Resumo dos Pronunciamentos 05/05/2020
Resumo dos Pronunciamentos
Sessão Ordinária por videoconferência de 05/05/2020
Alexandre Andreza Macedo (PSB)
Agradeceu pelas melhorias realizadas na estrada usada como desvio para acesso ao distrito de São Vicente. Solicitou intervenção sanitária em Itaoca, pois a comunidade recebe caminhões todos os dias de vários estados, devido às empresas de granito. Indicou também campanha de conscientização desses motoristas, para que se comprometam a usar o álcool em gel, as máscaras e deem preferência a deliverys enquanto estão no distrito, para evitar contaminar moradores.
Alexandre Bastos Rodrigues (PV)
Destacou o trabalho da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação, incluindo os vereadores membros e os assessores, que recebeu os três projetos de lei do Poder Executivo, se debruçou sobre eles, tirou dúvidas com os responsáveis e os três já estão com parecer para votação. Manifestou mais uma vez a preocupação com as pessoas que continuam desrespeitando o distanciamento nas filas dos bancos. Parabenizou pela atitude a empresária Fabíola Bonadiman, que teve suas lojas inundadas com a enchente e depois fechadas pela pandemia, e estava ontem na fila da Caixa Econômica distribuindo máscara para as pessoas.
Alexandre Valdo Maitan (DEM)
Pediu informações sobre obras da Av. Beira Rio. Relatou que, trafegando em frente ao Supermercado Casagrande, observou grupo de servidores da prefeitura fazendo correção no piso da calçada, e, alguns metros à frente, funcionários da construtora Itaipava estavam colocando corrimão. Tentou observar a placa da obra no final da avenida mas não conseguiu e, por isto, pede informações sobre se são ainda responsáveis pela obra ou se está a cargo da prefeitura. Queixou-se de que o secretário de interior se comprometeu com ensaibramento e patrolamento ontem na estrada da Tijuca e as máquinas não foram. Afirmou que isto seria retaliação política por não estar na base aliada e que a comunidade não deve sofrer por isso.
Alexon Soares Cipriano (Republicanos)
Recebeu hoje a nova Secretária Municipal de Governo, Ângela de Paula Barboza, e, em breve conversa, manifestou que a Casa continua em diálogo aberto para contribuir com a gestão da cidade, mas atenta às suas prerrogativas e à legislação. Informou que o Partido Republicano vai se reunir em breve com diversos profissionais liberais, de vários setores da sociedade, para discutir um projeto de governo para Cachoeiro, independente de ter candidato próprio ou apoiar outros candidatos. Manifestou tristeza com a paralização dos profissionais do Consórcio Novo Trans. Disse que estão repassando informações equivocadas sobre a situação, responsabilizando entes públicos por isto. Justificou que diversas empresas, em diversas cidades, também vêm sofrendo com a queda brusca de passageiros devido à pandemia de Covid, mas que assumiram a responsabilidade pela sua gestão e os funcionários não estão há tanto tempo sem receber como aqui. Por isto vai cobrar os responsáveis.
Allan Albert Lourenço Ferreira (Podemos)
Sobre a cobrança aos vereadores pela situação do Consórcio Novo Trans, relatada por Alexon, comentou que, principalmente nas redes sociais, quem faz as críticas aborda situações que não dependem dos vereadores ou que os mesmos não podem intervir. Desconhecem as funções reais do parlamentar. Reafirmou que vai continuar seu trabalho de fiscalizar e legislar. Comentou o começo da reforma da pracinha de São Joaquim, obra que vem pedindo desde o início do mandato e que espera que seja terminada. Ressaltou a importância da conscientização da população nos cuidados com o contágio da Covid-19 e que é uma crise mundial, e não pontual, somente em nossa região, como alguns pensam.
Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)
Disse que não entende a empresa Flecha branca, que vem reclamando há muito tempo de dificuldade financeira e falta de lucro, enquanto participou de licitação em outro município onde já se declarava que o transporte público dava prejuízo. Disse que foi acordado às 4h30min da manhã de hoje com ligação de funcionário avisando da paralização e foi até lá conversar com a categoria. Denunciou que, enquanto proprietários e diretores mantém alto padrão de vida e ostentam carro do ano, os funcionários receberam o último ticket, pela metade, referente a fevereiro, e o último salário também referente ao mesmo mês, estão com depósitos do fundo de garantia atrasados desde 2016 e suas rescisões estão sendo parceladas. Questionou que a Agersa não deveria deixar isso acontecer, visto que fere o contrato do serviço. Denunciou também que as obras na estrada de Alto Itabira, prometidas desde novembro e com as manilhas liberadas à época, ainda não foram feitas e em breve os agricultores precisarão escoar a colheita.
Brás Zagotto (PV)
Agradeceu ao Solidariedade por ter sido muito bem aceito na legenda desde sua filiação. Disse que se filiou ao PV agora por identificação com a causa ambiental. Lamentou o falecimento de Anselmo Julião, um dos fundadores da Associação de Moradores do bairro Vila Rica, no último sábado. Cobrou da prefeitura a manutenção e limpeza dos cemitérios e lembrou também da necessidade de aquisição de área para novo cemitério público, considerando que não há mais vagas nos já existentes.
Dario Silveira Filho (PSDB)
Esteve na Rua José Eurico Gomes, a pedido de moradores, para verificar a situação de bueiro e a secretaria responsável se comprometeu a resolver amanhã. Reforçou que tem fiscalizado e cobrado os serviços que a comunidade necessita, mas reconhece a dificuldade da prefeitura em atender, com a redução dos serviços devido à pandemia
Delandi Pereira Macedo (Podemos)
Parabenizou a todos os vereadores pelos esforços em conjunto, para tornar a Câmara cada vez mais acessível, com a digitalização total dos processos da Casa, por exemplo. Parabenizou a nova Secretária Municipal de Governo e também à Márcia Bezerra, ex Secretária de Governo, que reassume a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Informou que nova etapa do cartão reconstrução já está disponível na cidade. Na primeira etapa liberada, mais de 600 cartões injetaram mais de R$ 1 milhão na economia local e agora, são cerca de 300 cartões que vão injetar por volta de R$ 600 mil. Reforçou a necessidade de controle da aglomeração de pessoas nas filas bancárias. Considerando que é uma necessidade desses cidadãos receberem o auxílio emergencial, são os gestores que têm que melhorar o controle e fiscalização. Contribuiu com a solicitação de Brás Zagotto de novo cemitério municipal sugerindo que Cachoeiro siga o exemplo de outras cidades e construa um cemitério vertical.
Diogo Pereira Lube (PP)
Corroborou com a fala de Alexandre Maitan, dizendo que as comunidades não podem ser prejudicadas pelas questões políticas. Sobre as barreiras sanitárias, o Ministério Público disse que a prefeitura tem 48h para se posicionar sobre o assunto. Apresentou sugestões para o aumento de leitos hospitalares na cidade. Pediu informações sobre as aulas online, lançadas hoje pelo município, considerando que nem todos os distritos e áreas da cidade têm acesso à internet ou canais de TV. Cobrou maior planejamento orçamentário para que não seja necessário fazer cortes no servidor, considerando que a secretaria de educação informou eu vai cortar carga horária de professores, por exemplo. Cobrou calçamento e segurança para ruas novas do bairro São Francisco de Assis. Cobrou também limpeza e manutenção de banheiros públicos da cidade e dos bancos da Rodoviária do Interior, removidos pós enchente e ainda não repostos.
Elio Carlos Silva de Miranda (PSB)
Comentou sobre o aumento dos casos da covid-19 no município, reafirmando a necessidade de manter o isolamento social e das barreiras sanitárias, mesmo sem o equipamento de medição da temperatura corporal, mas ao menos com a conscientização e distribuição de máscaras e álcool. Lamentou que tantas empresas e cidadãos sejam afetados, tanto adoecendo ou falecendo, quanto nos prejuízos econômicos. Concordou com Antônio Geraldo em seu posicionamento sobre o Consórcio Novo Trans, que já vem desrespeitando contrato desde muito antes da pandemia. Disse que gostaria de ouvir mais sugestões para resolver este problema e que ele mesmo vê apenas a quebra de contrato como tal. Também deu as boas vindas à nova Secretária de Governo. Sobre as aulas online, esclareceu que já vem acontecendo desde o início do distanciamento social e que o que está sendo implementado agora é a videoaula por meio de TV aberta.
