Resumo dos Pronunciamentos 07/12/2021
Resumo dos pronunciamentos (Pequeno e Grande Expedientes e horário das lideranças) da Sessão Ordinária do dia 07/12/2021
Osmar Chupeta (Republicanos)
Agradeceu pela limpeza dos bueiros da Praça Jerônimo Monteiro e de entulhos da Rua Brahim Seder, pelo muro na Rua Baixo Guandu, no Zumbi e escadaria no Alto Eucalipto. Informou que está fazendo campanha com abaixo assinado para que o governo do estado construa hospital público em Cachoeiro. Cedeu tempo do grande expediente ao Pastor Rodrigo Fernandes, de Muqui, divulgar seu evento Projeto Natal Feliz com Jesus. Fará reunião com os moradores do Residencial Esperança, no Marbrasa, que continuam sem ônibus aos domingos e feriados. Visitou o bairro Aeroporto e constatou as más condições da unidade de saúde, já mencionadas por Juninho Corrêa, e encaminhou demandas à prefeitura esperando ser atendidas como foi no Zumbi. Afirmou ser falta de respeito com o servidor motorista do município que leva pacientes de van para outros municípios, que muitas vezes saem às 5h retornando às 20h, recebendo apenas R$50 de diária para sua despesa e alimentação.
Ary Corrêa (Patriota)
Denunciou situação de córrego do bairro Monte Belo, para o qual pediu limpeza com máquinas para desassoreamento e foi feita apenas manual porque a secretaria de meio ambiente determinou que o local seria uma nascente. O vereador esteve no local e filmou, comprovando que o que há naquele trecho é despejo de esgoto da BRK e que, se a limpeza não for feita, pessoas podem ficar desabrigadas na época das chuvas. Agradeceu ao Cel Darós, Cel Fabrício Martins e Cel Hebert pelas providências que tornaram possível o funeral de Fabinho Glória. Pediu apoio dos demais vereadores à proposição que fará nomeando seu gabinete como Fabinho Glória. Sobre a falta de água que aconteceu na última semana, afirmou que “É inadmissível uma empresa do porte da BRK, tendo também uma agência reguladora, não ter uma bomba auxiliar para atender aos bairros durante uma manutenção, deixando comunidades inteiras e hospitais sem água”. Sobre a falta de lâmpadas na iluminação pública, questionou: “Adianta uma árvore de natal bonita piscando na Praça de Fátima com as ruas escuras e esburacadas? Não tem como defender o indefensável!”.
Brás Zagotto (PV)
Homenageou a delegação que participou das paralimpíadas escolares 2021. Pediu que os vereadores cheguem mais cedo na quarta para que possam formar uma comissão e ir conversar com o prefeito sobre a possibilidade de maior atendimento das emendas para o orçamento 2022, antes que o projeto seja votado. Agradeceu a todos que compareceram ao seu aniversário no Bar do Tonho na última quinta-feira. Sobre a isenção de ISS a ser concedida à empresa de transporte público, refletiu que o consórcio já pediu recuperação judicial e pode apresentar falência em breve, considerando o aumento no valor dos combustíveis, o custo das gratuidades, entre outros. Assim, caso os vereadores aprovem a isenção do imposto para evitar o aumento da passagem para a população, serão criticados. Caso não aprovem, a passagem deve subir e os vereadores também serão criticados.
Arildo Boleba (PDT)
Agradeceu pelo atendimento prestado à população pela prefeitura e secretarias, em especial a de agricultura, durante a enchente em Itaoca.
Pr. Delandi Macedo (Podemos)
Convidou para reunião da comissão de saúde na quarta, a partir das 17h, com agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, que reivindicam verbas federais que não estão sendo repassadas às categorias. Agradeceu à Semat pelo atendimento de parte da demanda do bairro Marbrasa, mas ainda são necessárias muitas melhorias na drenagem do bairro. Afirmou que estamos “vivendo em uma ditadura para mudar os termos da família tradicional. Querem mudar o conceito de família, homem e mulher, para nomes neutros”, em virtude da mudança no formulário de pré matrícula do governo do estado para ‘filiação 1’ e ‘filiação 2’ ao invés de pai e mãe.
Allan Ferreira (Podemos)
Defendeu o PL 108/2021, que estabelece prazo de validade indeterminado para laudo que atesta o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Agradeceu pelo empenho da prefeitura em atender a demanda das ruas do bairro São Francisco de Assis. “Há quase dois anos os projetos estão prontos aguardando verba”. Farão reunião com os moradores para apresentar as ruas que serão contempladas. Parabenizou Colatina por conseguir eleger dois deputados federais enquanto no sul do estado os votos são pulverizados e não se consegue a eleição, perdendo milhões em emendas parlamentares para o norte.
