Resumo dos Pronunciamentos 08/02/2022
Resumo dos Pronunciamentos – Pequeno e grande expediente e horário das lideranças
Sessão Ordinária do dia 08/02/2022
Osmar Francisco Chupeta (Republicanos)
Está feliz por terem atendido a demanda do bairro Zumbi e a comunidade ter agora três médicos em sua unidade de saúde. Aguardam ainda pediatra. Agradeceu pela poda de árvores próximo à “TV Cachoeiro” e iluminação da Rua Baixo Guandu. Solicitou a construção de muro “Se um vereador puder reforçar o pedido de outro, em outro bairro, e a gente conseguir, quem ganha é a população. Somos vereadores de Cachoeiro de Itapemirim”. Cobrou a parada dos ônibus do interior nos demais pontos da Beira Rio, pediu informações sobre recursos arrecadados com o rotativo e repassados ao Hospital Infantil e defendeu maior aporte à Santa Casa, “que é o hospital que atende ao pobre”. Questionou se não estão guardando o dinheiro para fazer a obra de macrodrenagem do Nova Brasília próximo à eleição.
Diogo Lube (PP)
Homenageou a cachoeirense miss ES Jéssica Ribeiro da Silva. Apresentou em vídeos a péssima situação das estradas do distrito de São Joaquim. “A gente espera que a prefeitura resolva o problema e, se for necessário, acione o governo do estado também”. Alertou que a Rua Sebastião Pereira, no Santa Cecília, está desmoronando e não recebe os reparos necessários, mesmo após diversas indicações. Cobrou à secretaria cronograma de obras, em especial para ruas do Bom Pastor que estão intransitáveis. Cobrou a aplicação do piso do magistério na prefeitura de Cachoeiro, esclarecendo que a carga horária do piso é 40h semanais e da prefeitura 25h, necessitando de proporcionalidade. “O aumento do piso do professor não altera em nada o orçamento do município porque são pagos com verba do Fundeb”.
Juninho Corrêa (PL)
Criticou a atuação do prefeito diante dos problemas de drenagem das ruas agravado pelas fortes chuvas e falta de manutenção. “Victor Coelho perdeu R$15 milhões para a macrodrenagem do Nova Brasília e agora este valor está obsoleto (...). Ainda vamos ter mais três anos deste governo...”
Leo Camargo (PL)
Afirmou que não podemos reclamar das chuvas, porque é uma coisa divina, e gera situações inevitáveis, porém outras coisas deveriam ser conduzidas com mais cuidado, criticando a ineficiência do serviço que está sendo realizado na Linha Vermelha.
Mestre Gelinho
Manifestou repúdio pelo veto do prefeito ao PL 133/2021, que dispõe sobre a reserva de vagas em concurso para negros, pardos e indígenas, cobrando melhor explicação para o ato. “Não estou criando lei, apenas regulamentando o que já existe em lei federal e estadual”. Apoiou a fala de Diogo Lube sobre as estradas de São Joaquim. Cobrou reparos para as ruas Ermínio dos Anjos, no bairro Independência, Gladistone Fernandes Coelho, no Nossa Senhora de Fátima, e melhorias na sinalização próximo ao Fórum. Encaminhou pedido de informação sobre galeria do Nova Brasília e cobrou respostas para a população do bairro também em relação ao ginásio e à quadra de areia.
Brás Zagotto (PV)
Pediu maior oferta de vagas escolares na Áurea Bispo Depes e outras instituições do Vila Rica, onde faltam vagas para crianças do bairro devido ao aumento de demanda ocasionada pelo fechamento da creche da Ilha da Luz e alteração da escola do Teixeira Leite. Sugeriu que a prefeitura coloque pequenas equipes nas ruas, acompanhando servidor Alcineli, que conhece a drenagem da cidade, fazendo a manutenção constante das galerias para evitar as inundações, e também que acelerem a obra da Linha Vermelha, que impacta tanto o trânsito da cidade toda. Registrou que já faz anos que Cachoeiro não recebe uma grande ação de pavimentação e as ruas não aguentam mais só “tapa buracos”. Sobre as demandas da saúde já apontadas pelos outros vereadores, opinou que o maior gargalo de Cachoeiro são as cirurgias eletivas.
