Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos principais pronunciamentos – Sessão Ordinária de 22/06/2021

Resumo dos principais pronunciamentos – Sessão Ordinária de 22/06/2021

por admin publicado 22/06/2021 18h30, última modificação 23/06/2021 10h18

Resumo dos principais pronunciamentos – Sessão Ordinária de 22/06/2021

Allan Ferreira (Podemos)

Esclareceu que não adianta ir para redes sociais dizer o que se quer fazer se isto não estiver de acordo com a lei. Por isso a Câmara tem feito todo o possível dentro da lei para ajudar a população a resolver o problema do aumento do IPTU. Disse ter entrado em contato diretamente com o secretário de saúde para apurar o que ocasionou a redução do envio de vacinas para Cachoeiro. Este afirmou que o erro foi de lançamentos de informações em sistema, entre estado e município. O vereador o aconselhou então a pedir o acerto dos erros “A população não pode ficar sem vacina por causa de um erro formal, uma falha de gestão!”. Afirmou que a audiência pública realizada na véspera já vem rendendo bons frutos, com a saída dos pedidos de todas as informações e documentações necessárias para apurar o que pode ser feito dentro da legalidade. “Sou da base aliada do prefeito, mas voto favorável àquilo que é favorável para a população, não pelo que prejudica o povo. Quando chegar ao ponto que tiver que abrir a CEI, vou assinar tranquilamente, mas precisa ser tudo legal”. Afirmou que os secretários precisam atender às solicitações dos vereadores e realizar as visitas in loco, mas tem secretário que não o atende desde o início do mandato.

Brás Zagotto (PV)

Homenageou o Grupo Geração 70/80 com a Comenda José Basílio de Souza. Sobre o IPTU, afirmou que é preciso agradecer à Câmara que brigou até conseguir ao menos um desconto para a população. “O prefeito estava irredutível! Além do desconto, também conquistamos a revogação da taxa de lixo de garagens e terrenos sem construção”. Informou que pediram um desconto maior para quem paga em cota única, de 90%, e também para o pagamento parcelado, de 80%. Informou também que vão analisar bem o projeto de lei que será encaminhado à Câmara e que, a ele, o prefeito não pediu nada sobre permitir ou não a CEI e que cada vereador tem autonomia sobre seu mandato e seu voto.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Parabenizou o Grupo Geração 70/80 pela homenagem. Afirmou ser importante levar à população informações verdadeiras sobre a questão do IPTU. “Sabemos que o imposto tem que ser aplicado, mas pedimos ao prefeito que conceda até 90% de desconto. Também é importante os cidadãos que se sentirem lesados peçam a revisão porque, em muitos casos, o valor tem voltado ao anterior”. Reforçou que as conquistas foram da Câmara, que está sempre pronta a lutar pela população dentro da lei.

Ary Corrêa (Patriota)

Cedeu seu tempo do pequeno expediente a Ledino Macatrozo, como representante do comércio e cidadãos, que falou sobre as dificuldades econômicas enfrentadas nos últimos anos e cobrou dos vereadores que fiscalizem o executivo. Reforçou que é favorável à formação da CEI. Disse que, quando foi vereador em outro mandato, as audiências públicas eram realizadas antes de grandes contratações da prefeitura, como foi a da empresa que fez o recadastramento. Porém a prefeitura não deu publicidade alguma do processo antes de executar as cobranças. “Se não há nada de errado com a CEI, por que não fazer a CEI?” Apoiou a fala de Allan sobre a falta de respeito dos secretários com os vereadores.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Explicou que os vereadores não têm poder para resolver todas as demandas apresentadas pelo sr. Ledino, mas que a Câmara tem cumprido seu papel em representar os interesses da população. A comissão que já tem tratado da pauta do IPTU tem trabalhado bastante e conseguido resultados porque faz sem politicagem. Afirmou que quem deveria estar ouvindo à sessão era a população, mas quem o faz são muitos que disputaram e perderam as últimas eleições e agora ficam observando as ações da Câmara e criticando tudo para fazer politicagem.

Ely Escarpini (PV)

Parabenizou ao vereador Alexandre de Itaoca pela sua fala. Solicitou à BRK extensão de rede em uma rua que, como em muitos loteamentos vendidos de forma irregular, não tem infraestrutura nenhuma. Pediu também retirada de uma árvore na Av. Aristides Campos, próximo ao restaurante Dom Garcia.

Diogo Lube (PP)

Falou sobre os trabalhos que vem sendo realizados pela comissão que está apurando o aumento do IPTU, elencando diversos documentos que foram solicitados à prefeitura e à empresa responsável pelo recadastramento. Esclareceu que nenhum vereador negou a implantação de CEI, mas que é necessário reunir documentos primeiro para embasar os trabalhos e é isto que vem sendo feito. Criticou “jornalistas” que vem expondo sua vida pessoal, como as escolas em que trabalha e informações sobre sua família, em virtude de seu posicionamento desfavorável ao governo Bolsonaro. Avisou aos vereadores que a Escola do Legislativo oferecerá aos assessores chefes de gabinetes, para replicar aos demais colegas posteriormente, um curso de Redação Oficial, que será aplicado pela servidora Lenilce Pontini. “Estamos com uma equipe bem alinhada na Escola do Legislativo. Começaremos oferecendo esses cursos internos e, em breve, pretendemos atingir também à comunidade”. Sobre a CEI, questionou: ”Os senhores estão cientes de que ela vai custar caro para a Câmara?”. Explicou que seria necessário contratar contadores e advogados, por exemplo, de fora da Câmara, para realizar a auditoria e, considerando o valor do serviço que será auditado, o valor cobrado pelos profissionais também não seria baixo.