Mestre Gelinho (PSDB)
Cedeu tempo do pequeno expediente para Sapinho, representante do futebol de várzea. Agradeceu ao prefeito, secretários, Brás Zagotto e Sandro Irmão por participarem de reunião no Nossa Senhora da Penha, em terreno que pode se tornar área de lazer para a comunidade.
Leo Cabeça (PDT)
Pediu ao prefeito que atenda aos vereadores, que estão representando comunidades inteiras, pois estão tentando agendar encontro e só conseguiram vaga para o dia 13. Relatou que o deputado Renzo Feletti esteve também em Soturno em encontro com os moradores antes de vir à Câmara, e que se dispôs a ajudar a conseguir a estadualização da estrada de Bom Jardim, para que o governo do estado possa, posteriormente, realizar a pavimentação da via. Agradeceu por concretagem de rua em Soturno e cobrou serviço tapa buracos no distrito, que aguardam desde agosto.
Marcelinho Fávero
Caminhou com o secretário de obras apresentando demanda de 12 escadarias do bairro Coramara epavimentação da Rua José Zampirolli, que faz divisa com o Gilson Carone e por isso não foi contemplada no pacote do bairro. Disse que a prefeitura vai anunciar obras grandes para o BNH em parceria com o governo do estado. Relatou troca de bairros das ruas nos carnês de IPTU, como as Rua Valdelino José Permanhani, do Coramara, para o BNH e Rua Elza de Souza Machado, do Gilson Carone para o Parque das Laranjeiras. “Isto impacta diretamente a vida do contribuinte, inclusive no valor do IPTU, que difere entre bairros bem estruturados e outros que as ruas não têm nem pavimentação”. Cobrou efetividade do trabalho dos técnicos da secretaria de meio ambiente na área urbana, que não realiza as podas e supressões necessárias em locais de risco de queda em residências e redes de alta tensão.
Diogo Lube (PP)
Convidou para audiência Pública Direitos Humanos Tecendo Redes, em parceria com o CDDH Pedro Reis, que acontecerá na sexta, dia 10, às 14h. Citou pautas publicadas no diário oficial do dia 30/11, como a criação do serviço família acolhedora e a abertura da matrícula escolar da rede municipal com exigência de vacinação. Reiterou pedidos já feitos à prefeitura e não atendidos: extensão de rede de esgoto e regularização fundiária no Marbrasa, próximo ao Residencial Esperança, muro de contenção da Rua Sebastião Pereira, no bairro Nossa Senhora da Penha, pavimentação da Rua Atílio Vivacqua, no Rubem Braga e calçamento das ruas do alto São Francisco de Assis. “Como que a gente vai defender os outros projetos de lei, bons para o município, se a cidade está esburacada e no escuro?”.
Alexandre de Itaoca (PSB)
Pediu que as secretarias tenham equipes destinadas a atender ao interior e à sede do município de forma separada, porque não é justo que o interior precise esperar atender todas as demandas da sede, com população muito maior, para que também seja atendido. “Nossas demandas hoje são de extrema urgência”. Informou que haverá reunião amanhã com o DER sobreo o acerto do desvio de Itaoca.
Paulinho Careca (PSB)
Sobre a queixa relatada na semana anterior de falta de transporte para retirar saibro da empresa Emil para a prefeitura, conseguiu que a secretaria de interior levasse o material até a comunidade de São Simão. Também houve promessa de que a estrada da comunidade será pavimentada até o primeiro semestre de 2022. Informou que, após terminar a pavimentação com Revsol da Tijuca, as equipes atenderão a comunidade de Bebedouro.
Juninho Corrêa (PL)
Expôs mais uma vez o ‘abandono’ da prefeitura em relação à região do Aeroporto/ Rui Pinto Bandeira. Afirmou que alguns vereadores têm facilidade de conseguir atendimento de indicações por serem favoráveis ao governo, mas ele não consegue. Criticou isenção de ISS para empresa de transporte público, que opera sob monopólio, recebe subsídio do governo e pretende aumentar preço de passagem. “É chamar o cachoeirense de burro!”.
Paulo Grola (PSB)
Afirmou que, não importa o que o vereador faça, a população sempre reclama, e que depois de muito tempo sem vereador, ele e Leo Cabeça têm trabalhado por Soturno e estão ainda no primeiro ano de mandato, mas até o final dos quatro anos ainda pretendem fazer muita coisa.
Alexandre Valdo Maitan (DEM)
Pediu a colaboração dos demais vereadores em respeitar a resolução que regulamenta a concessão de homenagens, nas quantidades e datas previstas para entrega das honrarias.