Marcelinho Fávero
Convidou as famílias para o evento de jogos de areia que será realizado pela prefeitura. “Vamos incentivar a participação em evento tão saudável, impedindo que a quadra seja utilizada para finalidades negativas”. Agradeceu pelo curso de panificação que será realizado em Pacotuba. Agradeceu aos vereadores pela aprovação e ao prefeito pela sanção da Lei 7925, que trata da poluição sonora. Falou sobre a duplicação da ES 482 e todo o trabalho que foi feito para não prejudicar os empreendimentos da região, agradecendo ao DER por ouvir as demandas e entendê-las.
Ary Corrêa (Patriota)
Alertou que a obra da Linha Vermelha será inútil se não for corrigida, pois, do jeito que está, não vai permitir a passagem de carretas. Foi informado de que a Jari, órgão da prefeitura onde se protocola recursos para multas de trânsito, não está funcionando em Cachoeiro. Criticou a falta de fiscalização quanto à superlotação dos ônibus em relação ao risco moderado da covid. Afirmou que todos os bairros de Cachoeiro estão abandonados, citando diversas ruas esburacadas ou com demandas de drenagem e infraestrutura. “Na campanha, o prefeito vai lá pedir voto. Acabou a campanha, não atende mais ninguém. Cachoeiro está desgovernado, está acabando por falta de administração”. Alertou para o tráfico de drogas e prostituição que a população vem observando próximo à Rua Pedro Dias. Entre duras críticas à administração municipal, relembrou que avisou 40 dias antes que o córrego do Monte Belo precisava ser desassoreado, o serviço não foi feito e cinco famílias ficaram desabrigadas.
Allan Ferreira (Podemos)
Falou sobre a alta demanda dos hospitais de Cachoeiro, que atendem também aos demais municípios da região, reforçando a importância das emendas parlamentares, em especial para a Santa Casa, que atende a maior parte da população mais carente. “São ‘políticos de Copa do Mundo’, que depois somem, e aí Cachoeiro e a região sul ficam precisando de mais representação”. Informou que o CRAS de Soturno já está bem encaminhado junto ao governo do estado, que está sendo providenciado novo médico para o Parque Laranjeiras, em virtude da saída repentina da médica anterior, e também sobre as alterações que estão sendo realizadas no entorno da obra da Linha Vermelha para não atrapalhar o acesso ao Parque Laranjeiras.
Pr. Delandi Macedo (Podemos)
Afirmou que não vai mais se calar diante de afrontas e inverdades, “Quem fala o que quer, ouve o que não quer”, e que o prefeito, bem como os antecessores, gostaria também de resolver o problema da saúde e da infraestrutura, por exemplo, mas que alguém vir aqui com ‘varinha de condão’ dizer que vai resolver é irreal. “Não há solução fácil”. Cobrou maior ação do MP na saúde e sugeriu que melhorias na atenção básica, como melhor qualificação dos agentes comunitários e melhorias das unidades, para diminuir a demanda dos hospitais.
Paulo Grola (PSB)
Ofereceu apoio a Delandi e à comissão de saúde para conquistar melhorias para a saúde. Relatou reunião com o prefeito que tratou da curva da morte, do CRAS de Soturno e das estradas do Barbará e de Santanna, informando à população do desdobramento das demandas. Informou que, das cerca de 120 lâmpadas queimadas na região, a empresa já trocou 40 e vai retornar à noite para continuar o trabalho.
Leo Cabeça (PDT)
Sugeriu reunir os vereadores para ir fiscalizar a Linha Vermelha, abordando o responsável pela obra para tirar as dúvidas demandadas pela população. Registrou as dificuldades para fazer os reparos nas estradas do interior, como a de Santanna, pedindo maior celeridade das secretarias na manutenção do maquinário necessário. Pediu apoio também da prefeitura de Vargem Alta para viabilizar junto a Cachoeiro a pavimentação dessa via, como alternativa à subida da serra. Pediu extensão da operação tapa buracos para o Village.