Ely Escarpini (PV)
Solicitou para a Rua Antônio Secatti, no bairro Otton Marins, recapeamento asfáltico, devido ao grande declive que a rua apresenta, ocasionando deslizamento de carros com risco de bater nas casas e dificuldades para os pedestres transitarem.
Edison Valentim Fassarella (PV)
Cumprimentou especialmente aos vereadores e ex vereadores que vieram para o Partido Verde. Registrou, em relação à Escola Geny Guardia, que a obra está praticamente pronta e que pediu que o que ainda falta possa ser concluído antes do retorno das aulas. Esteve no bairro Alto Amarelo, pelo qual tem carinho especial, verificando demandas. Manifestou otimismo em relação ao atendimento das demandas da Tijuca, manifestadas por Alexandre Maitan. Ficou satisfeito com a instalação de caçambas de lixo na cidade.
Higner Mansur (PV)
Elogiou o prefeito e a Câmara pela condução das medidas necessárias ao controle do corona vírus. Disse que o calçadão da Av. Beira Rio o assusta, visto que já houve grande investimento na obra não concluída. Refletiu também sobre o fato de a população não se lembrar dos governantes do passado, como exemplo, com as comemorações dos 20 anos do Teatro Municipal Rubem Braga, ninguém menciona quem o construiu. Leu parte de oficio recebido sobre o Fundo Municipal de Meio Ambiente. Explicou que se abstem, pela idade e legalidade, de votar projetos por não estarem na pauta.
Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSB)
Disse que uma forma de evitar superlotação dos hospitais é cuidar da manutenção da cidade, dos buracos das ruas e evitar acidentes. Concordou com intervenção séria e externa no Consórcio Novo Trans para resolver o problema do transporte público da cidade. Pediu atenção dos vereadores ao projeto que libera recursos para o combate a covid-19, fiscalizando as empresas que serão contratadas com estes recursos. Agradeceu a publicação da Lei que regulamenta o tamanho do porta malas para os táxis, que ajudará os profissionais nesses tempos de austeridade, permitindo que utilizem carros menores e mais baratos.
Paulo Sérgio de Almeida (PSB)
Manifestou opinião de que o salário dos servidores deve ser a última opção de corte de gastos. Preocupa-se com a situação das estradas do interior, em especial nesta época de colheitas, e pede prioridade da sua manutenção dentre os serviços da prefeitura.
Rodrigo Sandi (Podemos)
Deu as boas vindas aos vereadores que se filiaram ao PODEMOS. Manifestou otimismo pela melhora da situação da pandemia. Reforçou as queixas dos vereadores do interior pela situação precária das estradas rurais.
Silvio Coelho Neto (PRB)
Parabenizou aos artistas plásticos pelo trabalho. Agradeceu pela conclusão da colocação das vigas de cimento da ponte de Usina São Miguel. Reforçou o pedido dos demais colegas de socorro pelas estradas do interior. Pediu que ao menos patrolem as estradas, aproveitando que o período é de pouca chuva, ainda que a prefeitura não tenha o saibro para colocar. Indicou também a construção de um cemitério vertical na cidade e aquisição de área para aumento do cemitério de Conduru.
Wallace Marvila Fernandes (PP)
Parabenizou a todos os professores por estarem se reinventando na sua didática em tempos de home office. Apresentou projeto de lei que reconhece a prática de atividades e exercícios físicos como essenciais para a população de Cachoeiro de Itapemirim, em estabelecimentos prestadores desses serviços e em espaços públicos. Falou sobre a importância da atividade física como manutenção do corpo e prevenção e tratamento de diversos problemas de saúde. Apresentou também projeto de lei que estabelece prioridade de matrícula e de transferência às crianças e adolescentes que estejam sob a guarda de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas escolas municipais. Cobrou também a realização das barreiras sanitárias, reconhecidamente necessárias para impedir a propagação do vírus, e já realizadas por outros municípios.