Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos 05/11/2024

Resumo dos pronunciamentos 05/11/2024

por Camila Reis publicado 05/11/2024 18h53, última modificação 05/11/2024 18h53
Confira um resumo dos assuntos abordados pelos vereadores no pequeno e grande expedientes e horário das lideranças na sessão ordinária do dia 05/11/2024

Resumo dos pronunciamentos

Sessão ordinária do dia 05/11/2024

Ary Corrêa Patriota (Republicanos)

Denunciou como irresponsabilidade a ausência do prefeito que, “durante quatro anos, não tapou os buracos do bairro monte Belo”, mas “inventou” uma viagem para Barcelona em fim de mandato, quando o conhecimento adquirido com recursos públicos não poderá mais ser aproveitado para a gestão do município. Com a viagem, ele também não está aqui para resolver as questões do IPTU e da taxa de lixo, que sobrecarregarão ainda mais o cachoeirense no próximo ano.

Rodrigo Sandi (PDT)

Mostrou em vídeo que foi procurado por moradores que se queixam da dificuldade de atravessar a rua na Linha Vermelha, próximo à Drogaria Júlia, no Zumbi, que não tem quebra-molas nem faixa sinalizada após o recapeamento da obra de macrodrenagem. Agradece à administração pois, após a publicação do vídeo, já recebeu retorno de que a sinalização será instalada. Agradece também pelo adiantamento da obra de cobertura da quadra do Alto Eucalipto, parabenizando a empresa pela eficiência. Visitou o CRAS do Alto Zumbi e detectou a demanda de iluminação na pracinha externa, onde há brinquedos, para que as crianças utilizem o espaço à noite, elogiando a comunidade pela manutenção desses novos espaços públicos recebidos. Já para o centro comunitário, a demanda é por bebedouro. Encaminhou os pedidos às secretarias responsáveis. Agradece à Mirella Vilella, do conselho do Fundeb, gestora da Emeb Maria Angélica, no Alto Eucalipto, pelo apoio no processo de municipalização da escola.

Diogo Lube (PDT)

Agradece a presença de Mirela Vilella e João Batista com os esclarecimentos sobre o Fundeb. Elogia o processo pacífico de transição de governo que está em curso em Cachoeiro. Convida para feira de empreendedorismo da Escola Guimarães Rosa que acontecerá no próximo sábado, das 8h às 12h. É o segundo ano de realização do evento, do qual afirma saírem muitas boas ideias que podem ser aproveitadas pelo município.

Brás Zagotto (Podemos)

Relata diversas necessidades de saúde dos cachoeirenses, para as quais pede providências da superintendência estadual de saúde, como o caso de paciente que aguarda hemodiálise no hospital do Aquidaban. Pede informações sobre impactos financeiros de adiantamento de recursos da Agersa para o município, que foram previstos em cerca de R$15 milhões, mas já se fala em R$20 milhões. Quer saber quanto se vai pagar de juros e se será comprometido o funcionamento da autarquia. Pede muro de arrimo para a Rua Padre José de Anchieta, na Ilha da Luz. Que seja feito enquanto é uma área pequena, de três a quatro metros, antes que haja prejuízo maior. Esteve em Alto Montevidéu, em encontro de família, e agradece pela acolhida.

Pr. Delandi Macedo (PSDB)

Afirma que a Câmara sempre votou de forma favorável aos servidores, mas não pode fazer o que depende do executivo. Sobre o abono salarial de final de ano, por exemplo, a Câmara pode devolver recursos e indicar que sejam utilizados para tal, mas não pode tomar a decisão. Parabeniza Jailton Pedrozo, gestor do Hospital Infantil, pelo aniversário. Sobre as demandas de saúde mencionadas por Zagotto, reforça que há filas de espera para vários procedimentos. Afirma que não consegue agenda com a superintendente e gostaria de contato com ela para saber como dar retorno aos cidadãos que pedem ajuda. Relata dificuldade também com a BRK para resolver problema de esgoto que jorra da Rua São Benedito, no Zumbi, para baixo, 24h por dia, que piora quando há chuva. Pede que a Agersa notifique a concessionária para que resolva o problema porque “é uma vergonha” a população pagar tarifa alta de esgoto e o problema não ser resolvido.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Denuncia, com vídeo, que não há farmacêutico na farmácia popular do bairro Zumbi no período da tarde, impedindo que pacientes possam pegar a medicação quando passam por consulta nesse horário.

Marcelinho Fávero (União Brasil)

Afirma que virá na próxima sessão o secretário Victor Galvão Rabbi, da Semurb, para esclarecer principalmente sobre a sobre lei para APP’s (Áreas de Proteção Permanente). Esteve em reunião no DER para tratar de demandas como a obra de duplicação da ES 482, que corta a região do BNH, e está parada. Dialoga também com o novo governo municipal eleito sobre estas e outras necessidade de Cachoeiro. Esteve também na Assembleia Legislativa em busca de recursos para as melhorias que Cachoeiro precisa. Afirma que é “vereador de resultados”, não de “YouTube”, que seu gabinete é nas ruas, colhendo as demandas da população, e “colocando a mão na massa”, entregando resultados e respostas. Agradece ao secretário Victor por resposta sobre PDM a investidor que pretende erguer prédio de quinze andares em Cachoeiro. Agradece, em nome do União Brasil, aos deputados Bruno Rezende e Allan Ferreira pela recepção na Assembleia Legislativa e pela proatividade com as demandas da cidade.

Paulinho Careca (Podemos)

Recebeu representante da comunidade de São Simão (entre o bairro IBC e o município de Atílio Vivacqua) que pediu extensão de rede de água à BRK e foi orientada pela empresa para procurar algum vereador que encaminhe o pedido o quanto antes, porque no ano que vem não conseguiria mais. Lembra que houve remanejamento de recursos da Agersa para secretaria de serviços urbanos, com direcionamento para os abrigos de pontos de ônibus, e adiantamento de recursos da outorga da Agersa, que seriam para a extensão de rede, e que algumas comunidades foram atendidas e outras não. Pede fiscalização dos vereadores sobre os dois temas. Esteve na BRK e foram apresentadas duas opções para viabilizar a extensão: ratear o investimento entre todos os contribuintes do município ou um acordo entre prefeitura/ Agersa e BRK para que o pagamento fosse parcelado em anos, mas não houve interesse do município nesta resolução. Agradece ao Podemos, citando deputados, vereadores e candidatos, pelo apoio nas eleições, registrando a alegria em fazer parte do partido, mesmo que muitas vezes não recebam o apoio almejado a nível estadual e federal.  

Alexandre de Itaoca (PSB)

Fala sobre a finalização do mandato do prefeito, que afirma não estar sendo conduzida de forma justa com os moradores, por exemplo, de comunidades como Independência e Monte Verde que estão sem médico disponível. Quer trabalhar em parceria com o vereador Arildo Boleba, a nova associação de moradores e os governos em benefício do distrito de Itaoca, e em diálogo com a administração pela valorização dos professores e demais servidores.

Arildo Boleba (PDT)

Concorda com a intenção demonstrada por Alexandre de Itaoca de trabalharem juntos pelo distrito e adjacências.