação de feira de artesanatos, para permitir ganho de renda pra os artesãos e comércio local. Solicitou também diversos muros para o bairro Valão, e agradeceu patrolamento e ensaibramento em diversas ruas. Visitou o DER para falar sobre problemas no entorno do trecho da BR 48, próximo ao CDP – Morro do Lixo.

 

Rodrigo Sandi (PTN)

Comentou sobre as 8 lombadas que um morador construiu em uma  mesma rua no bairro Village da Luz. Disse que fez entre 8 e 10 indicações de lombadas durante o mandato e nenhuma foi atendida. Ressaltou também que, mesmo o poder público fazendo sua parte, é necessário a população se educar para que possam viver em uma cidade melhor, pois o que se vê são carros estacionados em calçadas e trafegando em alta velocidade nos bairros.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Agradeceu o trabalho dos servidores que atendem as comunidades, em especial no bairro Alto União, através da SEMSUR, com a limpeza através de caminhão pipa e serviço de capina. Citando a fala do vereador Rodrigo Sandi, disse que tem pedido de quebra-molas para os bairros União e Monte Belo há bastante tempo e é cobrado pela população toda que vez que passa lá.

 

Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

Manifestou alegria pelo interesse e união de grande parte das categorias dos servidores municipais nos trabalhos da comissão de estudos do plano de cargos e salários. Fez um balanço positivo do trabalho na comissão e agradeceu ao prefeito Vitor Coelho pela coragem de lidar com assunto tão delicado. Relatou que no último final de semana, no trevo do Gilson Carone, no Valão, vândalos derrubaram os canteiros que a prefeitura fez. Ressaltou a repercussão negativa nas redes sociais. Parabeniza a prefeitura pelo trabalho porque a cidade está ficando mais bonita. Sobre quebra molas irregulares, lembrou que já foi feito no bairro Agostinho Simonato também, e que é um pedido de socorro da população diante da imprudência dos motoristas. Sobre os moradores de rua, pede que se tenha mais carinho, humanidade e respeito para resolver o problema, que prejudica também os comerciantes de lanchonetes e restaurantes, porque os que pernoitam em suas portas acabam defecando e urinando, afastando os clientes depois. Protocolou projeto de resolução criando comissão para estudo da lei sobre população de pequenos animais nas ruas. Agradeceu por duas praças sendo construídas no bairro Monte Cristo e Jardim Itapemirim.