Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 09/06/2020

Resumo dos Pronunciamentos 09/06/2020

por Camila Reis publicado 09/06/2020 16h53, última modificação 09/06/2020 16h53

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária por videoconferência de 09/06/2020

 

Alexandre Andreza Macedo (PSB)

Manifestou descontentamento com a Secretaria Municipal de Interior pelo descaso com as estradas. Disse que não considera o momento ideal para desmembrá-la da pasta de Agricultura, como sugerido por outros vereadores, para não gerar mais custos com uma nova secretaria, o que não quer dizer que esteja satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado.

Alexandre Bastos Rodrigues (PV)

Falou sobre sua indicação de retirada de areia e restos de capina deixados após o serviço de limpeza dos bairros. Solicitou pavimentação asfáltica de ruas próximas ao cemitério do Coronel Borges, que possuem paralelepípedos muito antigos e que se tornaram extremamente escorregadios.

Alexandre Valdo Maitan (DEM)

Criticou a fala do prefeito ao jornal A Gazeta, na qual disse que providenciar leitos hospitalares seria “enxugar gelo”, enquanto moradores podem vir a falecer pela falta de assistência do poder público. Informou decisão do STF que permite aos municípios legislar, ainda que em discordância de leis estaduais ou federais, injustificando que o prefeito repasse ao estado a responsabilidade por definir as questões pelas quais é cobrado.

Alexon Soares Cipriano (Republicanos)

Indicou ao município que permita a reabertura dos templos religiosos, mesmo com as restrições de público que já vinham sendo respeitadas. Solicitou informações sobre a instalação dos 308 pontos de ônibus na cidade. O protótipo instalado no residencial Otílio Roncetti não foi aprovado, porém não foi informado como procederá a licitação do serviço a partir de agora. Continua indicando e cobrando a instalação do hospital de campanha em Cachoeiro para liberar vagas nos hospitais filantrópicos para os que apresentam outras doenças. Cobrou diversos serviços não realizados pela Secretaria de Interior. Informou que o município já recebeu a primeira parcela, de mais de R$7 milhões, dos recursos federais para enfrentamento à pandemia e que a Câmara estará criando uma comissão para acompanhar a aplicação destes recursos.

Allan Albert Lourenço Ferreira (Podemos)

Denunciou mais uma vez a falta de condições de atendimento do serviço de identificação da Polícia Civil no município. Há tempos, cachoeirenses têm precisado ir a outros municípios para conseguir emitir documento de identidade e agora, com a pandemia, nem isso é possível, já que os demais municípios não estão atendendo cidadãos de fora. Lembrou que o serviço é de responsabilidade do governo do estado, assim como o IML, onde faltam peritos em alguns dias da semana.

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Falou sobre a falta de preocupação de muitas pessoas com a pandemia do coronavírus, considerando que o serviço de disk aglomeração não está dando conta de atender tantas denúncias. Denunciou mais uma vez a aglomeração de servidores dentro de secretarias municipais.

Brás Zagotto (PV)

Solicitou que o prefeito faça um estudo para permitir a abertura dos bares, principalmente pequenos comércios, que vêm sofrendo muito prejuízo enquanto as distribuidoras de bebidas continuam atendendo. Cobrou a realização de ordem de serviço de pavimentação asfáltica de várias ruas de Cachoeiro, assinada há bastante tempo pelo Governador do Estado no Parque de Exposições, que incluía ruas do bairro Vila Rica. Agradeceu a administração municipal pela reforma da pracinha e supressão de árvores do bairro Vila Rica. Disse que um dos piores votos que deu foi pela unificação das secretarias municipais de agricultura e de interior. O mesmo secretário não dá conta de ver as questões da agricultura e cuidar das estradas do interior.

Dario Silveira Filho (PSDB)

Esteve na comunidade do Retiro na semana anterior, a convite dos moradores, para reunião com o prefeito e Agersa sobre a ligação da rede de água, tão sonhada pela comunidade. Agradeceu pela realização do serviço e também pela pavimentação de uma das ruas da comunidade que estava sem condições de trânsito. Agradeceu também pela pavimentação asfáltica da antiga Rua 8, do bairro Alto União, reivindicada desde o início do seu mandato.

Delandi Pereira Macedo (Podemos)

Manifestou sua opinião contrária ao fechamento dos templos religiosos, considerando a importância do seu trabalho social e de assistência espiritual para a população.