Leo Camargo (PDT)

Relatou visita à comunidade de Monte Alegre, que precisa de atenção em muitas demandas, como limpeza de fossas e disponibilização de rede de internet e celular, parabenizando a secretaria de interior por já estar fazendo melhorias na estrada de acesso.

Alexandre Maitan (DEM)

Esclareceu que o regimento interno da Câmara já tem normas em relação à tribuna popular, que é permitida  apenas para falar sobre projeto de lei em pauta, o que não foi o caso da fala do senhor Ledino nesta sessão. Externou a preocupação da presidência do DEM com as cobranças exorbitantes do IPTU, parabenizando os vereadores pelo trabalho em prol da solução do problema. Disse que a orientação do partido é pela sua assinatura pela abertura da CEI, mas que deixaram claro que irão respeitar a discricionaridade do vereador.

Paulo Grola (PSB)

Manifestou apoio ao trabalho de Diogo Lube, afirmando que os mandatos dos vereadores devem se pautar na honestidade e que sempre votará pelo que for bom para o povo.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Disse, na política, aparentemente as pessoas estão regulando todo mundo na régua baixa, levando a entender que são todos farinha do mesmo saco. Porém os vereadores foram eleitos para representar a população e têm feito o melhor trabalho possível. Inclusive na questão do IPTU, têm buscado solução desde o primeiro momento em que ficaram sabendo da cobrança. Informou que pediu prorrogação do pagamento para dezembro e ficou satisfeito de o prefeito propor um meio termo para setembro, e também pleiteou a suspensão da taxa de lixo para terrenos e garagens. Relatou que os vereadores conversaram com o tribunal de contas e com o prefeito e pediram para aumentar o desconto da tarifa para 90% à vista e 80% parcelado. Recebeu relatório da Agersa sobre a análise da água que é devolvida ao Rio Itapemirim após tratamento pela BRK e o resultado foi satisfatório. Encaminhará cópia aos demais vereadores.

Leo Cabeça (PDT)

Manifestou apoio a Diogo Lube diante dos ataques sofridos nos últimos dias, orquestrados pelas “viúvas da política”, como se as ações dos vereadores estivessem erradas. “Hoje começo a entender porque tanta gente passa a odiar o presidente Jair Bolsonaro, e é por causa das pessoas ao nosso redor que atacam aos demais com tanto desrespeito e falta de educação”.

Mestre Gelinho (PSDB)

Afirmou que a mídia e as redes sociais vêm distorcendo o que a Câmara vem construindo e não dão o crédito pelo trabalho que está sendo feito. “Eu não tô vendo justiça nessa política politiqueira! Vasculhem minha vida, provem que este cidadão aqui está sendo desonesto para merecer o que venho passando nesses últimos dias”. Manifestou apoio à comissão que vem tratando da questão do IPTU, relatando que também vem sendo abordado, inclusive às 5h da manhã, em seu celular com cobranças mentirosas.

Paulinho Careca (PSB)

Declarou apoio a Diogo Lube e repúdio aos ataques desonestos que os vereadores vêm sofrendo “Como disse o Pr. Delandi, é falta de Deus que essas pessoas têm!” Comentou sobre a secretaria municipal de saúde não ter atingido a meta de aplicação de 80% das doses de vacina contra a covid-19 e, por isso, o município estará recebendo metade da próxima remessa. Por isso pediu à sua assessoria para encaminhar ofício à pasta pedindo esclarecimentos sobre o porquê, visto que a alegação é de que houve problemas de internet e sistema para lançar estas informações. Afirmou que existem unidades de saúde, como a do Gilson Carone e do Nossa Senhora Aparecida, que não dispõe de rede de internet desde que extinguiram o Dataci.

Marcelinho Fávero (PL)

Citou o versículo bíblico “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, explicando que muitas vezes as pessoas não são libertas porque não querem conhecer a  verdade. Disse que a vontade dos vereadores era pela revogação do IPTU, porém o TCE informou que não há, dentro da lei, essa possibilidade. Por isso a Câmara continua negociando com o prefeito para minimizar esse impacto para a população.

Juninho Corrêa (PL)

Lamentou que, pela primeira vez, está vendo a Casa dividida. Afirmou que foi a favor da audiência pública, convocada por Diogo Lube, e também é a favor da CEI proposta por Ary Corrêa e que todos os vereadores devem ser livres para representar seus eleitores como acharem melhor, sem atrito uns com os outros. “Nós precisamos volta a sentar, conversar e buscar um denominador comum. Somos uma só Casa e formar duas Câmaras em Cachoeiro não vai nos levar a nada”. Convidou a todos para seminário online que realizará na próxima sexta e sábado sobre o desenvolvimento da região sul capixaba, com participação de professores e representantes de diversas entidades. Inscrições pelo telefone: (28)99961-2216.