Resumo dos Pronunciamentos 02/02/2022
Resumo dos pronunciamentos (Pequeno Expediente e horário das lideranças)
Sessão Ordinária do dia 02/02/2022
Diogo Lube (PP)
Parabenizou aos vereadores pelo trabalho de cobrança e fiscalização, que não parou mesmo no recesso parlamentar. Informou que a obra de tapa buracos, cobrada há tanto tempo pela população, no calçamento da Rua Ozil Passoni, entrada dos condomínios do São Francisco de Assis, foi interrompida por conta das chuvas e deve ser retomada em breve. Falou sobre a inflação e a perda de poder de compra, principalmente pela população mais pobre, esclareceu que o aumento do piso dos professores não é nenhum favor, mas cumprimento de determinação do Fundep e pediu que a situação dos outros trabalhadores também seja vista com mais sensibilidade. Parabenizou ao presidente e demais gestores da Casa pela preocupação com a acessibilidade ao prédio, cobrança constante de movimentos sociais como o Projeto Mova-se.
Vandinho da Padaria (PSDB)
Desejou boa sorte e muitas conquistas aos vereadores neste ano.
Pr. Delandi Macedo (Podemos)
Defendeu a importância da reposição inflacionária salarial para todos os trabalhadores, a exemplo do piso nacional dos professores e dos agentes de endemias anunciados pelo governo federal. Pediu ao prefeito que dê uma revisão geral aos servidores do município, baseada no IPCA, para recompor ao menos as perdas ocasionadas pela inflação. Relatou ter ouvido que os vereadores deveriam ganhar o mesmo que os professores e rebateu que deveriam lutar pelo inverso. Agradeceu ao governo do estado pelos ginásios do Alto Monte Cristo e Novo Parque, pedidos pela população há bastante tempo. “É fundamental que o prefeito municipal olhe com carinho pelos pedidos dos vereadores e associações de moradores por equipamentos públicos, obras que ficarão para as comunidades”. Pediu que seja reparado o calçadão da beira do rio na direção do Rubem Braga e revitalização de quadra da região.
Brás Zagotto (PV
Anunciou reajuste de 6% para os servidores da Casa, a pedido da ASSECACI, como reposição inflacionária. Sente-se grato por, neste primeiro ano como presidente da Casa, ter conseguido manter todos os empregos e salários, mesmo com a baixa na arrecadação, graças à gestão competente da mesa diretora e servidores. Relatou otimismo em relação ao orçamento para este ano, que permitirá melhorias já esperadas há anos, como da acessibilidade ao prédio. Disse que vai conversar com o empreiteiro responsável pela obra da Praça Jerônimo Monteiro para checar a segurança das escavações próximas às raízes das palmeiras.
Mestre Gelinho (PSDB)
Desejou que Deus possa iluminar e abençoar os caminhos de todos os companheiros de plenário neste ano que se inicia.
Allan Ferreira (Podemos)
Relatou o árduo trabalho dos vereadores intercedendo pelas comunidades e os serviços que precisam do poder público, como no Agostinho Simonato, em rua onde ainda se encontra esgoto a céu aberto, e no São Francisco de Assis, que já tinha sérios problemas nas vias e acabou tendo problemas de acesso com a obra da Linha Vermelha. Pediu urgência na construção de anel rodoviário que passe por fora do perímetro urbano de Cachoeiro, que já não comporta o tráfego pesado.
Marcelinho Fávero (PL)
Relatou estar em diálogo constante com as associações de moradores da região do BNH, o secretário de mobilidade urbana e outros interessados sobre a obra anunciada pelo governo do estado de duplicação da ES 482, do trevo da Coca Cola ao Vagalume, apresentando as melhorias esperadas com a obra e resolvendo gargalos para minimizar os impactos negativos. Agradeceu pelo bom trabalho dos secretários municipais que atendem as ligações e demandas dos vereadores, que correspondem aos pedidos dos munícipes. Pediu pela reforma geral da quadra e revitalização da praça do Waldir Furtado de Amorim. Pediu patrolamento e ensaibramento da estrada de Jaboticabeira e diversas melhorias para o Nossa Senhora de Fátima.
Paulinho Careca (PSB)
Admite que era necessário à gestão municipal atual “arrumar a casa”, como preconizavam em campanha, mas que, hoje, ‘pequenos problemas’, como construção de muros, obras de drenagem, sinalização de vias públicas especialmente próximo às escolas e pavimentação das estradas rurais, estão sendo esquecidos, citando diversos locais como exemplo. “Será que era o momento da revitalização da Praça Jerônimo Monteiro? Era prioridade para o nosso município?”. Informou que a previsão é de que inicie em 15 dias a obra do Campo Bom de Bola do Jardim Itapemirim. Pediu à secretaria de obras que realize a terraplanagem da estrada de Córrego do Brás. O governo do estado já cumpriu a sua parte, cedendo os bloquetes, e os empresários locais já reuniram a verba necessária, faltando apenas a parte da prefeitura. Agradeceu ao governo do estado pelo ginásio do Alto Monte Cristo.
Paulo Grola (PSB)
Relatou que, durante o recesso, visitou muitas secretarias para conseguir o conhecimento necessário para cobrar depois os serviços necessários, e que há muitas promessas, tanto do município quanto do estado, de obras que já são muito aguardadas, como o Revsol em Soturno, quadra de Salgadinho, curva da morte, dentre outras.
Leo Cabeça (PDT)
Informou que as obras da rede de esgoto da comunidade de Buraco do Sapo foram retomadas. Haviam sido interrompidas por causa da chuva. Agradeceu ao dep. Renzo Vasconcelos, que encaminhou a documentação necessária para a estadualização da estrada de Bom Jardim, pedindo que a estrada de Alto Moledo também seja comtemplada em breve. Registrou que houve retorno do governo do estado sobre a obra da curva da morte graças à mobilização dos vereadores e que, agora, há outras pessoas querendo ser os “pais” da obra. Reclamou da falta de atendimento da EDP das demandas de podas de árvores que podem danificar a fiação, mudança de postes e extensão de redes.
Alexandre de Itaoca (PSB)
Relatou a expectativa pelo asfalto de Alto Moledo, pediu revsol para a Serra da Mata, falou sobre a superlotação do PSF de Itaoca com a alta demanda de atendimento de testes de covid misturados aos pacientes que aguardam outras consultas. Cobrou manutenção mais eficaz dos equipamentos da secretaria de interior e agricultura, que fazem muita falta para as estradas rurais. Informou que será contratada empresa terceirizada para avaliação dos terrenos por onde passará a estrada do contorno.