Diogo Pereira Lube (PP)

Falou sobre suas indicações para o distrito de Soturno, que considera estar abandonado pelo poder público há bastante tempo. Ratificou a fala de Alexandre Maitan, cobrando planejamento estratégico na gestão de crise da pandemia. Sobre os dados divulgados pela OMS em relação a transmissão da doença por assintomáticos, lembrou que a pesquisa científica é um processo no qual não se chega a uma resposta definitiva tão rápido.

Edison Valentim Fassarella (PV)

Parabenizou a gestão da Câmara pelas medidas que permitiram que os serviços continuassem funcionando sem aglomerações. Informou que levaram manilhas ao Spirote e Itabira, mas o serviço ainda não foi feito. Está otimista com a realização dos serviços de uma ponte próxima à Rua João Sasso e ao CMU e do calçamento da Rua Alfredo Sartório, de difícil acesso. Na próxima segunda, 11h, será entrevistado na Rádio Mania para prestação de contas de seu mandato. Relatou sua experiência participando das lives do consultor Solimar Sechin sobre lideranças comunitárias.

Elio Carlos Silva de Miranda (PSB)

Também comentou sobre a habilidade, ou a falta dela, dos gestores públicos para lidar com a crise da pandemia. Parabenizou a gestão da Câmara pela primeira sessão onde pôde, enquanto secretário da Mesa Diretora, fazer toda a leitura do expediente dentro do sistema eletrônico, sem precisar de papel. Agradeceu pelo serviço de limpeza no bairro Rui Pinto Bandeira, faltando recolher os resíduos das ruas, e do posto de saúde do bairro Boa Vista. Falou sobre o programa Saúde na Hora, do governo federal, que ampliou o horário de funcionamento das unidades de saúde. Disse que aguarda ansiosamente a obra de recuperação do trecho de estrada que liga o Rui Pinto Bandeira a Córrego dos Monos. Também cobrou a ordem de serviço do estado, citada por Brás Zagotto, para pavimentação asfáltica de diversas vias de Cachoeiro, assinada no Parque de exposições e no valor de R$12,5 milhões.

Ely Escarpini (PV)

Também manifestou não concordar com a proibição do funcionamento das igrejas, considerando que o comércio pode funcionar. Comunicou a construção de um muro na Rua José Antônio Santana, que já estava solicitando à prefeitura há 6 anos.

Higner Mansur (PV)

Liberado da presença nas sessões por sua idade enquadrá-lo no grupo de risco para a covid-19.

Paulo Sérgio de Almeida (PSB)

Manifestou a satisfação os moradores do IBC pela limpeza que está sendo realizada no bairro, que está em fase final e logo será feita nos demais bairros da região. Também corroborou com a cobrança dos colegas pelo serviço de recapeamento asfáltico das avenidas da cidade, prometido pelo governo do estado, no qual estava incluída a Av. Domingos Alcino Dadalto, no IBC. Verificou, a pedido dos moradores, que há rachaduras na concretagem da entrada de Santa Fé de Cima e fará a indicação do reparo ao município. Falou sobre os acidentes que tem ocorrido na cidade com cerol e linha chilena utilizados para soltar pipas. Informou que a PM está fazendo um mapeamento dos locais onde está havendo maiores aglomerações com esta finalidade e pediu que a população contribua denunciando pelo 153 ou 190.

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

Agradeceu a consideração dos demais vereadores por sua pré campanha para a prefeitura. Afirmou não concordar que a população é culpada pela crise na saúde, mas que é responsabilidade do estado sim o aumento do número de vagas de UTI no sul do estado, e da prefeitura maior empenho em informar a população sobre as medidas necessárias para evitar a contaminação e estudar o contexto de vida da população, que faz com que as pessoas não permaneçam em casa, ao invés de somente fechar o comércio. Denunciou também que não há uma forma de retorno para saber se as crianças estão realizando as atividades entregues pelas escolas.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Manifestou solidariedade pelas famílias que estão perdendo entes queridos ou com estão doentes em casa. Disse que o momento não é de cobrar culpados pela crise, mas unir esforços e oração e que vai priorizar a ajuda a quem precisa ao invés da eleição.  

Silvio Coelho Neto (Republicanos)

Ausente por motivo de saúde

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Reforçou a fala dos colegas sobre as responsabilidades de cada esfera de poder sobre a crise, lembrando que os vereadores podem dar voz às cobranças e reivindicações da população, mas os decretos são estaduais e municipais. Expôs a situação dos comerciantes, que são pegos de surpresa a todo momento com os decretos de funcionamento, como se fossem os únicos responsáveis pela aglomeração de pessoas. Cobrou as vagas de UTI e hospitais de campanha, que o estado disse que seriam disponibilizadas por demanda, sendo que a demanda do coronavírus já existe há bastante tempo.